O tratamento acústico residencial é uma das maiores tendências para a área de construção civil para os próximos anos. Isso porque além de possuir uma instalação fácil e prática, o isolamento acústico é ideal para aqueles que desejam estruturar ambientes calmos e mais silenciosos.
Principalmente para quem trabalha com home office, em que a ausência de ruídos e incômodos externos são fundamentais para a produtividade e eficiência do trabalho, o tratamento acústico acaba tornando-se um membro indispensável para o time!
“Além de atrapalhar na concentração e também no processo criativo, o excesso de ruídos pode afetar diretamente o seu bem-estar”.
O fundador da Empreiteira Linkedsp sabe bem o que é conviver com ruídos externos em seu home office.
Já foi comprovado cientificamente que a exposição prolongada a ruídos sonoros mais altos afeta os níveis da pressão arterial e acelera os batimentos cardíacos, além de aumentar significativamente os níveis de adrenalina presentes no corpo.
Dentro deste contexto, esse tipo de serviço veio para minimizar a propagação de barulhos externos e assim proporcionar um ambiente calmo e agradável. Continue lendo e saiba como utilizar do material certo na hora de projetar seu espaço.
Afinal de contas. Porque importado?
O termo importado em tratamentos acústicos se dá pelo fato de que esta é uma tendência que chegou ao Brasil através de outros países. Lá fora esse serviço de isolamento é amplamente utilizado por um desses dois tipos de serviços, sendo eles:
- A parede de drywall, também conhecida como steel frame; ou
- Construções de madeira, conhecida como wood frame.
É sempre bom mencionar um pouco do cenário atual (internacional), assim podemos compartilhar informações com autoridade para diferentes tipos de avanços (tecnologia e mão de obra).
O sistema de paredes de drywall para construções sejam elas: com estruturas metálicas (steel frame) ou com estruturas de madeira (wood frame) ainda é novidade aqui no Brasil, em outros países como os Estados Unidos, este é um serviço muito comum, sendo praticamente item obrigatório canteiro de obras mudo a fora.
A segurança do coletivo vem sempre em primeiro lugar!
Vale ressaltar que todo o material (anti ruído) que será instalado em tetos ou paredes precisa necessariamente ser antichamas. No caso de incêndios, as propriedades antichamas presentes na composição produto (seja qual for o tipo de material) impedem que o fogo se alastre e tomem grandes proporções, ou na maioria das vezes, o contato direto do produto com o fogo não traz nenhum tipo de reação.
Tratamento acústico em drywall
As divisórias de drywall se tornaram bem populares nos últimos anos, principalmente no planejamento e estrutura de ambientes destinados ao home office.
Além de deixar o ambiente com um ar mais agradável e contemporâneo, quando comparadas as paredes de alvenaria tradicional, as paredes de drywall possuem um desempenho notavelmente superior no que diz respeito à retenção e minimização de ruídos.
De modo mais específico, uma divisória simples de drywall, com cerca de 73 milímetros de espessura, possui a mesma capacidade de redução de ruídos de uma parede de alvenaria de 140 milímetros de espessura.
As divisórias de drywall são inquestionavelmente uma das melhores opções para aqueles que desejam criar ambientes com menos barulhos e, ao mesmo tempo, com um toque moderno. Você já conhecia esse maravilhoso produto/serviço? Aproveite para compartilhar sua opinião e experiência deixando um comentário!