Pinturas e revestimentos são essenciais para manter paredes e muros residenciais cobertos e protegidos das chuvas e demais ações do tempo que prejudicam a matéria-prima dessas estruturas.
Por conta disso, é importante renovar periodicamente essa cobertura, aplicando apenas a nova tinta, ou fazendo uso de texturas e demais revestimentos que ajudem no processo de preservação das paredes.
Como escolher o melhor tipo de tinta?
Antes de começar a fazer um Orçamento de Pintura Predial, é preciso levam em consideração qual o melhor tipo de tinta para aquela área em que a reforma será realizada.
Para começar a orçar, é preciso calcular a metragem da área que será pintada. Para isso, basta medir a altura do espaço e multiplicar pela largura das paredes.
Essa já é uma etapa primordial para garantir, inclusive o cálculo correto em relação à quantidade de tinta que será utilizada na obra.
Dependendo do tipo de tinta utilizado, é possível, inclusive, personalizar o tom da cor, podendo chegar a algo diferente do que já existe para vender em latões.
Alguns tipos de coberturas são muito indicadas para pintura predial, especialmente em áreas externas, por serem mais resistentes ao vento, ações das chuvas e do Sol, além de serem apropriadas para serem lavadas.
Quais tipos de tinta posso encontrar no mercado?
Um dos usos mais comuns em paredes e muros é o da pintura com tinta epóxi, contudo, é muito importante não confundir o revestimento epóxi, com a pintura epoxi parede.
A resina epóxi, também é conhecida como porcelanato liquido, e está sendo muito utilizada em obras e novas construções.
Até mesmo com um toque decorativo em diferentes ambientes, como sala, cozinhas, halls de entrada e banheiros.
Tudo depende do resultado final aguardado, após a aplicação em determinada superfície.
A principal diferença entre o revestimento epóxi e a tinta epoxi está na composição e espessura dos materiais aplicados nas superfícies.
A pintura epóxi apresenta uma espessura muito mais fina do que o revestimento, por isso é mais indicada para ser aplicada em paredes, apresentando um bom acabamento, com espessura máxima de 0,3 centímetros.
Já o revestimento fica com uma camada muito mais grossa já na primeira demão, sendo mais indicada para o uso em pisos, pois consegue nivelar pequenos desníveis de maneira mais facilmente.
Conheça um pouco mais sobre o melhor tipo de tinta de parede para cada espaço da sua casa:
- Tinta acrílica: por ser impermeável, é altamente indicada para uso externo e em áreas com alto índice de umidade;
- Super lavável: esse tipo de tinta tem alto poder de resistência e pode ser utilizada em áreas internas ou externas;
- Látex PVA: por ser à base de água, o látex PVA é indicado para uso em áreas internas e que não tenham contato com água;
- Inodora: novidade no mercado que vem ganhando espaço, esse tipo de tinta perde o cheiro característico do material em até três horas; é bastante recomendado para uso em áreas internas e que abrigaram um espaço reservado para bebês, crianças ou, até mesmo, pessoas alérgicas;
- Epóxi: como já comentamos acima, é uma tinta com uma resistência muito alta a ação d’água e produtos de limpeza e, por conta disso, é muito indicada para uso em áreas externas ou bastante úmidas;
- Texturizadas: indicada para quem deseja um toque rústico no ambiente, não é recomendada para áreas externas, por não serem muito resistentes à umidade.
Saiba mais sobre os revestimentos
Além das tintas, ainda há a opção de uso do revestimento de parede, que pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas, além possibilitarem o uso para uma necessidade específica, como a cobertura de paredes com constante umidade, por exemplo.
Diferentemente dos pisos, os revestimentos não possuem tantas restrições em relação ao seu uso. Contudo, é importante saber quais são auto-adesivos e quais precisam de outros materiais para serem fixados, por exemplo.
A cerâmica é um dos materiais mais utilizados como maneira de revestir ambientes, constantemente, úmidos. São materiais bastante versáteis e podem ser encontrados com texturas, lisas e em tonalidades diferentes.
Os porcelanatos, opções com um custo um pouco mais alto do que as cerâmicas, também são opções de revestimentos muito utilizadas. Polidos ou em sua forma natural, são resistentes a agentes abrasivos e não são porosos.
Apesar de não ser tão durável quanto o mármore, o granito é um material 0% poroso, ou seja, impermeável e muito indicado para áreas com alto índice de umidade.