Residências e empresas precisam de proteção constante contra a ação do tempo para proteger seus bens.
Espaços como a entrada, a garagem, o terraço e a varanda podem sofrer danificação dos materiais empregados em sua fachada e até mesmo nos espaços internos caso sejam expostas a todo tipo de intempérie.
Conheça alguns tipos de toldo retratil ou não e seus usos:
Tipos de toldo
Umas das principais razões para adoção de toldos nos diversos ambientes é a contenção da luz excessiva, o que pode ser um grande problema.
Um bom toldo é capaz de minimizar o impacto da entrada de luz do sol no ambiente, o que permite maior conforto visual e térmico.
Uma outra vantagem em relação à proteção contra a ação do tempo, é que ele contém também a chuva, o que permite que janelas e portas possam permanecer abertas, sem molhar o ambiente interno, mantendo assim uma boa ventilação no cômodo.
Outra função é a proteção da fachada, o que ajuda a aumentar a durabilidade da limpeza a pintura da construção.
Os toldos podem ser dos tipos:
-
Toldo cortina;
-
Toldo capota;
-
Toldo flexível;
-
Toldo fixo;
-
Toldo automático.
O toldo do tipo cortina pode ser adotado para garantir a proteção de janelas, proteção lateral de varandas, entre outras aplicações.
Ele proporciona privacidade ao cômodo onde está instalado.
Também é possível adotar esse tipo de proteção para garagens, garantindo assim mais cuidado ao veículo, especialmente dos impactos da sol e da chuva.
É possível adotar um modelo flexível ou fixo, dependendo do espaço disponível para instalação.
O modelo recolhível é acionado apenas quando o carro está na garagem, o que protege também o material do toldo, fazendo com que ele não fique exposto as variações do tempo.
Também é possível montar uma estrutura de proteção fixa para a sua garagem, comumente feita com policarbonato, um material resistente e durável, que oferece opções retas ou curvas que se adequam perfeitamente ao espaço que você tem disponível.
O toldo do tipo capota é interessante para portas e janelas, aumentando a proteção a esses espaços.
Ele tem um formato oval, que impede o acúmulo de água em seu topo. Esse toldo para porta geralmente é revestido com lona.
Os toldos articulados são muito versáteis podendo ser utilizados em vários ambientes por atenderem às mais diversas demandas.
Fachadas de restaurantes e bares, áreas de lazer domésticas, como decks de piscina e área da churrasqueira, enfim, são muitas as possibilidades.
Esse modelo se compõe de uma estrutura, espécies de braços dobráveis que podem ser de alumínio ou tubo galvanizado.
É possível encontrar no mercado a opção de Toldo Articulado Manual ou de acionamento automático.
Tipo de material
Os materiais mais comuns para fabricação de toldos são a lona e o policarbonato. A lona oferece melhor custo benefício e versatilidade.
Os modelos recolhíveis em sua maioria usam a lona. A durabilidade deste material é de cerca de três anos, podendo ser muito superior com os devidos cuidados.
O Toldo de policarbonato para porta oferece maior resistência e durabilidade, sendo, portanto, mais custoso que a outra alternativa.
Resumidamente, as principais vantagens da adoção do toldo são:
-
Proteção contra chuva;
-
Proteção da fachada;
-
Conforto visual e térmico;
-
Traz privacidade ao cômodo.
Decoração e praticidade
Para além de toda a proteção oferecida pelos toldos, que é claro, o motivo principal da compra, eles também podem se tornar um excelente item decorativo.
Por exemplo, os toldos do tipo capota são muito utilizados em restaurantes, pois agregam grande valor visual à fachada do local.
Outro local, desta vez na residência, que se beneficia muito do toldo é a varanda ou terraço.
A instalação de um belo toldo articulado, que pode ser encontrado em diversas cores, depende também das técnicas de instalação escolhida pelo profissional.
O uso de um toldo automatizado aumenta ainda mais a praticidade de uso, pois é muito fácil operar o equipamento usando um controle remoto ou o smartphone.
O toldo pode estar integrado as caixas que o armazenam quando ele não está sendo utilizado, protegendo o material e aumentando a sua durabilidade.
Também é possível usar sensores solares, que acionam o toldo automaticamente, fazendo com que qualquer intervenção seja desnecessária.
O toldo é um aparato muito útil nas residências, pois serve para a proteção e aumento da durabilidade de diversos itens de sua casa.