As empilhadeiras são equipamentos de extrema utilidade na indústria, pois permitem o transporte de cargas, em diferentes etapas, seja no recebimento, armazenagem ou no carregamento.
Existem diversos tipos, cada um para uma necessidade. Conheça um pouco mais sobre esse aparato e sua utilidade na indústria.
Quais os tipos de empilhadeira?
As empilhadeiras divergem quanto ao seu modo de funcionamento e sua funcionalidade. Os tipos disponíveis no mercado são:
-
Empilhadeira manual;
-
Empilhadeira à combustão;
-
Empilhadeira elétrica;
-
Empilhadeira portuária.
Conheça melhor cada um dos tipos:
Empilhadeira manual
Como o próprio nome sugere, essa máquina é movida pelo esforço braçal. No entanto, o equipamento é construído de forma a oferecer suporte ao operador.
A elevação da torre é feita com auxílio de roldanas e sistema de rolamento, que diminuem o trabalho do funcionário.
Um dos tipos mais comuns de empilhadeira manual é a paleteira. Esse equipamento é voltado apenas para o transporte de cargas de um lugar para outro, uma vez que não tem a capacidade de realizar grandes elevações.
Seu nome vem da estrutura do equipamento, formado por duas espécies de pás, as chamadas paletas.
A paleteira oferece com principal vantagem seu custo-benefício, bem mais atrativo que o das máquinas elétricas e uma boa capacidade de manuseamento de cargas.
Além da facilidade de uso, não será necessário um treinamento muito extensivo para que um funcionário consiga operá-la.
Empilhadeira à combustão
Podem ser de dois tipos: à gás e à diesel. O primeiro tipo tem como vantagem a maior capacidade de carga, em comparação com os modelos elétricos.
Por outro lado, esse modelo emite fumaça e poluição, o que pode ser prejudicial a trabalhadores, principalmente em locais fechados, e ao meio ambiente.
O tipo à diesel também oferece como vantagem a maior capacidade de carga e tem como facilidade o seu abastecimento, uma vez que o diesel é facilmente encontrado.
Empilhadeira elétrica
A empilhadeira eletrica funciona abastecida por baterias provenientes de carregamento com energia elétrica.
Uma das vantagens deste equipamento é o fato de serem bastante silenciosas durante sua operação. Um cuidado ao usar esse equipamento é guardá-lo longe da água, devido ao risco de choques.
Empilhadeira portuária
Esse tipo é voltado especificamente para o trabalho nos portos. Sua capacidade de elevação é muito superior aos modelos anteriores, carregando de uma só vez toneladas de cargas.
Para fazer o uso de qualquer desses tipos é possível fazer o Aluguel de empilhadeira ou adquirir o equipamento, caso seja uma necessidade constante.
Veja como avaliar se é melhor comprar ou alugar uma empilhadeira:
Comprar ou alugar?
A compra de uma empilhadeira é uma opção interessante para quem usa o serviço cotidianamente, além do fato de que o equipamento se torna mais um dos patrimônios da empresa.
Um fator muito importante a ser considerado é se a empresa possui espaço para armazenamento correto do equipamento.
Outro item que não pode ser ignorado é que todas as despesas com manutenção e Conserto de empilhadeira, caso haja algum problema, são de responsabilidade da empresa.
Dependendo do uso do equipamento, pode ser necessário ter à disposição peças de reposição e um mecânico para efetuar reparos de maneira veloz para que a produção não seja parada, gerando prejuízos, enquanto aguarda reparos externos.
Caso opte pela compra, esteja atento a avaliações sobre a empresa vendedora do equipamento e aos comentários dos usuários sobre o equipamento.
Já Alugar empilhadeira pode ser uma boa opção para quem não tem espaço para guardar o equipamento longe do sol e da chuva.
Se sua empresa faz um uso mais pontual do equipamento talvez seja mais vantajoso alugar também. Essa é uma opção melhor do que fazer um investimento alto na aquisição para não usar com frequência.
O aluguel também permite uma gestão melhor do orçamento com o equipamento, uma vez que o valor da locação costuma se manter o mesmo, pelo menos pelo período do ano corrente, sendo possível prever quanto será gasto.
Ao adquirir uma empilhadeira, será preciso se preocupar com a manutenção, o que pode trazer custos não compensatórios, a depender do volume de uso do equipamento.
As empilhadeiras são equipamentos extremamente úteis no cotidiano de uma indústria e de empresas diversas que precisam fazer transporte e armazenamento de cargas.
São vários os tipos disponíveis, para escolher, basta verificar quais são as necessidades da empresa. Do mesmo modo, a partir dessa observação será possível decidir se é melhor comprar ou alugar o aparato.