Às vezes nos preocupamos com tantos outros detalhes maiores, que esquecemos de elementos que são extremamente necessários para nossa segurança, seja dentro de casa ou em locais públicos e de trabalho.
O corrimão de parede, também chamado de mainel, é um objeto em formato de barra, que possui uma superfície lisa, a maioria das vezes de forma cilíndrica, que é produzido para acompanhar rampas e escadas principalmente.
Ele auxilia no equilíbrio de quem está subindo ou descendo, para que o corpo esteja seguro em locais que não são retilíneos, e sim íngremes, com degraus e diversos desníveis que podem ser perigosos, causando riscos de tombos e quedas.
O comerão para escadas, principalmente, é um item de segurança que pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas especialmente por crianças, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, portadores de necessidades físicas e mentais e com dificuldades para locomoção.
Para ser aplicado corretamente, é importante que materiais resistentes sejam utilizados, garantindo que esses objetos façam o seu real trabalho: dar segurança para o usuário.
Caso seja mal instalado, pode ser extremamente perigoso e prejudicial, pois o risco de acidentes poderá aumentar e ele pode mais atrapalhar do que ajudar.
Uso do corrimão
O corrimão costuma ser instalado em lugares específicos e estratégicos para que desempenhe suas funções corretamente. Alguns desses locais são:
- Paredes para auxiliar no deslocamento;
- Escadas para apoio e mais garantia;
- Rampas para proteção de quedas;
- Salas específicas, como as de dança, para maior estabilidade e apoio.
Lembrando também que a obrigatoriedade do corrimão em diversos pontos é verificada pelo Departamento de Urbanismo de seu município ou cidade.
Ele é tão importante e deve andar de acordo com normas e regras juntamente ao corpo de bombeiros, para que não haja riscos para quem está no estabelecimento público e a empresa não seja multada.
E, para que você entenda mais sobre esse equipamento tão necessário para a segurança e integridade física humana, este artigo falará sobre alguns tipos e modelos que você pode comprar, a partir de seu gosto, de seu bolso e criatividade de decoração.
Tipos de corrimão e suas características
De modo geral, diversas ideias se modificaram, principalmente a discussão sobre design e estética, que cresce a cada dia mais, ampliando novos conhecimentos e descobertas.
Ou seja, o corrimão não só pode passar segurança e praticidade para você, mas também pode ser parte de um resultado estético decorativo que continuará o estilo do local sem que se perca em seu meio.
Hoje é totalmente possível combiná-lo com qualquer tipo de estilo que você goste, seja moderno, minimalista, clássico ou romântico, é possível deixá-lo seguro e combinando com a decoração do seu ambiente.
A melhor forma para pesquisar seu corrimão perfeito é sabendo a numeração de padrão estabelecido, que é entre 80 a 92 centímetros do piso.
E, com essa informação necessária, você pode começar a procurar o modelo que gosta, como é o caso do corrimão de ferro.
Resistente e mutável, o corrimão de ferro para escada possui diversos estilos e desenhos que você pode aproveitar, tanto para ambientes internos quanto externos.
Assim se faz também com o corrimão de alumínio, que é de baixo custo, tem uma vida útil longa e possui múltiplas aplicações em diversos pontos estratégicos.
Outra opção diferenciada é o corrimão de inox para escada, item que dificilmente enferrujará e é extremamente resistente à pesos, calor e diversas outras trepidações. Pode ficar dentro ou fora de ambientes, sendo muito utilizado em hospitais.
Já o corrimão de vidro possui uma modernidade sem igual, e é mais usado em partes internas de casas e outras edificações.
O vidro em si sempre será uma tendência, assim como o espelho, então essa aposta nunca será errada, pois além de ser seguro, pode ter outras diversas aplicações colocadas para poder combinar com o local.
Basta escolher o material correto e com qualidade para que o corrimão que você deseja seja instalado com todo o cuidado e regragem possível.
Lembre-se, segurança não é sinônimo de feiura ou simplicidade, então, aproveite e pesquise as opções que mais combinem com você.