Um dos grandes diferenciais de construtores e empreendedores no ramo da engenharia civil é a otimização e a sustentabilidade das obras.
As construções precisam estar em harmonia social, ambiental e econômica e isso envolve uma série de medidas. Alguns exemplos são o investimento na documentação, a economia de energia elétrica no canteiro de obras e o aluguel de equipamentos.
Documentação
Antes mesmo de iniciar uma construção ou reforma com modificação estrutural, é preciso dar andamento a uma série de procedimentos burocráticos, em busca de um alvará de construção.
Semelhante ao processo de requerimento de alvara de funcionamento para empreendimentos, o alvará de construção é necessário para a execução das obras, porque garante que elas estão em conformidade com a regulamentação do município.
Por isso, é preciso apresentar uma série de documentos no setor responsável pela construção civil da prefeitura.
A principal recomendação é checar os documentos necessários, assim como taxas e prazo para que o alvará fique pronto.
Contudo, a documentação não é obrigatória para a realização de pequenas reformas, envolvendo reparos sem modificações de vãos, troca de coberturas ou consertos nas instalações elétricas e hidráulicas.
Dicas para economizar energia
O setor construtivo é responsável por cerca de metade da demanda de energia produzida no mundo. Aqui no Brasil, estudos indicam que 44% da energia elétrica consumida é destinada ao setor. A demanda justifica a importância de um projeto de economia de energia nas construções.
A economia de energia é uma questão de sustentabilidade e também de economia, porque as boas práticas trazem bons resultados financeiros.
Para economizar energia nos canteiros de obras, colaborando para reduzir os custos das construções, as principais sugestões são:
- Desligar equipamentos fora de uso, evitando o “stand by”;
- Arrumar corretamente os cabos de maior corrente de energia;
- Organizar e controlar uso de equipamentos que consomem energia;
- Aproveitar a iluminação natural, com obras durante o dia.
Além disso, para uma construção mais sustentável do começo ao fim, é de extrema importância a gestão de resíduos sólidos, já que as construções geram bastante entulho. A separação dos materiais e a destinação correta, nesse cenário, também são essenciais.
Aluguel de equipamentos
As atividades desenvolvidas nos canteiros de obras são complexas e envolvem uma série de equipamentos, maquinários e ferramentas.
Os aparatos demandam um alto investimento e, por isso, a locação tem se mostrado uma forma de otimizar as obras e economizar recursos.
A locação de equipamentos torna o acesso aos maquinários mais barato e prático, além de contribuir para a qualidade das obras.
Esse é o principal motivo porque a prática está se tornando cada vez mais comum entre os construtores, profissionais autônomos e proprietários de imóveis em construção ou reforma em países do mundo todo.
A compra continua sendo vantajosa para empresas de grande porte, com segurança financeira e que optam pela ampliação do patrimônio.
Entretanto, as principais vantagens para optar pela locação de mini escavadeira ou de outros equipamentos utilizados nas obras são:
- Maquinários modernos e adequados com disponibilidade imediata;
- Contrato mais simples e acessível que o de compra;
- Dispensa preocupações e gastos com manutenções especializadas;
- Substituição dos equipamentos em caso de falha ou inadequação;
- Dispensa gastos com inspeções, armazenamento e combustível;
- Redução de riscos na compra de maquinário;
- Proporciona maior organização do canteiro de obras;
- Contratos flexíveis e convenientes para os clientes;
- Aluguel de maquinário tem dedução do imposto de renda
- Dispensa gastos com logística e transporte de máquinas pesadas;
- Assistência técnica especializada à disposição;
- Redução da necessidade de mão de obra;
- Maximização da produtividade em diversas fases da obra;
- Grande diversidade de maquinários disponíveis.
O aluguel de ferramentas e equipamentos também contribui para aumentar a produtividade e reduzir os custos de maneira natural. Desta forma, é possível otimizar o cronograma de obras, sem descuidar da qualidade e das normas de segurança das construções.
Na hora de contratar uma empresa para a locação, algumas recomendações ajudam a garantir os benefícios. A primeira é pesquisar e fazer orçamentos, comparando os preços e propostas das locadoras.
Como nem sempre a proposta mais barata é a melhor, é preciso avaliar as condições dos equipamentos antes de firmar contrato.
Equipamentos novos, com funcionamento perfeito e boas condições elétricas também podem contribuir para a economia de energia nas construções. Por fim, o gerenciamento dos equipamentos alugados é fundamental para evitar custos desnecessários.