O segredo de uma empresa de sucesso certamente é constituído pelas pessoas que a integram, bem como o ambiente em que desenvolvem suas funções.
Mesmo em tempos de crise, o nosso país continua registrando cada vez mais a abertura de pequenas e médias empresas.
Isto mostra o potencial que o Brasil tem, em gerar novas oportunidades através do empreendedorismo. Há também o caso de empresas que estão em plena expansão.
Organizando e planejando como irão crescer, seja pelo quadro de funcionários, seja pela estrutura física, que precisa aumentar seus ambientes para acomodar a todos.
É importante obter mais organização em seus negócios
Se está no processo de abrir o seu escritório, antes de qualquer ação, é necessário definir qual o ramo de atividade que irá exercer.
Bem como, como será a estrutura física da sua empresa. Vamos ver a seguir como devemos nos planejar melhor para dar início aos trabalhos.
Para que possa ter uma referência mais branda sobre o assunto, o SEBRAE pode ser um excelente aliado nessa parte do projeto, dentre as quais destacamos as seguintes:
- Defina o ramo de atividade da sua empresa;
- Desenvolva um Plano de Negócio;
- Encontre o local ideal para instalar a sua empresa;
- Estabeleça se será necessário ter um sócio;
- Providencie toda a documentação necessária;
- Defina o imóvel e mobílias, que irão atender a sua estrutura.
A importância de um ambiente agradável
Mesmo que a sua empresa seja pequena, mobiliar um ou dois cômodos parece tarefa simples, mas não é.
Devemos pensar no conforto e funcionalidade da estrutura, que irá receber os seus funcionários e clientes, resultando em excelentes resultados para o seu negócio.
Bom uso da iluminação e climatização
O custo com a conta de energia, pode impactar nos seus custos fixos. Grandes janelas e divisórias de vidro para escritório, podem ser ótimas opções para valorizar a iluminação artificial do seu ambiente.
O forro de pvc também pode dar um bom acabamento, se o local for muito úmido ou litorâneo, por exemplo.
Aposte em um projeto bem planejado
Um ambiente corporativo é diferente e requer planejamento adequado e pode haver a necessidade da presença de um arquiteto.
O estilo deve ser definido de acordo com o ramo de atividade. Se por exemplo, a sua empresa for atender o público externo, será necessária uma mesa de escritorio baixa.
Ou aquela cadeira executiva alta do outro lado, impondo algum tipo de hierarquia, por exemplo. Salas de reunião separadas, também podem ser interessantes, pois podem dar mais privacidade e proporcionar menos barulho.
Mobiliário funcional
Diversos armários e gavetas distantes, muita papelada em cima da mesa ou aquela sala do cafezinho longe da estação de trabalho, podem ser ruins e impactar nos resultados.
Tente posicionar os departamentos que mais se integram, mais próximos um do outro. Instale também armários e gavetas, para melhor organização da papelada.
Deixe sempre alguns cestos de lixo para escritório bem próximo às mesas. Pense também nos espaços para circulação e móveis de qualidade, pois quanto mais durarem, menor será o custo para manutenção ou compra de novos.
O ambiente também deve ser seguro
São inúmeras as queixas de funcionários, que adquirem doenças relacionadas a esforços repetitivos, a chamada LER (Lesão por esforços repetitivos).
E isso pode comprometer a saúde e bem estar dos seus funcionários, consequentemente afeta a produtividade da sua empresa.
É comum encontrarmos nos escritórios corporativos, aquela cadeira giratória que facilitam a locomoção dentro da estação de trabalho, mas isso não é suficiente.
Pois, estas cadeiras devem ser ajustáveis, assim como a mesa, para que possam proteger a coluna. Quando um teclado de computador, mouse ou monitor, está mais alto que os braços do usuário, poderá ocorrer lesões.
O mercado dispões de vários cursos e profissionais, que podem auxiliar melhor no treinamento dos funcionários, que muitas vezes, podem se dedicar a simples alongamentos diários, por exemplo.
Um ambiente agradável visualmente, também pode contribuir para um local de trabalho mais harmonioso. Ter objetos de arte e plantas no local, podem ser perfeitos.
Um mural com fotos dos funcionários, por exemplo, pode ser bem interessante e compensador. As chamadas “salas de relaxamento” também são bem recomendadas.
No qual você pode criar espaços para pausa, que pode fazer a diferença em um dia de trabalho mais intenso.
Alguns escritórios de conceito mais moderno, já disponibilizam espaços com mesas de bilhar, fliperama, jogos de videogame, redes e sofás que mais parecem camas.
O ideal é que você mantenha a personalidade da sua empresa, na montagem da mobília e decoração, deixando bem claro qual a identidade que deseja demonstrar.
Com todas essas dicas, esperamos que o seu negócio prospere e traga o devido bem estar aos seus colaboradores!