Os equipamentos utilizados dentro de um canteiro de obras e também nas reformas realizadas em imóveis são vários, possuindo diferentes tipos de usos e aplicações.
Eles podem ser do tipo elétrico, manual ou montável, que funcionam de acordo com cada necessidade. Para processos recorrentes, muitas vezes os equipamentos de tipo elétrico são fundamentais, evitando lesões por esforço repetitivo; ou mesmo para trabalhos mais pesados, no qual a força humana sozinha não é capaz de desempenhar a tarefa.
Já os equipamentos manuais são indispensáveis para realização de atividades que exigem maior precisão, pois podem ser realizados de maneira mais minuciosa, atuando de forma mais detalhista para promover o efeito desejado.
Os equipamentos montáveis são, em sua maioria, aqueles utilizados para alcançar diferentes níveis de altura, fazendo parte da rotina de um grande número de obras. Eles oferecem auxílio aos colaboradores da obra ao mesmo tempo em que proporcionam maior segurança na execução de diferentes tipos de atividades pertinentes ao trabalho.
Por isso, os equipamentos essenciais para obras e construções são encontrados com facilidade, tanto para a compra quanto para a locação, oferecendo soluções eficientes de acordo com a necessidade de cada projeto.
Equipamentos elétricos e suas funções
Os equipamentos elétricos visam facilitar a execução de muitas das atividades pertinentes ao setor de obras e construções. Isso inclui tanto os itens de pequeno porte, como uma furadeira, quanto os de maior tamanho, como uma empilhadeira a diesel.
Também existem alguns equipamentos que podem ser encontrados nandaime fachadeiroas versões elétrica e manual e devem ser escolhidos de acordo com a demanda do local.
Nesses casos, é comum que o tipo elétrico seja utilizado no sentido de otimizar o tempo, ou seja, ao invés de um funcionário ser delegado para preparar um tipo de material como o cimento, por exemplo, é possível contar com uma betoneira com motor, que realiza a mistura automaticamente.
Enquanto isso, o colaborador pode empregar a sua mão de obra em outra função, potencializando assim o prazo de entrega do serviço.
Os equipamentos elétricos mais utilizados em processos de construção são:
- Compressor de ar;
- Marteletes;
- Gerador de energia;
- Serra elétrica;
- Parafusadeira;
- Esmerilhadeira;
- Rolo compactador;
- Empilhadeira.
Esses itens, além de realizarem muitos procedimentos que não seriam possíveis apenas com a força humana, ainda tornam a sua execução mais fácil, sendo responsáveis também por melhorar a qualidade na entrega do resultado final.
Ferramentas manuais e seus benefícios
Os equipamentos manuais são responsáveis por auxiliar na execução de trabalhos de maior precisão, que só podem ser feitos por meio da ação humana.
Normalmente, são os tipos de ações mais detalhistas, principalmente em etapas de acabamento e personalização.
Algumas ferramentas manuais mais conhecidas são:
- Alicates;
- Martelos;
- Chaves de aperto;
- Picareta;
- Enxadas;
- Trenas;
- Cavadeiras.
Esses tipos de equipamentos ajudam os colaboradores a controlar de maneira mais efetiva a execução de várias atividades, sendo responsáveis por facilitar na obtenção do resultado desejado.
Desse modo, quando é necessário fazer um serviço menor ou mais específico, essas ferramentas são as mais utilizadas, sendo importantes instrumentos de trabalho.
Equipamentos montáveis e suas estruturas
Os equipamentos montáveis são essenciais para auxiliar em uma atividade que precisa ser realizada em maiores alturas.
O mais conhecido deles é, sem dúvida, o andaime.
Um andaime pode ser facilmente montado, tanto em canteiros de obras quanto em reformas menores e facilitam que um profissional atue com maior segurança em alturas elevadas.
A estrutura de um andaime comporta o uso uma plataforma, que torna a movimentação sobre ele muito mais segura e prática.
Assim, quando é necessário efetuar uma reforma na parte externa de um imóvel, por exemplo, o andaime fachadeiro supre de maneira eficiente a demanda.
Um dos maiores benefícios do andaime é comportar a junção de uma escada, que é outro tipo de estrutura de montagem que auxilia no ambiente de obras. Assim, é possível que o profissional acesse mais facilmente os diferentes níveis do andaime.
Justamente por ser um equipamento montável, o andaime fachadeiro preço não tem um valor específico, que muda conforme a necessidade do tamanho da estrutura e, por esse mesmo motivo, torna-se apropriado para a reforma de casas ou prédios de maior altura.
Nesse cenário, é possível perceber a importância dos diferentes tipos de equipamentos para cada uma das etapas de uma construção, de obras e reformas, facilitando a execução das atividades e aperfeiçoando os seus acabamentos.