Um dos benefícios mais sadios que um escritório pode oferecer para seus colaboradores é ter um escritório eficiente e totalmente projetado para as pessoas que ficam naquele local.
Afinal, trabalhar em um lugar aconchegante pode mudar totalmente a rotina, fazendo com que o trabalho fique muito mais dinâmico e produtivo.
É possível, com certa facilidade, projetar o escritório para fornecer para os funcionários todo o aporte necessário para que suas atividades sejam cada vez mais fáceis de serem executadas e de forma simples.
Vamos entender durante este artigo como projetar seu escritório e como pequenos detalhes podem tornar um local de trabalho muito mais efetivo.
Foco no atendimento
Um escritório que tenha como principal função o atendimento ao cliente precisa de uma organização diferente. Nesse sentido, alguns itens podem facilitar a integração entre o atendente e o paciente, ao mesmo tempo que garante a privacidade das informações que forem transmitidas neste momento.
Vamos conferir alguns equipamentos que podem auxiliar a facilitar o atendimento:
1. Baia de atendimento
A baia de atendimento pode ser um equipamento que trará benefícios de diversas formas para o escritório em geral.
Basicamente é o atendimento ao cliente que garante o rendimento de todo o setor. Sendo assim, é uma área que necessita de foco e de boa estrutura.
Existem características que precisam de atenção na hora da escolha de baías, como:
-
Tamanho dos equipamentos que irão sobre a baía;
-
Regulagem de altura;
-
Largura da baía;
-
Função que será aplicada.
Entre muitas outras informações que poderão auxiliar na escolha do melhor dispositivo para seu escritório.
É preciso sempre pensar de forma estratégica na hora de escolher os equipamentos que melhor irão se adequar às áreas disponíveis.
Neste sentido, é possível ressaltar que em certos escritórios o pessoal necessita trabalhar sempre em conjunto, realizando trocas constantes de informações.
Nesses casos, é preciso adquirir uma baía que permita essa comunicação, com divisórias mais baixas ou até, em alguns casos, sem divisórias.
Já em situações em que a equipe precisa de mais individualidade nas suas funções, baías mais divididas e com foco em manter o funcionário um pouco mais isolado pode ser mais efetiva.
2. Mesa em l
O uso de uma mesa em l em escritórios tem se tornado muito comum.
Isso acontece pela facilidade de aplicação dessa mesa em praticamente qualquer ambiente, poupando espaço por ser implementada em uma quina e podendo comportar mais de uma pessoa.
Assim, esse equipamento permite uma otimização do espaço enquanto comporta, de forma efetiva, todos os itens necessários para a realização plena das tarefas.
Investindo em decoração
Dependendo das funções aplicadas no escritório pode ser preciso minimizar a entrada de luz, seja ela natural ou artificial.
Para isso, o uso da cortina é essencial, fazendo com que além de auxiliar no controle da luminosidade, deixe o local muito mais bonito e elegante.
Existem muitos modelos de cortinas disponíveis no mercado, o que pode dificultar na hora da escolha.
O modelo de cortina blackout, por exemplo, recebe esse nome por conta de seu material feito para cortar qualquer tipo de luminosidade que venha a entrar no ambiente.
Ela é perfeita para salas que necessitam de uma privacidade a mais para reuniões ou feedbacks em particular.
Vale ressaltar que esses tipos de cortinas são muito eficientes na sua função. Nesse sentido, é preciso realizar a medida do local de forma adequada para não quebrar a sintonia do ambiente, o escurecendo demais.
Já a cortina franzida tem o intuito contrário do item abordado no tópico anterior, sendo um complemento para o ambiente, como item decorativo, e a iluminação.
Esse tipo de material deixa o ambiente muito mais elegante e permite modificações que combinem com o seu tipo de material deixando o lugar mais vistoso.
Ela é perfeita para ambientes mais descontraídos, como um local de café e para reuniões mais informais dentro do escritório.
Investindo em infraestrutura
Uma estrutura de escritório pode contar com vários equipamentos diferentes e com funções variadas.
Nesse cenário, alguns escritórios investem em aparelho de som como um agrado a mais para os funcionários, podendo gerar uma motivação para trabalhar no local.
Isso porque o item pode fazer com que as pessoas tenham um ambiente mais descontraído e mais voltado para a melhoria da convivência entre as pessoas.
Assim, é preciso sempre instalar esse equipamento de forma adequada, usando o tipo certo de cabo para som e deixando sempre em volume ambiente, garantindo uma comunicação saudável dentro do escritório.
Já os televisores também podem fazer parte da infraestrutura para agradar os funcionários, porém é sempre aconselhável o seu uso prioritariamente em áreas de descompressão.