Os prédios comerciais, assim como o residencial são muito importantes na sociedade atual, afinal, eles garantem que um número maior de pessoas possam viver com dignidade e segurança.
Sendo assim, nos últimos tempos, se tornou um modelo adequado para as cidades em crescimentos, aproveitando o espaço de forma mais eficiente e otimizada.
Para que esses prédios sejam seguros e adequados é preciso que tenha uma gestão de manutenção e o desenho de plantas elétricas e hidráulicas que asseguram que todos os equipamentos e também equipamentos de lazer sejam usados de forma adequada pelos moradores.
No presente artigo falaremos sobre alguns aspectos que são necessários e fundamentais para o aproveitamento pelos moradores e também pelas pessoas que trabalham mantendo a qualidade e a infraestrutura.
Entendendo a manutenção predial residencial
Manter a infraestrutura do prédio é necessário para que os moradores possam aproveitar de forma mais eficiente e muito mais adequada.
Por isso, que é muito importante ter uma equipe ou uma empresa terceirizada a quem recorrer para realizar reparos em motores para portão basculante, entre muitos outros.
Essa equipe de manutenção é responsável além de manter toda a estrutura, evitar falhas de segurança e também garantir a qualidade e a vida longa às edificações.
As construções devem ser submetidas a esse tipo de serviço ao longo do tempo, pois ao contrário, pode acontecer de sua funcionalidade se perder.
Assim, no presente artigo falaremos sobre pontos importantes e adequados para a gestão de um condomínio, que vão desde os cuidados na manutenção de zeladoria como a jardinagem e paisagismo até reparos mecânicos e elétricos.
O primeiro ponto para a gestão de uma manutenção predial é a realização de uma inspeção predial.
Esta inspeção é uma espécie de radiografia das situações dos prédios, verificando quanto à funcionalidade, o atendimento as normas técnicas, ou a presença de falhas, tudo é visto, da cobertura até o subsolo, verificando do quadro de tomadas até sistemas de impermeabilização.
Há dois tipos principais de manutenções prediais as corretivas e as preventivas.
As manutenções corretivas são pontuais e atuam no sentido de corrigir alguma anormalidade que aconteceu de forma imprevista, fazendo com que o prédio continue funcionando, um exemplo é quando há a falha nos interfones ou no portão elétrico, arrumá-los é preciso para que a funcionalidade seja possível.
Já as manutenções preventivas atuam de forma estratégica, mediante um programa e um cronograma, revendo sempre quando necessário todos os sistemas, projeto eletrico residencial e fazendo trocas pontuais, alongando a operacionalidade da edificação.
Abaixo falaremos sobre a necessidade e a importância do projeto elétrico residencial.
Os projetos elétricos residenciais
Um prédio precisa servir os moradores nos elementos mais básicos, como o encanamento de água, de gás, e principalmente, de energia elétrica, e este último para ser eficiente e garantir a distribuição otimizada precisa de um projeto elétrico.
O projeto elétrico residencial e predial consiste na compilação de todas as informações referentes ao sistema elétrico.
Esse recuso tem o objetivo de ajudar na garantia das instalações de máquinas, equipamentos eletroeletrônicos entre muitas outras informações.
Algumas das informações que podem conter nestas tabelas do projeto são:
- Lista de componentes;
- Diagramas;
- Esquemas de distribuição;
- Desenho de peças.
No entanto, existem variadas informações que podem constar em um projeto elétrico, porém, há as que não podem estar de fora, principalmente, aquelas que permitem que o projeto seja aprovado com as normas e os órgãos fiscalizadores como as prefeituras, corpo de bombeiros, entre outros.
Este tipo de plano elétrico permite que todos os esquemas de luz sejam contemplados, dos corredores até os locais externos como as piscinas e suas escada de piscina inox.
Quem realiza o projeto elétrico é um profissional conhecido como engenheiro elétrico residencial, fazendo desenhos, layout, criação de tabelas entre outros, e que podem assinar tecnicamente um projeto. Essa assinatura é muito importante e é chamada como ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
O ART é a responsabilidade do projeto de sistema elétrico, e portanto, é reconhecido e deve ser registrado pelo Conselho Regional de Engenharia.
Além do engenheiro elétrico, outros profissionais como o civil e o mecânico podem ser responsabilizar também por projetos elétricos diversos.
Neste sentido entendemos que para que o prédio residencial seja adequado e seguro é preciso fazer o investimento tanto nas manutenções das estruturas como no desenvolvimento de sistemas e projetos elétricos eficientes e muito seguros.