O planejamento de uma obra dentro do setor da construção civil é muito importante. Os custos despendidos para cada etapa devem ser pensados de maneira adequada, para que não falte material para os serviços realizados pelos trabalhadores, nem tenha sobra, para que nada seja desperdiçado.
A contratação de profissionais capacitados, em todos os setores de uma construção, vai ajudar a dimensionar os custos, a necessidade de mão de obra e as ferramentas e máquinas que deverão estar à disposição. Desse modo, isso deve ser feito para cumprir o início e a finalização das obras em um tempo determinado.
Empreendimentos atendem setor habitacional
O êxodo urbano tem crescido há muito tempo e, cada vez mais, as cidades precisam atender às necessidades de moradia da população.
A verticalização dos grandes centros urbanos já é uma realidade e, por isso, o setor governamental tem terceirizado serviços essenciais de criação de conjuntos habitacionais para incorporadoras que trabalham na área, como empresa de construção civil.
Os projetos, gerenciamento e execução das obras ficam à cargo dessas empresas, que englobam todos os planejamentos que serão adotados para a formalização do canteiro de obras, a preparação dos terrenos, da fundação até a entrega das chaves.
Vale destacar que esses processos devem ocorrer em conjunto com setores burocráticos, para atender leis e normas relacionadas ao meio ambiente e a urbanização municipal.
Por todo o período de construção, é preciso realizar estudos de impacto à natureza, além de identificar a necessidade de construção de ruas e estradas, para atender a mobilidade urbana de veículos particulares e transporte público.
Em conjunto com agentes governamentais, a construtora de casas deve identificar, propor e apresentar soluções para a melhor adequação da população, oferecendo áreas apropriadas e de acordo com o zoneamento municipal estipulado pela prefeitura.
Segurança nas obras e nas moradias
Por todo o período de construção, a segurança dos trabalhadores deve estar de acordo com leis e normas trabalhistas, propostas pelo governo federal e sindicatos representativos.
Por esse motivo, as empresas de engenharia civil devem fazer um planejamento estratégico eficiente, que possa englobar cada etapa da construção, mantendo a segurança de todos os trabalhadores que estejam envolvidos com as obras realizadas.
O trabalho conjunto com outros setores de construção civil deve estar alinhado, inclusive ao final das obras e entrega das chaves.
A disponibilidade de áreas comerciais e conjuntos habitacionais deve passar pela aprovação do avcb sp consulta apresentada pelo Corpo de Bombeiros, identificando pontos de segurança e necessidade de adaptação de hidrantes, mangueiras e extintores de incêndio.
Equipamentos podem ser alugados
Com uma planilha de custos definida, os gastos ficam disponíveis de acordo com cada etapa de construção.
Por isso, contar com equipamentos alugados permite economia inteligente e atrativa dentro da construção civil. Algumas ferramentas podem ser utilizadas por um curto período e, após seu uso, ser devolvida às empresas especializadas em locação.
O investimento em um aluguel de betoneira 150 litros preço – por exemplo – é muito baixo em comparação à compra de um equipamento que não terá utilidade após a finalização das obras.
Durante o período de construção da fundação até o ponto de laje, esse tipo de equipamento é muito importante, pois permite a mistura de cimento, areia e pedra, para a criação de concreto.
O tempo dentro do misturador é rápido, agilizando os processos de construção, facilitando o trabalho de ajudantes e pedreiros, dentro do canteiro de obras.
Por ser um equipamento de movimentação de massa, sua operação deve ser feita por trabalhadores capacitados, seguindo alguns cuidados, como:
- Utilizar apenas material de massa em seu interior;
- Instalação elétrica adequada e longe de chuva;
- O transporte deve ser realizado em veículo apropriado;
- Operador deve utilizar equipamentos de proteção individual.
A colocação de matéria-prima dentro da betoneira deve seguir uma ordem, sendo: pedra, água, cimento e areia, complementado por água, para o concreto. Já para a produção de argamassa o mais indicado é colocar areia, água, cimento, cal e complemento de água.
Seguir as normas regulamentadoras relacionadas à construção civil é importante para garantir a segurança dos trabalhadores e de terceiros, em qualquer situação, dentro de um canteiro de obras.
Para se ter uma ideia, os trabalhos de instalação do sistema elétrico em uma construção devem contar com diferentes profissionais, como engenheiros elétricos, pedreiros e eletricistas.
As ferramentas também mudam, de acordo com o serviço a ser realizado. A abertura de canaletas para a passagem de conduítes, fios e cabos deve ficar sob a responsabilidade de um operador de martelete rompedor para concreto, ferramenta que facilita o trabalho na retirada de reboco das paredes.
Por fim, é perceptível que profissionais e ferramentas adequadas permitem um planejamento de obra muito mais eficaz, com custos definidos e adequados, de acordo com as etapas de construção.