Hoje em dia temos muitas possibilidades de escolhas e preferências em todos os tipos de segmentos. Com a modernização e tecnologia do mundo, todas as ramificações embarcaram nesse meio e começaram a se reinventar.
E o ramo de casas e construção, ou seja, construção civil dificilmente iria ficar de fora, principalmente pelo tamanho de sua importância e necessidade de busca de alternativas e materiais cada vez mais potentes.
Como sabemos esse segmento profissional possui inúmeras possibilidades e alternativas, e uma delas é o ramo de cobertura, ou mais comumente chamada de telhado.
O telhado e sua importância para uma construção
Esse elemento é responsável pela proteção de sua edificação, para que não chova dentro dela, para dar mais conforto e para que o local seja possível ser habitado em todos os tipos de climas e afins.
Com o telhado é possível:
- Ter mais segurança em casa
- Ter uma estrutura completa
- Ter mais proteção
- Ter conforto
- Ter isolamento térmico e acústico
- Evitar infiltrações e afins
- Entre outros
Ou seja, sem que o telhado esteja no local é basicamente impossível viver em um ambiente assim. Ele é uma das principais etapas de uma edificação, e para que ele se sustente, existem diversas formas, as quais iremos falar agora.
Tipos de coberturas e suas vantagens
Há diversos tipos de coberturas, mantas e afins que ajudam isolar o ambiente externo e o telhado. Eles ajudam em toda essa estrutura por inteiro e hoje indicaremos alguns elementos mais comuns de uso.
Para que o local tenha segurança, é muito recomendado que se construa uma estrutura de metal para telhado. Esse tipo de cobertura costuma ser sempre eficiente e conservado. Protege o ambiente de adversidades climáticas e externas e proporciona um visual moderno.
Utilizar uma estrutura desse tipo de material hoje é mais do que uma solução econômica, mas também ecológica, pois as propriedades em que ele é construído são recicláveis e reutilizáveis.
Feito de aço galvanizado, um dos produtos mais resistentes corrosão e intempéries externas, sua edificação dificilmente terá problemas relacionados a ferrugem, quebras, degradação e afins. Ou seja, é um enorme aliado.
É necessário que para sua instalação uma mão de obra especializada seja contratada, mas após todo o investimento inicial, você nunca mais terá grandes problemas e a manutenção também será muito pouco. É um aliado da economia.
Uma outra estrutura também muito utilizada é a treliça. Ela é uma armação formada por materiais como metal, alumínio e afins. Essa estrutura possui elementos rígidos que se interligam por articulações e é aplicada para estruturar o telhado.
Pode também ser encontrada em madeira e além de ajuda com sua estrutura perfeita, deixa o design do ambiente moderno e muito diferenciado com seus nós e entrelaçamentos.
Há também a manta térmica, um produto usado para proteger a casa ou o local construído do frio, calor e todos os outros problemas relacionados. Elas costumam ser feitas com alumínio duplo e são muito eficientes nos isolamentos, tanto térmico quanto o acústico.
Ela fica abaixo das telhas e reflete todo o calor que elas passam para seu corpo. E, por ser impermeável, impede que todas as formas de calor, ar ou umidade entrem no ambiente. É possível reduzir 95% dos problemas a manta.
Há mais outros dois tecidos e malhas que podem ser aplicados nesse mesmo local. Um dele é o tecido Oxford preço (a consultar). Ele é achado comumente em roupas, principalmente camisetas, más por ser um material sintético, ajuda na impermeabilidade e resistência do tempo.
Outro elemento também, é a tela pop, que é um produto soldado e nervurado, contento diversos fios metálicos, que ajudam o telhado a criar uma “armadura”. A utilidade da malha pop pode aderir a lajes e concreto para que o local seja mais resistente e estruturado.
Ela facilita todo trabalho de montagem e concretagem de um ambiente e pode também estar presente nas estruturas que complementam um telhado. Reforça todo o seu corpo e amarração, além de serem econômicas.
É possível usar ou variados produtos juntos sobre os quais falamos, mas importante fazer um projeto e análise de estudos com profissionais da área, para que eles digam qual é a melhor opção e quais possibilidades podem ser aplicadas no seu futuro local