Um prédio residencial é composto por uma série de elementos que visam transformar o ambiente, permitindo uma melhor qualidade de vida aos moradores e também para quem trabalha nos prédios, como os zeladores, os porteiros e as equipes de limpeza.
Assim, compreendemos que para que esses espaços atinjam seus objetivos é necessário o investimento em planejamento e na elaboração de uma série de projetos, por exemplo, a revisão periódica do projeto eletrico e em alguns casos a substituição deste, e também um plano de manutenção.
Esses componentes garantem que a qualidade do ambiente seja garantido e a segurança se torne uma prioridade. No presente texto abordaremos componentes que são fundamentais para garantir a boa qualidade da infraestrutura.
Os planos elétricos para prédios
Os sistemas hidráulicos e os sistemas elétricos são um dos mais importantes, tanto em casas térreas como nos prédios residenciais. No entanto, é comum que com o passar do tempo tais estruturas precisam ser renovadas e consertadas.
No quesito do sistema elétrico um documento é muito essencial que é o projeto eletrico residencial.
Os projetos elétricos residenciais prediais e industriais também, consistem em uma compilação de todas as informações necessárias para que sistemas, monitoramentos e equipamentos eletrônicos possam ser instalados.
Esses projetos entregam informações em variadas linguagem como:
- Tabelas de dados elétricos;
- Diagramas elétricos;
- Esquemas de distribuição;
- Layout;
- Lista de componentes.
Os planos elétricos são fundamentais para que tudo funcione de forma adequada, tanto em uma instalação eletrica de baixa tensão como de alta tensão e grande potência com o exemplo das industriais.
As informações dos planos elétricos são feitos seguindo determinadas normas, principalmente a Norma Regulamentadora 10 (NR 10), as normas NBR 5410 que lida com Instalações Elétricas de Baixa Tensão, a NBR 5444 que diz respeito sobre símbolos de instalações elétricas prediais e residenciais.
Assim como, a instalação de sistema de alarme de incêndio depende de um profissional bombeiro civil e amparado pelo Corpo de Bombeiros, o projeto elétrico predial precisa ser feito por um engenheiro elétrico que pode emitir um parecer conhecido como ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) que é validado pelo Conselho Regional da classe.
Com isso o serviço passa a ter um aval do engenheiro sendo sua responsabilidade falhas que acontecem.
Para que essas instalações depois de feitas ou reinstaladas devem ter monitoramento constante com o intuito de prevenir falhas e curtos.
Esse monitoramento é feito por um processo de manutenção predial, no tópico abaixo falaremos sobre a necessidade desse tipo de manutenção.
As manutenções prediais
As manutenções prediais são fundamentais para garantir que os sistemas elétricos e outros componentes dos prédios sejam atendidos da melhor maneira possível.
As equipes de manutenção são variadas e amplas e geralmente são contratadas das administradoras dos condomínios.
Quase sempre os síndicos possuem uma equipe já preparada para determinados problemas, como o caso de contratação de serviço de empresa de manutenção de ar condicionado nos salões de festa e de jogos por exemplo.
Em algumas gestões prediais é comum que os próprios moradores organizem pequenos reparos na infraestrutura do prédio, para diminuir os gastos, ficando portanto, os serviços contratados apenas para pequenas reformas ou então pinturas específicas como a da quadra e do próprio prédio.
Tanto os moradores, como uma equipe de manutenção, visa principalmente fazer com que o prédio fique valorizado.
Um prédio bonito, tanto esteticamente como em sua infraestrutura, valoriza os apartamentos e consequentemente o prédio, atraindo tanto novos compradores como novos inquilinos.
Por isso, é fundamental ter um plano elétrico e também uma boa gestão de manutenção para que nada fique para trás.
Outro ponto que abordaremos abaixo é quanto a segurança, que muito mais do que saber onde comprar câmeras de segurança consiste na elaboração de estratégias e esquemas.
A segurança predial
A segurança predial é prioridade e são duas frentes em que se pode atuar para garanti-la. A primeira é quanto a contratação de profissionais qualificados, tanto zeladores, como porteiros, como seguranças, fazendo com que tudo ocorra bem, tanto no controle de acesso como na relação com os moradores.
E a segunda é atrelar os profissionais ao uso de equipamentos eletrônicos de segurança como câmeras, sensores, alarmes e protocolos de segurança entre moradores e profissionais para que ameaças sejam identificadas e normalizadas.
Assim, o prédio residencial para ser um ambiente agradável e bem aproveitado precisa atentar-se para o projeto elétrico, manutenção e segurança.