Locação de equipamentos para construção: vale a pena?

Na hora de construir ou reformar um imóvel, contar com equipamentos e ferramentas de qualidade faz toda a diferença. Do Compactador de solo elétrico até carrinhos de mão, é possível optar pela locação desses recursos para realizar a obra e ainda economizar uma grana.

Para empreiteiras e empresas de construção civil, esse pode ser um investimento que traz um ótimo custo-benefício, tanto na parte financeira quanto na parte estrutural de uma obra.

Como esse é um nicho de mercado aquecido, ao optar pela locação de andaimes ou outros produtos, certamente você terá uma obra mais produtiva e aprimorada em relação à infraestrutura.

Afinal, quando vale a pena locar equipamentos? Quais são as ferramentas disponíveis para aluguel? Se você se identifica com essas dúvidas, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre o assunto!

Variedade: da locação de andaimes a compactadores

Uma das principais vantagens em alugar equipamentos para sua obra é contar com uma variedade de ferramentas e utensílios.

Da locação de andaimes para executar trabalhos em altura (com os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs) aos compactadores de solo (ferramentas que usadas para a etapa de fundação e ajudam a “preparar” o solo), é possível alugar praticamente todas as ferramentas.

Ou seja, não há nada que impede sua equipe de testar uma nova ferramenta para ter melhores resultados no projeto.

Otimização de recursos financeiros

Ao investir no Compactador de Solo Aluguel em vez da compra imediata, sem dúvidas, você otimiza bastante os gastos financeiros com a obra. Além da economia, o melhor é poder usufruir dessa ferramenta que é tão importante na primeira fase da obra.

Como o nome sugere, essa máquina serve para compactar, ou seja, alinhar o terreno, de forma que o solo fique mais denso e os riscos do terreno ceder diminuam.

Há mais de um modelo de Compactador de Solo Aluguel e a escolha desse item dependente muito do estilo do terreno. Se você optar pela locação, provavelmente encontra compactadores adaptados para os seguintes tipos de terreno:

  • Terreno com areia;

  • Terreno com saibro;

  • Terreno com terra;

  • Terreno com cascalho.

Além dos compactadores simples, um modelo que pode agilizar bastante o alinhamento do solo é o Compactador de solo elétrico.

Independente das variações, alugar esta ferramenta gera economia e produtividade para sua obra, já que o valor do aluguel é inferior à aquisição, mas as empresas de locação dispõe dos modelos mais adequados à necessidade do seu projeto.

Segurança na hora da manutenção

Na hora de levantar uma sapata ou assentar os Blocos de concreto para piso, nenhum profissional da construção civil está livre da quebra ou falha de ferramentas.

Contudo, quando os equipamentos são alugados, uma outra vantagem é que as empresas proprietárias desses recursos arcam com os custos da manutenção e reparo, caso seja necessário.

Ou seja, ponto para a produtividade de obra. Já pensou no transtorno de atrasar o cronograma de um entrega devido a falhas em alguma ferramenta? Ao contratar os serviços de locação de uma empresa que se responsabiliza pelo suporte, você não correrá esse risco.

Otimização da logística

Uma demanda comum entre as obras de construção civil é o transporte de materiais pesados ou estruturas. Carregar uma manilha de concreto, por exemplo, é algo praticamente impossível sem um veículo adequado. Felizmente, o aluguel de equipamentos também inclui máquinas e veículos adaptados para esse tipo de transporte.

Ao aderir o serviço, a logística da obra é otimizada e o resultado é um projeto mais produtivo e concluído sem grandes esforços adicionais para a parte do transporte.

Vale a pena a considerar essa opção, afinal, transportar manilhas, tubos ou canaleta de concreto em grande quantidade é algo que exige bastante esforço físico e cuidado para não danificar o material com a sobrecarga.

Com todas as vantagens apresentadas, você já deve ter uma ideia se a locação de equipamentos vale a pena para o caso do seu projeto, certo?

Outras variáveis que você pode levar em conta para esse tipo de avaliação é o período de duração da obra, o cronograma de entrega e a complexidade do projeto.

Se a opção do aluguel for positiva, lembre-se de buscar referências sobre a empresa de locação e exija a certificação dos produtos para ter garantia de uma obra segura.