Para o dia a dia, existem diversos produtos que podem facilitar nossa vida, principalmente no que diz respeito às questões práticas.
Lembrando disso, falaremos de um item que ajuda muito na questão de deslocamento de pesos e esse produto é a paleteira, que pode ser também chamada de transpalete. Por sua vez, consiste em um equipamento desenvolvido para a indústria, com o objetivo de fazer o transporte de paletes.
Esse equipamento pode ser comparado como um parente da empilhadeira manual, que, como se sabe, serve para carregar e mover cargas que são muito trabalhosas de se levar, dependendo apenas de força humana ou que seja impossível para só o esforço humano mover.
Na grande maioria, esses equipamentos não se destinam a erguer pallets, mas sim movimentar esses utensílios da altura do solo, porém existem exceções.
As rodas destes produtos possuem rolamentos para, dessa forma, facilitar a deslocação, lembrando que este aparato pode carregar toneladas de peso.
Explicaremos ao longo do texto o objetivo deste produto, que é carregar e locomover cargas, que são transportáveis por meio só de força e o que deve ser verificado na hora de adquirir a sua paleteira.
Além disso, quais as características deste produto, quais vantagens pode proporcionar aos usuários e alguns outros pontos em relação ao equipamento.
Paleteira
A paleteira manual é muita utilizada no setor industrial em pequenas e médias empresas, já que diferente do padrão, que é usar uma empilhadeira que precisa de um operador que seja qualificado para desempenhar a função. Sem contar que o custo é muito mais vantajoso pelo que é oferecido. Este item é constituído de três importantes partes.
Começando pelo garfo que nada mais é que barras da paleteira, onde serão postos os pallets. A diferença em questão dos garfos, consiste no tamanho e a largura, que vai fazer diferença na quantidade e peso que pode ser carregado.
As rodas são outro item, que o diferencial consiste nos rolamentos, é feita com rolamentos pois facilita a movimentação de cargas que sejam muito pesadas. Os rolamentos são escolhidos pois diminuem a fricção, assim diminuindo a perda de energia.
Por último vem a roda direcional, que é a guia da paleteira, já que por ela que é definida a direção que vai ser deslocado o equipamento.
A manutenção de paleteiras tem que ser um ponto indispensável, pois para ter seus equipamentos com o melhor desempenho, deve ser procurada uma assistência que trabalhe com conserto ou manutenção de paleteiras.
Dessa forma, aumenta a vida útil do produto e evita a troca do equipamento, também reduz custos, então quando pensar em como consertar paleteira manual, se deve procurar uma empresa qualificada e de qualidade.
Tipos de Paleteiras
Os tipos de paleteiras mais comuns no mercado são:
- Paleteiras simples, modelo básico;
- Paleteiras em aço inox, que é inoxidavel;
- Paleteiras com balança;
- Paleteiras com rodas duplas;
- Paleteiras hidráulicas;
- Paleteiras elétricas.
O preço pode variar muito de acordo com o que vai se utilizar, por isso é sempre bom avaliar bem a necessidade.
O modelo básico é o mais fácil de se achar, mas não se engane, ele pode ser básico, mas para demandas de pequenas empresas ele já é mais que suficiente. Esse produto também é conhecido como transpalete.
O modelo em aço inox é bem procurado, isso porque é inoxidável, consistindo em um material durável e com ótima resistência, tanto no que diz respeito à estrutura, quanto aos agentes externos. A versão com balança foi desenvolvida com o intuito de melhorar a logística e controle de cargas.
A paleteiras de rodas duplas foi criada para facilitar o deslocamento e manobras que são feitas diariamente com um equipamento desses.
Tanto a paleteira hidráulica e o transpalete eletrico foram pensados com o objetivo de diminuir ainda mais o esforço humano, na hora de deslocar e repor cargas.
Levando em consideração que o mercado conta com diversos tipos de equipamento, sempre haverá um transpalete que se encaixará com a necessidade de sua empresa, lembrando que este aparato facilita em muito o transporte de produtos e a logística desses dentro de uma empresa. Por isso, mesmo um transpalete manual, que é dos mais simples, já vai te ajudar muito.
É válido ressaltar que é importante buscar por empresas que vendem produtos de qualidade e contam com uma boa equipe interna para solicitar a compra do equipamento.