O setor imobiliário é muito amplo e variado. Assim, as oportunidades de negócio são abrangentes, permitindo a criação de bairros planejados, condomínios residenciais, comerciais e industriais. Para cada empreendimento imobiliário, há um tipo de comprador e procedimentos a serem feitos.
Pode ser uma família em busca da casa própria, sem se importar se é uma casa, um sobrado ou um apartamento. Há os empreendedores comerciais, que querem investir em lojas, permitindo uma vasta gama de negócios que podem ser formalizados.
Do mesmo modo, também há os investidores industriais, que buscam uma forma de construir um negócio que envolve diferentes setores da sociedade, incluindo o poder público e representantes da sociedade civil.
Para cada um destes sonhos, há uma possibilidade de tudo se tornar realidade. Para isso, basta acreditar, encontrar a melhor forma de construção e colocar as mãos na massa, contratando uma equipe para isso e, às vezes, de forma literal. Assim, diversos procedimentos se fazem necessários.
Mão de obra adequada
Antes de qualquer tipo de investimento, os empresários que aportam o capital no setor construtivo precisam verificar o local onde será construído o empreendimento.
As cidades contam com zoneamento municipais, que se dividem em zonas residenciais, comerciais, mistas, rurais e industriais.
Para cada empreendimento imobiliário, leis ambientais devem ser seguidas, para que o desenvolvimento urbano seja realizado de acordo com o planejamento imposto pelos representantes públicos e pela sociedade civil.
Esse tipo de tarefa cabe à empresa de construção contratada para o projeto, de modo a atender todas as normas, leis e regras exigidas.
Entre as tarefas, podemos listar:
- Controle e gestão de serviços burocráticos;
- Autorização, regularização e documentação do empreendimento;
- Planejamento, projetos e implementação das obras;
- Apresentação de cronograma, com início, meio e fim.
Todas as atividades ficam sob a responsabilidade de uma empresa capacitada, com profissionais técnicos de cada setor envolvido em uma construção, seja ela de qualquer tamanho.
Para empreendimentos industriais, em especial, a contratação de profissionais como geólogos, ambientalistas, além de engenheiros e arquitetos, é de fundamental importância.
Assim, as empresas de engenharia civil englobam diversos profissionais, incluindo um setor apropriado para a contratação de mão de obra específica, como ajudantes de pedreiro, pedreiros, mestres de obra, encanadores e eletricistas.
Os serviços prestados podem ser amplificados, indo além da construção de galpões industriais e condomínios residenciais.
Esse tipo de empresa também é bastante prestativa na recuperação de imóveis, reformas de fachadas danificadas e manutenção de plantas industriais.
A profissionalização na condução dos trabalhos permite a implementação de uma política comum neste setor, designado como SSMA – Segurança, Saúde e Meio ambiente.
Com este tipo de gestão empregada nos trabalhos, os canteiros de obras são beneficiados quanto à qualidade de vida e proteção dos funcionários, assim como o respeito à natureza presente em uma área.
Procedimentos de manutenção preventiva em residências
A partir do momento que os imóveis estão prontos, é preciso tomar os devidos cuidados para que a vida útil seja prolongada por um longo período.
Em caso de uma manutenção preventiva, a reforma de imóveis pode ser realizada por profissionais específicos, sem a necessidade de contratação de uma equipe especializada.
Esses procedimentos podem ser específicos, para a melhoria de instalações elétricas, tubulações de água e esgoto, além do sistema de abastecimento de gás.
Para garantir a resistência à passagem de substâncias em seu interior, em muitas tubulações são empregados os tubos e conexões galvanizadas, que recebem um tratamento de zinco, por meio da eletrólise de camadas.
Outra forma de garantir a eficiência de todo o sistema está na fundição do zinco junto aos tubos e conexões.
A proteção se torna mais resistente contra substâncias que contêm poder corrosivo em níveis elevados, já que o zinco mantém toda estrutura intacta, diminuindo a possibilidade de vazamento ou rompimento das tubulações.
Proteção de toda a estrutura imobiliária
Sobre todo imóvel, a necessidade de instalação de um telhado é imprescindível.
Esse tipo de proteção é composta por diferentes telhas disponíveis no mercado. No entanto, cabe dizer que a estrutura interna será a responsável pela inclinação, utilizando caibros de madeira, formando a armação em conjunto com a ripa, as vigas, a terça e as tesouras.
O uso de uma madeira de boa qualidade em toda a estrutura é fundamental para suportar todo o peso do telhado, além de servir como proteção para os moradores do imóvel.
Formado por uma armadura principal, com as tesouras, e uma secundária, onde está localizado o caibro de madeira, essa estrutura permite uma melhor distribuição da carga sobre o madeiramento, atuando no sentido longitudinal da queda d’água, muito importante para toda a sustentabilidade do telhado.
A contratação de mão de obra capacitada, com conhecimento técnico, vai garantir uma proteção segura e eficaz por um longo período, até a realização de uma manutenção preventiva, como substituição de telhas e peças de madeira. Isso se aplica para todo tipo de construção.