Mármore ou granito: qual é a melhor opção?

Atualmente, é muito comum o uso de pedras para pisos e revestimentos, pois além de proporcionarem um ambiente mais bonito, geralmente são mais fáceis para limpar.

Os dois mais utilizados e procurados no mercado, são o mármore e o granito, entretanto é necessário distinguir cada um deles.

Para que o consumidor possa escolher a melhor opção, de acordo com suas intenções e o ambiente que for usado.

Conheça mais as características do mármore

O mármore é uma rocha originada do calcário, podendo ser de diversas cores, a dependerem dos minérios que estão presentes na sua composição, tal como branco, cinza, esverdeado, creme, preto e de inúmeras texturas.

Uma das maneiras na qual esse tipo de rocha é mais visto, é na pia de mármore, devido a beleza proporcionada pelo material e a facilidade para higienizar.

Para a compra desse material, é muito comum a busca por “fornecedor de marmore” obtendo uma variabilidade nos resultados, tanto de empresas e cores, como de preços.

Saiba mais sobre as características do granito

Já o granito, é composto por quartzo, um mineral incolor, por feldspato e por mica, que juntos geram uma rocha com variabilidade na cor, brilhante e resistente.

Foi muito usado pelos egípcios, para as construções de monumentos e túmulos faraônicos, devido à preocupação com a estética.

Nos dias de hoje, o granito é muito gasto em construções civis e decoração de interiores. Um dos mais cobiçados pelo mercado, é o granito branco.

Uma vez que deixa o ambiente mais iluminado e ainda garante a durabilidade. Atualmente, ele vem sendo empregado para revestir paredes, bancadas de pias, banheiros, áreas de serviço e pisos. Ele possui os seguintes modelos:

  • Granito branco Siena;
  • Granito branco Marfim;
  • Granito branco Itaúnas;
  • Granito branco Ceará;
  • Granito branco Polar;
  • Granito branco Dallas;
  • Granito branco Aqualux;
  • Granito branco Fortaleza.

O preço por m² do modelo de granito branco, varia entre duzentos reais até o mais caro, que pode chegar oitocentos reais do modelo Dallas.

Entre as principais distinções entre o mármore estão:

  • Ser desprovido de porosidade e, devido a isso, não absorver água;
  • Referente a coloração, o granito apresenta mais pontos pretos, não sendo tão uniforme;
  • É mais resistente;
  • Não risca e nem mancha com facilidade;
  • Pode ficar exposto à ambientes úmidos;
  • Pode ser utilizado em locais mais quentes.

Afinal, qual tipo é ideal para o projeto?

Ambos possuem simplicidade para fazer a manutenção e higienização, entretanto são necessários alguns produtos específicos, que possibilitam a conservação da superfície e mantenha o brilho. Para isso, há a busca pelo produto limpa pedra.

Na limpeza de pedras, é necessário de que nunca se use produtos que podem tirar o brilho da superfície, tendo como exemplo, o álcool, a água sanitária ou à base de ácidos.

É necessário o cuidado principalmente com o mármore, pois ele é muito poroso e por isso, tem grande capacidade de absorção.

Apesar de o granito ser menos poroso, é preciso que não se utilize o produto sem um pano úmido. A higienização deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Para que assim, possa tirar o pó e preservar o brilho. Um dos modelos mais procurados para granito e mármore, são soleiras e filetes para pisos, que são peças colocadas no chão, geralmente perto das portas.

Suas principais funções são de demarcar a mudança de piso, seja de um cômodo para outro, quanto de uma área seca para uma área úmida.

A soleira de granito preço m2, possui uma variabilidade de acordo com o modelo e raridade da pedra, além do fornecedor.

Uma das mais usadas é o preto absoluto, que sendo indicado para o chão e parede, possui um preço médio de cem reais.

Já os modelos coloridos, como dourado e vermelho, custam em torno de cento e cinquenta reais cada unidade, com medida de 14 x 82 cm. Os brancos variam de cinquenta até oitenta reais por m².

Portanto, há no mercado numerosos modelos de mármore e de granito, gerando abundantes benefícios, não só para a estética dos ambientes, como na segurança e praticidade.

Para a escolha da melhor opção, é necessário que o cliente leve em consideração o local que será revestido, a quantidade de umidade e calor.

Como também, a intenção de amplitude e iluminação para a escolha da cor do material. Já quanto os valores, estes dependem do modelo que se procura, pois o mercado oferece opções que devem ser consideradas.