A construção civil é uma área bastante ampla, ela está presente em diferentes níveis da sociedade, o que significa que os prédios, ruas e avenidas, viadutos, pontes e muitas outras obras são de responsabilidade desse setor.
Sendo assim, é possível dizer que a complexidade das tarefas executadas é bastante grande, de forma que é importante ter o auxílio de bons profissionais e máquinas eficientes para a realização dos trabalhos.
Pensando nisso, é viável dizer que a construção civil é o segmento que coloca em prática os projetos elaborados por arquitetos de grande competência, de modo que os engenheiros e mestres de obra também precisam ser treinados e qualificados para suas tarefas.
No entanto, existem algumas ações impossíveis de serem realizadas apenas com força bruta, ou seja, os colaboradores não conseguem, por exemplo, levantar e mover materiais de grande peso, daí a necessidade de utilizar alguns equipamentos específicos para esses fins.
Além disso, há tarefas que demandam muito tempo para serem cumpridas, mas com as máquinas é possível otimizar tempo e economizar recursos.
Nesse sentido, uma escavadeira é muito comum nos canteiros de obra, ela serve para os trabalhos de escavação de valas, limpeza de rios e preparo do terreno para o trabalho.
Esse tipo de máquina garante maior agilidade, já que possui uma cabine onde o operador pode operar a escavadeira de realizar giros de 360° com facilidade sem mover o veículo do lugar.
Há também uma variação dessa máquina que apresenta grande potência e ótimo desempenho quando o assunto é terraplanagem.
A retroescavadeira é caracterizada por ser um tipo de trator que conta com uma pá carregadeira na frente e uma concha alocadas na parte de trás, consegue remover entulho, terra e deixar o local pronto para dar início a construção.
No mais, há ainda uma variedade infindável de máquinas disponíveis no mercado, sendo que é possível comprar ou alugar.
No caso do aluguel, o custo-benefício é ainda maior, pois paga-se apenas pelo período usado. Nesse sentido, em geral, as obras têm prazo de início e término, por isso locar pode ser uma ótima opção. Assim, alguns exemplos de equipamentos que podem ser alugados são:
- Guindastes;
- Caminhões;
- Tratores;
- Andaimes.
Máquinas usadas na fabricação dos materiais usadas na obra
O bloco de concreto é um item indispensável nas obras, ele faz parte da alvenaria e é empregado na construção de paredes e estruturas que darão forma às casas e prédios, por isso sua qualidade deve ser comprovada para que tenha uma ótima vida útil.
Contudo, o processo de fabricação desse item também depende do uso de uma máquina específica e muito eficiente.
No mercado existe uma infinidade de modelos de máquina de fazer bloco, a mais conhecida é a prensa, ela serve para criar peças de maneira rápida.
Todos os blocos devem seguir parâmetros de qualidade estipulados por órgãos responsáveis e, como as prensas são automatizadas e com potência elevada, pode desempenhar com destreza esse papel.
Ademais, existem prensas com sistemas hidráulicos que utilizam fluídos para funcionar, um exemplo é o óleo, com ele é possível gerar força suficiente para o acionamento da máquina.
Há também o sistema pneumático, esse é a base de gás comprimido que transfere força para os equipamentos. De modo que ambos são muito eficientes e apresentam excelentes benefícios.
No mais, um outro item também conhecido nesse ramo é o silo de cimento, esse serve para armazenar o cimento em pó e levá-lo até o misturador, máquina que fará a mistura do item com outros materiais, como água, areia e pedra, dessa forma, o silo ajuda a manter a qualidade do produto.
Cuidados necessários na realização de cada serviço na construção
É certo dizer que a engenharia lida com questões de grande importância, mas que também podem gerar riscos, como é o caso do desmonte de rocha, ação que visa destruir pedras e rochas que impedem a construção, é realizado principalmente em projetos de viadutos e túneis.
Contudo, para tal feito usa-se explosivos e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Desse modo, é importante que o trabalho seja feito por pessoal treinado e preparado para executar com precisão essa e outras tarefa.
Outro exemplo de segurança é o trabalho em altura, que requer equipamentos de proteção adequados para os funcionários.