Atualmente são mais de três mil tipos de aço conhecidos, dos quais existe uma boa parte destinada exclusivamente à construção civil.
Desde o século XVIII o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções inovadoras na construção civil.
Características do aço
As características químicas e versáteis desse produto transformaram a construção civil no maior mercado para os produtores de aço no exterior.
Além disso, o aço foi implantado na construção, em larga escala, em diversos projetos e empreendimentos como habitações populares, pontes e passarelas, supermercados e comércios diversos.
O primeiro produto a ser utilizado em larga escala, provavelmente, foi o vergalhão de aço, que nada mais é do que uma barra de aço utilizada para reforçar estruturas de concreto, como pilares, vigas, lajes e fundações.
O vergalhão medidas varia em tamanho e espessura, sendo geralmente adquirido em barras de 12 metros.
Sua popularização não é à toa, em comparação à outros tipos de materiais, o aço tem grande vantagem quando falamos do sistema construtivo em geral.
Além disso, é 100% reciclável e suas estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas, garantindo a redução de custo na produção do material além da preservação do meio ambiente, reduzindo também a quantidade de madeira necessária em grandes obras.·.
Uma grande característica da versatilidade do aço é a liberdade gerada no projeto, conferindo aos profissionais grandes possibilidades de criação e estética, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão.
O aço permite a utilização de um material substancialmente mais bonito do que as vigas de concreto e gera melhor aproveitamento da área útil e do espaço interno das construções.
Com essa ampla utilização do aço, diversos materiais auxiliares foram feitos para facilitar pontos críticos de uma reforma, além da criação de novos produtos à base de aço que ajudam a vida do construtor civil.
Esses produtos são úteis desde o início de projetos, como o caso do vergalhão, até o acabamento e criação de texturas, desempenhados pelas desempenadeiras de aço.
Produtos de aço mais utilizados
Entre os acessórios mais utilizados estão o esticador de cabo de aço, que é usado para tensionar cabos de aço, cordoalhas e retirar as folgas, aproveitando o máximo de seu desempenho.
Utilizado nas operações de amarração e movimentação de cargas, os esticadores para cabos de aço são simples e práticos.
Normalmente, o mais usado é o esticador de cabo de aço inox, por conta de sua resistência, durabilidade e propriedade anticorrosiva, consiste no item mais procurado para essa função.
Dentro dos produtos fabricados à partir do aço, e que podem ajudar e muito na vida de um pedreiro, engenheiro ou arquiteto, está a desempenadeira.
Afinal de contas, o que é uma desempenadeira? Pelo nome, não é todo mundo que conhece, mas com certeza você já viu uma.
Identificá-la na obra é fácil, a desempenadeira é um instrumento da construção de formato retangular e pode ser feita de metal, plástico ou madeira.
Podemos dizer que a principal razão de existir uma desempenadeira é alisar ou aplainar a superfície de uma argamassa que já foi aplicada, comumente usada para aplicação de efeitos espatulados, assim como na utilização com massas, para a criação de texturas granuladas ou lisas.
A desempenadeira de aço desempenha um papel importante nas finalizações de obras em geral, pois são eficazes, leves e versáteis, sendo responsáveis por diversas tarefas como preparo e nivelamento de superfícies.
No projeto, também é utilizada para aplicação de argamassa ou massa corrida, além de revestimentos de superfícies e criação de texturas para acabamento.
É de suma importância que o profissional que utiliza a desempenadeira seja qualificado e experiente, que por sua vez, saiba diferenciar os tipos de desempenadeiras e suas respectivas funções.
Mesmo dentro das desempenadeiras temos alguns modelos específicos para diversas utilidades.
As mais comuns são as do tipo lisas, ferramentas indicadas para tarefas como nivelamento, preparo e revestimento de superfícies, assim como para a aplicação de massas corridas, argamassas e texturas.
Um segundo modelo, também disponível no mercado, é a desempenadeira de aço dentada, indicada para funções como a criação de cordões e sulcos, na aplicação de cimento ou acabamento.
Por sua vez, as superfícies com gesso demandam a utilização das desempenadeiras de aço inox de estrutura reforçada.
Para aplicação de texturas recomenda-se o uso das desempenadeiras com abas, para criação de efeitos espatulados, granulados ou lisos. É importante ressaltar que a desempenadeira de aço utilizada seja sempre de qualidade comprovada e regularizada pelo INMETRO.