Está a fim de fazer um investimento em sua cozinha? Há diversos itens no mercado que são extremamente úteis, porém, o que se destaca cada vez mais como item imprescindível, é o uso de uma coifa. Seja qual for seu tipo de cozinha, a coifa será de grande vantagem, pois seu funcionamento permite o uso contínuo de uma cozinha, mesmo que em ambientes integrados, sem os incômodos de uma sessão culinária – como cheiro de fritura, por exemplo.
Ao instalar um dos diversos modelos de coifa, é possível se ver longe do ar quente, fumaça e do cheiro, inclusive nos casos de uso contínuo de material com quantidade elevada de óleo, isso acontece por meio do uso funcional do efeito chaminé – uma coifa industrial poderá livrar o ambiente de estorvos desnecessários.
Primeiro ponto do projeto para escolha entre os modelos de coifas
O primeiro ponto a se pensar, é acerca de segurança, afinal, tratando-se de investimento em uma cozinha, segurança deve ser sempre uma prioridade.
Para a instalação de coifa a ABNT dispõe da norma NBR 14518, que trata acerca do uso industrial, porém, ter atenção a tais pontos, mesmo que desejes apenas uma coifa residencial, te livrará de infelicidades.
Tal norma tem referências normativas que devem, também, ser observadas. São elas:
- NBR 6401:1980 – Instalações centrais de ar-condicionado para conforto – Parâmetros básicos de projeto;
- NBR 5410:1997 – Instalações elétricas de baixa tensão;
- NBR 10702:1989 – Efluentes gasosos em dutos ou chaminés de fontes estacionárias – Determinação da massa;
- NBR 11966:1989 – Efluentes gasosos em dutos ou chaminés de fontes estacionárias – Determinação da velocidade e da vazão;
- NBR 11967:1989 – Efluentes gasosos em dutos ou chaminés de fontes estacionárias – Determinação da umidade;
- NBR 12019:1990 – Efluentes gasosos em dutos ou chaminés de fontes estacionárias – Determinação de material particulado;
- NBR 13971:1997 – Técnicas para refrigeração, conservação da ventilação e do ar no local – reparação programada.
Para aquele que não deseja se aborrecer com as normas, pode-se almejar o uso de uma coifa gourmet, o poder material dessa ferramenta, permite o uso facilitado em fogões, churrasqueiras, fornos não convencionais, ou seja, para qualquer tipo de modo que você desejar cozinhar, pois seu funcionamento é prático: ela possui um alto poder de vazão, o que deixará o ambiente livre de gases incômodos, além do calor; e tem uma manutenção mais simples, já que não existe filtro e o gás é mandado todo para fora.
Também há modelos de coifas que permitem uma filtragem do ar – mesmo a categoria gourmet (por seus materiais de alta produtividade e beleza), são modelos que necessitam de uma reforma no local de uso, aproximando-os da coifa residencial.
O uso de uma coifa destas, é para casos em que uma maior potência de vazão é necessária ou, também, em casos que o uso da coifa agrega beleza ao ambiente.
Além das facilidades oferecidas pelo uso da coifa simples, pode-se ter também uma filtragem do ar, pois tais modelos de coifa vêm equipadas, com recurso de circulação do ar em meio a filtros de alumínio e carvão, de forma que será retirado os efluentes do ar, e mandado para a área interna ou externa.
O tamanho de vazão da coifa gourmet, deve ser sempre calculado em torno do uso que se fará de tal material, pois seus benefícios são existentes apenas quando é permitido a coifa trabalhar em condições regulares.
Para um uso frequente e potente se faz necessário o uso de coifas industriais
As coifas industriais são aprimoradas, para que seu uso seja mais benéfico do que incômodo.
Por meio de uma instalação de equipamentos de alto nível, consegue-se que a limpeza de tal material, tenha uma frequência não tão constante, como é necessário em uma coifa residencial.
A potência de vazão é adicionada, de tal maneira que os efluentes que serão expulsos, o serão em maior rapidez, o que em uma cozinha de frituras, por exemplo, ajudaria muito.
Além disso, é adicionado maior poder de filtragem, tanto por causa do uso de materiais com maior poder de filtragem (carvão mineral), ou por uso de material esterilizador (lâmpadas UV), em que seu poder de limpeza dos efluentes é gigantesco.
Para locais onde se precise de potência e facilidade, o uso de uma coifa industrial é imprescindível, pois por meio de tal investimento, sua cozinha ficará sempre com cheiro agradável, o que ajuda tanto aos funcionários quanto aos clientes, que não precisarão almoçar sentindo o cheiro forte de gordura da cozinha.
Ou seja, para quaisquer ambientes a instalação de coifa é essencial, afinal quem não deseja uma cozinha limpa e cheirosa?