Você conhece a empilhadeira? Sabe suas principais funções? Quer ter conhecimento acerca dos diversos modelos e dos mais utilizados? São equipamentos acessíveis?
Quais são os locais onde utilizar um equipamento desses? Como alugar empilhadeira? Saiba aqui, de forma simples e rápida, as respostas para essas questões e outras que também permeiam o mundo das empilhadeiras.
Uma empilhadeira, também conhecida como empilhador, é uma máquina utilizada, na maioria das vezes, para realizar a carga e descarga de mercadorias em paletes (estruturas de madeira, metal ou plástico que auxiliam na movimentação de cargas).
Inúmeros são os tipos e modelos para compra e aluguel de empilhadeira, seja ela nova ou empilhadeira usada.
Os tipos mais comuns de empilhadeiras, encontradas em galpões fechados, são as empilhadeiras GLP (de Combustão em Gás Liquefeito) e as empilhadeiras elétricas.
A capacidade de carga dessas máquinas, vai de uma tonelada até dezesseis toneladas, medindo de dois a até mais de quatorze metros.
Tipos de empilhadeiras amplamente utilizadas
1. Proporcionando praticidade, através do sistema versátil devido ao sistema operacional, as empilhadeiras elétricas são ideais para procedimentos em espaços fechados. Entre eles, é possível destacar: depósitos, câmaras frigoríficas, armazéns, entre outros.
Geralmente, se apresentam como compactos, para que se possa caber em corredores estreitos, e possuem uma altura de torre de elevação grande, podendo assim, aumentar a capacidade de armazenagem e estocar em prateleiras. Como o nome já sugere, são movidas a eletricidade e têm como fonte de energia, baterias tracionárias.
Demonstram pouco ruído, o que é vantajoso para se manter um bom ambiente de trabalho;
2. A empilhadeira manual apresenta muitas variações: tamanhos e tipos variados e oferecem o diferencial, de poderem ser operadas pelo operador em pé sobre o equipamento ou também, caminhando e carregando o timão;
3. As empilhadeiras à combustão, como diesel, gasolina ou a supracitada empilhadeira de combustão em gás liquefeito (GLP), têm seu uso mais realizado em pátios, portos, docas, lugares abertos e amplos, etc. São mais fortes e encorpadas, possuem capacidades de até 70 toneladas e altura de até seis metro e meio.
4. Empilhadeiras portuárias: utilizadas em carregamento e descarregamento portuário, como de contêineres.
Tipos de empilhadeiras se separados por classe:
- Classe 1: Equipamentos frontais e elétricos, que são similares em formato às empilhadeiras de combustão, mas se diferenciam por serem movidos por bateria tracionária;
- Classe 2: Empilhadeiras retráteis, seguindo a linha elétrica de armazém;
- Classe 3: Equipamentos patolados e transpaleteiras, denominado pelos profissionais como “Júnior”, devido a dimensões reduzidas;
- Classe 4: Motor à combustão, com tipo de pneu exclusivamente não maciço;
- Classe 5: Motor a combustão com pneu do tipo que for;
- Classe 6: Rebocadores amplamente utilizados em aeroportos, campos de futebol, isto é, locais de vastas dimensões e que envolvem a presença de pessoas.
Saiba como utilizar o equipamento
Empilhadeiras são equipamentos que merecem muitos cuidados e atenção no manejo, para um bom uso e para evitar acidentes. Algumas dicas, são:
- Sempre verificar se o freio está puxado e se a marcha está desengatada, quando for desligar a empilhadeira;
- Sempre pisar na embreagem até o final para engatar a marcha;
- Diminuir a marcha em caso de piso ondulado ou molhado;
- Estar atento com cargas delicadas;
- Diminuindo ao máximo a velocidade, para evitar acidentes;
- Nunca utilizar contrapeso;
- Buzinar algumas vezes, se houverem pessoas transitando ao redor, para evitar sustos e acidentes;
- Usar calçados, luvas e vestimentas adequadas para o trabalho;
- Segurar o volante sempre com as duas mãos, a não ser que se esteja acionando comandos ou manobrando;
- Dirigir em marcha ré, caso não haja visão frontal;
- Andar apenas para a frente, caso a empilhadeira esteja descarregada;
- Deixar a manutenção apenas para técnicos responsáveis.
O aluguel de empilhadeira preço, pode ser facilmente encontrado nas regiões metropolitanas de cidades como São Paulo.
Muitas empresas, estão comprometidas em oferecer o equipamento.
Juntamente a suporte e assistência técnica autorizada por fábrica, suprindo necessidades básicas para quaisquer problemas que possam ser apontados.
Por não haver preço de aquisição, o contratante pode se preocupar simplesmente com a empresa e não com a máquina e, eis outra vantagem.
Independentemente de onde e qual empilhadeira você for alugar, seguir essas dicas e regras, é uma boa forma de se alcançar bons resultados com as empilhadeiras e os transportes de cargas.
Boa sorte!