Mais proteção para a sua casa: Por que o alambrado para cerca é tão procurado?

Para todas as atividades que exercemos no cotidiano, esperamos que sejam realizadas com segurança, tranquilidade e despreocupação. Ninguém está disposto a perder dias de trabalho árduo, além de ter prejuízo alto, justamente, porque sua empresa ou indústria foi invadida, ou ter que lidar com um furo na produção, porque o gado fugiu do pasto, ou até mesmo passar pelo sufoco e desespero que a falta de segurança pode nos proporcionar dentro de nossas próprias residências.
Pensando na necessidade do cidadão atual, e nos perigos vigentes na sociedade brasileira, foram criadas várias formas de contornar esses problemas. Uma destas formas é o alambrado para cerca.
Os alambrados são muito utilizados e procurados por permitirem que se construam cercas enormes e com extensa cobertura.

Quais são as aplicações?

São diversas as aplicações para este tipo de material. Os meios mais comuns que fazem do seu uso são:

  • Indústrias
  • Condomínios
  • Fazendas
  • Escolas
  • Quadras Esportivas
  • Comércios
  • Viveiros
  • Galinheiros
  • Canis
  • Zoológicos
  • Praças
  • Fábricas
  • Prédios
  • Casas
  • Roças
  • Espaços Públicos

Do que são feitos?

Os alambres são construídos a partir de fios de arame galvanizado, que resultam na tela aramada galvanizada, ou seja, trata-se de um fio banhado a zinco, que o envolve criando uma cápsula protetora, e essa cápsula aumenta sua resistência, impedindo-o de oxidar ou enferrujar.
A resistência e leveza da tela de arame galvanizado ocorrem devido à malha, o espaçamento do vão e à bitola do arame que se utiliza. Esses fatores transformam o produto em um material muito mais leve e também mais econômico.
Eles podem ter diversas espessuras e são feitos de maneira a entrelaçar os fios, formando figuras em formato de losango ou quadrado.
Instalação
No processo de instalação da cerca, a tela de alambrado é fixada em mourões (escoras de concreto), que são inseridos em buracos cavados no chão. Geralmente, cada buraco possui, no mínimo, meio metro de profundidade, para que não haja nenhuma chance de soltar-se, porém essa medida também pode variar em função do tamanho do mourão e da altura da tela. Depois de colocadas e alinhadas as estacas de concreto, o arame é preso a elas de forma a criar uma amarração em volta do suporte, prendendo-o em cada gancho dos mourões. Após a fixação do arame como suporte, e dos pilares, o alambre é esticado e preso a cada um dos mourões.
Para reforçar essa estrutura, é possível esticar conjuntamente um arame tensor que possua uma espessura igual ou maior que a usada no alambrado, tanto na parte de cima quanto na de baixo.
Caso o alambrado seja instalado em imóveis residenciais ou comerciais, pode ser necessário um reforço extra na segurança. Para isso, existem recursos adicionais, como a concertina e o arame farpado, que são perfeitos para construir cercas ao redor de áreas que necessitam de proteção.

O que é a concertina?

A concertina se trata de uma espécie de arame farpado mais reforçado. Elas são feitas em espiral e devem ser instaladas na parte superior da cerca do local delimitado a ser isolado. Em casos onde a cerca é elétrica, esta deve ser sinalizada para que se possam evitar acidentes.
Trata-se de um material discreto e muito simples de ser instalado. O cabo desse material é enrolado e possui lâminas duplas por toda a sua extensão.

Tela para alambrado preço

Os preços das telas de proteção variam muito em relação ao nível de qualidade daquele modelo, à espessura, ao comprimento versus a largura, à matéria-prima, à empresa que produz e transporta o produto etc. Os valores estão sujeitos a diversos fatores quantitativos e qualitativos, não sendo possível fornecer dados estatísticos e definitivos.
Porém, devido ao avanço tecnológico crescente na produção destes artigos de segurança, a facilidade com que se consegue produzi-los e a alta demanda, o mercado disponibiliza diversas opções, o que, consequentemente, aumenta as possibilidades de que uma delas possa caber em seu orçamento. Contudo, se você busca uma tela para um cercado, mais simplificado, com o menor custo possível, como fechamento de residências, divisórias, terrenos, áreas rurais, praças e hortas, a tela mais recomendada é a de fio na espessura 1,65mm, malha com 5cm por 5cm e altura entre 0,50m à 1,50m.