As quedas estão entre os acidentes domésticos mais comuns – e mais perigosos.
No caso de idosos, que têm os ossos mais frágeis, não apenas a chance de fraturas é maior, como, também, a recuperação é mais difícil.
Estes incidentes são igualmente nocivos para os corpos frágeis e em formação de crianças.
Entretanto, estes acidentes não são a única preocupação que uma pessoa deve ter dentro de casa: nos últimos anos, a proliferação do Zika vírus e de outras doenças transmitidas por mosquitos tornou-se uma grande preocupação país afora.
Deste modo, é igualmente importante barrar a entrada destes e outros insetos no lar.
Felizmente, é possível proteger-se tanto de acidentes quanto de insetos nocivos à saúde com a ajuda do mesmo equipamento: as redes de proteção.
Aprenda mais a respeito delas a seguir.
Para que servem as redes de proteção?
De modo geral, pode-se dizer que uma rede de proteção tem como objetivo criar uma barreira que impeça algo ou alguém de passar por determinado espaço.
Por exemplo: em quadras poliesportivas, elas podem evitar que a bola saia da zona do jogo, atingindo alguém que passa próximo a ela.
Este poder para evitar acidentes só existe porque este item é confeccionado em materiais resistentes, que não se rompem nem mesmo sob tensão.
Alguns deles são:
- Nylon polietileno;
- Nylon poliamida;
- Nylon reciclado;
- Fibras de diferentes materiais.
Vale ressaltar que nem todos têm o mesmo desempenho: uma tela de proteção para gatos, por exemplo, nem sempre será feita do mesmo material que um modelo confeccionado para uma quadra poliesportiva.
Portanto, é muito importante escolher o tipo mais adequado para cada uso.
Quais são os tipos de redes de proteção existentes?
Por mais que a rede para janela, muito usada em apartamentos, seja a mais conhecida pelo público em geral, este não é o único tipo de tela que pode ser instalado em imóveis comerciais e residenciais.
Confira os principais modelos do mercado:
Tela mosquiteira
A tela mosquiteiro para apartamento ou mesmo para casa tem como objetivo barrar a entrada de insetos no recinto.
Para que isso seja possível, ela é confeccionada com vãos muito pequenos.
Eles são grandes o suficiente para permitir que o cômodo fique ventilado, mas mesmo assim não permitem que insetos entrem no recinto.
Vale ressaltar que ela se classifica em dois grandes grupos. O primeiro é o das fixas, que só podem ser removidas com a retirada de toda a estrutura da tela.
Além disso, sua instalação requer a criação de furos na parede.
O segundo é o grupo das móveis, que podem ser abertas ou fechadas conforme a preferência de quem está no local, o que normalmente se dá com a ajuda de um velcro.
Ainda assim, também há a possibilidade de fazê-las integradas à esquadria, de modo que se tornam uma camada extra, além do vidro.
Do mesmo modo, é muito importante não esquecer de revestir as portas, já que elas também podem ser usadas como passagem para mosquitos.
Nesses casos, é imprescindível que a tela usada seja do tipo móvel. Do contrário, o trânsito pela porta ficará bloqueado.
Tela protetora para janela
Famílias que vivem em edifícios altos ou casas de mais de um pavimento normalmente instalam uma tela para janela no imóvel.
Isto pois, apesar de este item parecer muito simples, ele pode ser o fator que impedirá a queda de uma criança da janela, sempre que ela se colocar em uma posição perigosa.
Por conta disso, ela também costuma ser instalada em varandas.
Há, porém, outro uso para elas, que nem todos consideram: a colocação em vãos de escadas, que também podem ser cenários de sérios acidentes.
Tendo em vista que este é um equipamento de segurança, é importante adquiri-lo de uma marca de confiança.
Assim, é importante preferir as mais conhecidas no mercado, como a rede de proteção equiplex.
Tela protetora para animais
Entretanto, não são apenas crianças que são curiosas: animais de estimação também têm este traço. Muitas espécies e raças tem como característica o gosto pela escalada e pela descoberta de lugares novos, mesmo que dentro de casa.
Isso, por sua vez, também pode expor os pets a situações perigosas, que podem resultar em quedas potencialmente fatais.
Instalar uma tela para gatos ou para cães é uma maneira simples de evitar estes incidentes.
Feita do mesmo material que as redes de proteção regulares, elas se diferenciam por ter orifícios menores.
Assim, protegem até mesmo as raças pequenas de acidentes.