Hoje vamos falar de sustentabilidade e economia. Já pensaram em unir o útil ao agradável? Um ótimo jeito de fazer isso hoje em dia, beneficiando você e o Planeta Terra, é usufruir dos recursos naturais e da nossa principal fonte de energia: o Sol!
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, não possui nenhum tipo de resíduo e é inesgotável, o que faz dela uma fonte de energia do futuro.
Aquecimento solar residencial, a energia que chega à sua casa sem prejudicar o meio ambiente, e possibilita a construção de um futuro sustentável!
O aquecimento solar residencial é uma ótima forma de obtermos economia financeira, pois é um sistema que utiliza a energia do Sol, que está presente em nosso dia a dia.
Os profissionais se importam, quase que incessantemente, com o desenvolvimento de novas técnicas – com o objetivo de contribuir para um bom futuro do planeta.
As formas de viver e pensar muitas vezes estão ligadas aos hábitos cotidianos relacionados com a moda, estética, consumo de bens, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e afins.
A utilização de placas solar é dividida em duas funções: a de aquecimento solar de água, captando a energia do Sol e transformando-a em calor – usado no aquecimento da água da residência, e a de geração de energia elétrica, pois converte a energia do sol diretamente em eletricidade.
Com esses dois usos principais, fica fácil saber onde cada um entra em nossa rotina. Essa é a energia do nosso futuro!
Um dos maiores desafios do ser humano é a tarefa de equilibrar a harmonia na troca do ser humano com a natureza, com avanços que beneficiam o Planeta como um todo, e não só cada um individualmente.
É extremamente importante sermos mais ativos em relação à sustentabilidade, evoluindo nossa consciência socioambiental.
Há uma tendência mundial pressionando os países e seus governos a estarem em constante progresso – tanto no estudo (em pesquisas para novas formas de energia renovável e sustentável), quanto em ações.
Como o sistema de consumo em que vivemos impulsiona a todo momento a utilização dos recursos ambientais, nada melhor, e mais justo, que termos um equilíbrio entre nossas ações e atividades humanas na relação com o ambiente.
O que também garante um desenvolvimento socioeconômico à nação e um futuro mais humano e saudável para nossas próximas gerações.
As placas solares contribuem com a economia, mas ainda é uma fonte muito rara e cara que não recebe o investimento merecido, levando em conta a sua pesquisa e desenvolvimento. Assim, ainda não alcançamos o potencial de energia convertido suficiente para atender à demanda da população.
As placas solares geram energia, contribuem com o meio ambiente e se apresentam como uma fonte alternativa muito rica e transformadora para iluminar nosso dia a dia.
Outro ponto relacionado ao uso dessa fonte é que ela é útil apenas durante o dia, onde temos a energia do Sol ativa sobre as placas.
Para resolver esse problema, e estendê-la também para a noite, utiliza-se baterias para o acúmulo de energia nas placas, e essas baterias, na maioria das vezes, são feitas de chumbo e outros metais pesados, que podem acabar contaminando o meio ambiente.
Por isso precisamos ter muito cuidado e conhecimento, além de pesquisar e estudar as informações necessárias para lidar, da melhor forma, com essa fonte alternativa valiosa.
Uso inteligente do aquecimento solar em residências, como obter o melhor aproveitamento?
Agora que já vimos e conhecemos pontos positivos e negativos, podemos mostrar as utilidades da implantação de placa solar em residências, como o auxílio diário aos usos domésticos.
As placas são mais benéficas sem o uso da bateria, ou seja, podemos usá-las durante o dia para:
- Aquecimento solar de água para o banho;
- Aquecimento de água para lavar louça no frio ou em auxílio na remoção de gorduras;
- Iluminação interna durante o dia, sem necessidade de luz intensa;
- Uso em sítios e/ou casas de campo;
- Energia elétrica para ligar fogão;
- Energia elétrica em tomadas durante o dia, sem sobrecarga.
Quando o sistema de energia solar por placas entra em ação paralelamente à energia já usada em casa, temos um resultado econômico que gira em torno de 25% a 35% da conta em uma residência com consumo mensal de 120 kWh, por exemplo.
Para informações específicas de instalação vale ressaltar a necessidade de contato com um técnico dessa área que fará a leitura de suas necessidades e dará informações precisas quanto ao que você necessita para o uso de placas em sua residência.
Portanto, o aquecimento solar, cada vez mais, está presente em nossas vidas e em nossas casas. Vamos dar as mãos à Terra e usar sabiamente os recursos que ela está nos oferecendo!