Proteção para os procedimentos da construção civil

Muitos procedimentos que são realizados dentro do setor da construção civil colocam em risco não só a segurança e a integridade física dos trabalhadores como até mesmo o meio ambiente.

Por isso, existe uma série de medidas que devem ser tomadas nesse sentido, garantindo a preservação da vida em diversos âmbitos.

A obtenção de laudos e inspeções é fundamental, portanto, para assegurar procedimentos mais assertivos de forma que os riscos possam ser minimizados ao máximo.

No caso da segurança do trabalho, por exemplo, é primordial que os colaboradores contem com todos os itens necessários para que sua segurança seja absolutamente garantida.

Por isso, reunimos nesse artigo algumas informações indispensáveis para quem está em busca de conhecer mais sobre o tema. Além disso, confira ainda as principais vantagens fornecidas pelas medidas de precaução e a importante de se contar com empresas especializadas em estudos e avaliações geológicas.

Empresas especializadas

As Empresas de geologia são fundamentais para o setor da construção civil.

Isso porque essas empresas apresentam uma gama de serviços com o objetivo de oferecer a devida orientação com relação aos temas que dizem respeito ao solo como a sua composição, o quanto isso impacta na estrutura que está sendo construída e como é a dinâmica apresentada ao receber cargas líquidas e sólidas de contaminantes que são gerados nos canteiros de obras.

Dessa forma, elas são responsáveis por realizar estudos de estabilidade de taludes, como em aterros de resíduos sólidos.

Esses estudos são indispensáveis e a aplicação de mão de obra especializada nesse contexto garante benefícios diretamente relacionados com o sucesso dos resultados obtidos durante os procedimentos construtivos.

Sondagens

Avaliações como a Sondagem a percussão são de extrema relevância nesse contexto. Para isso, é importante contar com o devido aparato necessário.

Vale lembrar que esses equipamentos são relativamente baratos quando estamos falando de custos, de modo que é importante focar no seu elevado desempenho para garantir sondagens mais eficazes e resolutivas.

No geral, o material consiste em tripés devidamente equipados, tubos metálicos especializados e hastes de aço que são utilizadas no avanço das fundações.

Também chamada de Simples Reconhecimento, esse tipo de sondagem tem como objetivo conhecer as características do sub-solo, de modo que é possível entender os subsídios necessários para os procedimentos da construção.

Isso porque é necessário que o comportamento gerado pelo recebimento de cargas seja previamente conhecido, evitando acidentes, transtornos e até mesmo consequências irreversíveis.

Dessa forma, são muitos os aspectos que devem ser levados em conta, dentre eles:

  • Tipos de solo no local da obra;
  • Profundidade do solo em questão;
  • Capacidade de carga do sub-solo;
  • Altura do lençol freático.

Já a chamada Sondagem rotativa é um método que realiza as investigações necessárias por meio de um conjunto motomecanizado, que é elaborado especificamente para que sejam obtidas amostras de materiais rochosos.

Ao perfurarem o solo, os componentes no equipamento utilizado atuam sob uma força de rotação e de penetração que, juntas, oferecem o melhor desempenho em corte e acesso ao material.

Assim, é possível identificar o tipo de rocha, seu grau de alteração, o fraturamento, a coerência, entre muitos outros fatores que são de extrema importância, como a xistosidade, a porcentagem de recuperação e até mesmo o índice de qualidade da rocha encontrada.

Laudos

Os laudos também são indispensáveis, especial o Laudo de fauna, que avaliam o ecossistema ao redor de um canteiro de obras com o objetivo de observar se haverá impacto nocivo aos animais que se encontram nesse local.

Dessa forma, é um exame delicado e que deve ser feito a partir de métodos especializados, garantindo resultados confiáveis e impedindo que a ação humana atue contra a preservação da vida e do meio ambiente.

Itens de proteção

Os equipamentos de proteção individual, que são conhecidos também como epis, são obrigatórios dentro do canteiro de obras.

De acordo com a tarefa a ser executada, será necessária a aplicação de Calçados epi ou mesmo de um protetor auricular, de modo que a recomendação de uso de cada item varia conforme as atividades exercidas pelo colaborador e com os riscos aos quais ele está sujeito.

Portanto, existem diferentes tipos de equipamentos de proteção, dentre eles alguns se destacam por conta do uso mais frequente. Alguns são:

  • Luvas de segurança;
  • Capacete de segurança epi;
  • Cintas de segurança;
  • Óculos de proteção.

O mais importante é garantir não só qualidade da execução de todas as demandas no canteiro de obras como também que os resultados dos procedimentos construtivos não coloquem a vida em risco, nem dos colaboradores e nem das demais formas de vida que rodeiam a região.