Isolamento térmico: não sofra com o calor

Com o aumento das temperaturas ao redor do mundo todo, no Brasil não tem sido diferente, pois em diversas regiões se tornou comum nos depararmos com recordes de calor que estão desafiando a tolerância humana.

A própria ONU divulgou que 2023 foi o ano mais quente já registrado, alertando para maiores cuidados.

Esses extremos climáticos nos levam a buscar constantemente maneiras de aliviar a sensação térmica e aproveitar ambientes mais agradáveis e frescos. E justamente por isso é que o isolamento térmico tem sido alvo de muita atenção e pauta inevitável quando o assunto é obra, reformas e construções.

Então, vamos te apresentar o conceito e, caso já o conheça, certamente ganhará novos e melhores motivos para considerá-lo em sua casa ou empresa.

O que é e como funciona o isolamento térmico?

De forma geral, o isolamento térmico é um conjunto de técnicas e materiais utilizados exatamente para reduzir a transferência de calor entre ambientes com temperaturas diferentes.

O conceito se baseia no princípio da minimização da troca de calor por condução, convecção e radiação.

Materiais de isolamento térmico

Para que funcione na prática, alguns dos materiais utilizados e característicos do isolamento térmico são:

  • Espuma de poliuretano: Leve e eficaz, a espuma de poliuretano é aplicada em forma líquida e expande para preencher espaços, formando uma barreira isolante contra o calor.
  • Lã de vidro: É feita a partir de um elemento químico chamado dióxido de sílica (ou apenas sílica), além de vidro reciclado. A chamada lã de vidro é resistente ao fogo e oferece excelente isolamento térmico, sendo ideal para aplicações em paredes e telhados.
  • Lã de rocha: Vinda diretamente de rochas vulcânicas, ela é resistente a altas temperaturas e possui propriedades de isolamento térmico e acústico, ou seja, sonoro. O que a torna muito eficaz por mais de um motivo.
  • Drywall: Provavelmente o material e aplicação mais popular dos que aqui citamos, o drywall é composto por placas de gesso revestidas por papel cartão e pode ser utilizado como material de isolamento térmico quando preenchido com lã mineral ou outros materiais isolantes.

Benefícios do isolamento térmico

O principal deles é, de fato, o conforto de ambientes com temperatura agradável, os ambientes bem isolados, evitam ainda variações bruscas de temperatura e garantem esse conforto em qualquer estação do ano, não apenas no verão.

Ao manter a temperatura interna estável, esse isolamento é capaz de reduzir a necessidade de uso de sistemas de aquecimento e refrigeração (ar-condicionado, aquecedores com sistema frio, ventiladores e etc.), o que faz economizar energia e custos, evitando as já conhecidas altas contas de luz no período mais quente..

E vale dizer que essa redução do consumo de energia contribui também para a preservação dos recursos naturais e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a combater – indiretamente- as mudanças climáticas.

Técnicas de instalação

Se pensarmos nos ambientes, existem três tipos de aplicação prática do isolamento, sendo elas:

Telhados: É recomendado utilizar materiais como lã de vidro ou lã de rocha, instalados entre as telhas e o forro, pois assim eles formam uma barreira contra o calor.

Paredes: Pode ser feito através da aplicação de placas de espuma de poliuretano ou da inserção de materiais isolantes no espaço entre as paredes.

Pisos: Placas são aplicadas sob o contrapiso, evitando a transferência de calor do solo para o ambiente interno.

Outras formas de resfriamento

Além do isolamento térmico, claro que existem outras formas que podem ajudar a manter os ambientes frescos, mas que terão abordagens paliativas.

Ventilação natural

A circulação de ar pode ser feita com aberturas estratégicas, pois as janelas e portas permitem a entrada de ar fresco e a saída do ar quente, ajudando a reduzir a temperatura interna.

Ar-condicionado

Já mencionado, o ar-condicionado é sim uma opção eficaz para resfriar ambientes rapidamente, especialmente em dias de calor intenso, mas que deve ser levado em conta os custos provenientes, sem contar que a sensação climática criada não é “natural”.

Cortinas térmicas

Alguns tecidos para cortinas têm a capacidade de bloquear a entrada de calor e luz solar excessivos, ajudando a manter os ambientes mais frescos, mas claro que amenizam bem discretamente.

Como pode ver, investir em isolamento térmico não é apenas uma questão de conforto, mas também uma medida climática, que envolve planejamento e fatores financeiros.

Sendo inevitável com o aumento das temperaturas e a frequência de ondas de calor, que algo seja feito nem que por conta própria.