Para tornar a casa um espaço agradável, bonita e segura é preciso fazer o investimento em diversos componentes de manutenção, que envolvem tanto os cuidados com os revestimentos de pisos, como também o cuidado com os sistemas de segurança e de automação.
Os componentes dessa manutenção envolvem vários sentidos, por exemplo, a raspagem de taco dos pisos de madeira, e também o cuidado com a estética como a pintura dos prédios e das casas.
No presente artigo apontaremos os componentes necessários para a manutenção das residências e também das casas e permitem que o ambiente seja bem aproveitado e que seja também muito seguro.
O processo de raspagem de tacos
Os revestimentos de chão são um dos mais importantes para uma casa e para um prédio, principalmente, porque esse material traz comodidade, segurança e muita beleza. E um dos pisos mais usados e que trazem mais conforto são os chamados revestimentos de madeira.
Os pisos de madeira são variados, sendo um dos mais usados são o piso de taco. Mas, por conta do uso contínuo pode apresentar desgaste e para recuperar é preciso fazer o processo de raspagem. Esse processo é tão importante quando a limpeza de calha de aluminio para telhado preço.
A raspagem de taco é a primeira etapa para recuperar o taco desgastado, e são feitos em três etapas. A primeira é a raspagem que faz o nivelamento por meio do desgaste com lixa para retirada do verniz antigo e os riscos na madeira.
A segunda etapa é a chamada de calafetação, em que é passado o rejunte para fazer a vedação para não acumular nenhum tipo de sujeira ou a proliferação bichos na madeira.
Por fim, é feita a aplicação do verniz para dar um bom acabamento no piso, como brilho e a impermeabilidade, dando durabilidade ao serviço.
Esse processo é fundamental para a estética do ambiente assim como a pintura de prédios.
A automação residencial e sua importância para manutenção
As automações residenciais são uma um importante elemento para aproveitar melhor o ambiente, tornando o ambiente muito mais integrado e adequado, tornando-se automáticas.
Esses processo é feito por meio do uso de muitos componentes, e com a internet permitindo então que a residência tenha maior:
- Praticidade;
- Segurança;
- Economia;
- Conforto.
A automação residencial é conhecida também como domótica e consistem em um conjunto de tecnologia que facilitam a gestão e a execução de variadas tarefas domésticas.
Esse conceito inicial surgiu nos EUA na década de 1970, após a invenção de sistemas automatizados na indústrias.
Assim como, a raspagem de taco que são usados em variados pisos de madeira, as automações residenciais podem ser aplicadas em variado setores e que veremos abaixo com muito mais detalhes.
1. Sistema de iluminação
As automações de iluminação são bastante usadas por trazerem conforto e segurança, podendo acender e controlar a intensidade da lâmpada por meio de um controle. Também é possível fazer cenas pré-salvas, como “luzes para festas”, “luzes para assistir filmes”, entre outros.
2. Sistema de som e vídeo
As automações residenciais podem controlar os sistemas de som e vídeo por meio do smartphone.
Com esse controle é possível fazer a distribuição de som para todos os cantos da casa, assim como a calha de alumínio distribui a água da chuva até o chão.
3. Controle automatizado de janelas e cortinas
Por meio de sensores e um sistema de controle de iluminação é possível fazer com que as luzes sejam apagadas quando não precisadas e as cortinas fecham e abrem quando é identificado a necessidade.
Além do controle automático é possível também fazer o controle das cortinas e janelas por meio de um controle como os smartphones.
3. Controle de temperatura
Por meio da automação é possível também o acionamento do ar-condicionado ou então do aquecedor, de modo que seja resfriado ou esquentado até alcançar a temperatura ideal.
A casa portanto precisa sempre ser cuidada da melhor maneira possível, atentando tanto para os materiais como o rufo de aluminio nos telhados como as automações residenciais.
Sendo estas últimas aplicadas para todas as pessoas que queiram integrar qualidade, eficiência e tecnologia, criando uma nova forma de se relacionar com a casa e as tarefas do cotidiano. Portanto, é possível criar uma casa segura e confortável.