TINTA OU PAPEL DE PAREDE?
Na hora de mudar a decoração surge a primeira dúvida. É melhor pintar ou colocar papel de parede?
Ambos devem ser escolhidos com cuidado, pois a cor do ambiente pode aumentar ou diminuir o espaço, iluminar ou torna-lo mais aconchegante. As cores mais escuras tendem a diminuir os ambientes, na dúvida, escolha cores mais claras para a maioria das paredes, deixe as cores mais fortes para poucas paredes. Quanto as cores estão empatadas, ambos possuem uma vasta cartela de cores.
Embora a tinta seja mais barata, sua durabilidade também é menor, a duração do papel de parede é de 5 a 10 anos, se for bem aplicado e tem uma gama de padronagens e motivos que a tinta não possui.
A aplicação de ambos é a mesma, se você tiver habilidades poderá pintar sua casa, assim como colocar seu papel de parede. A instalação do papel de parede é mais rápida, sem sujeira e sem cheiros. Você encontrará vários vídeos de colocação de papel de parede e a maioria dos papéis já vem com cola.
A preparação da parede é a mesma, tampe os buracos, arrume as irregularidades e corrija os problemas de infiltração antes do acabamento. Se a parede tiver um pouco de umidade, poderá colocar papel alumínio antes do papel de parede. Esta técnica impede que a umidade chegue no papel, mas este recurso não deve ser usado se tiver muita umidade, neste caso, precisará primeiro arrumar a parede.
A colocação do papel de parede é a última etapa da reforma, a pintura uma das últimas, a diferença é a limpeza do ambiente.
Escolhendo o Papel de Parede
Se sua decisão foi o papel de parede, além das padronagens, estilos e cores outra dúvida surge: qual a diferença entre vinílico, tradicional ou TNT?
Papel de Parede Vinílico: é o mais resistente, feito em PVC. Sua limpeza é mais fácil, possui maior durabilidade, a aplicação é mais fácil e pode ser limpo com pano úmido, sem que isso prejudique o papel.
Papel de Parede Tradicional: composto por celulose, papel indicado para ambientes secos, a limpeza deve ter mais cuidados, devendo ser feita apenas com pano limpo.
Papel de Parede TNT: imitação de tecido, é mais poroso, retém mais poeira e sua limpeza também deve ser feita apenas com pano úmido.
Aplicação e Formato
A escolha de onde colocar o papel de parede também influenciará na sua decoração. Você pode optar em colocar em todas as paredes, em apenas uma parede, formando um composè (uma parede chamativa e as demais combinando), no teto (menos convencional, mas maravilhoso) e meia parede com faixa.
- Todas as paredes: escolha cores mais claras, suaves, discretas. Vantagem: uniformidade do ambiente.
- Apenas 1 parede: ideal cores fortes, chamativo, imitação de pedras, tijolos. Vantagem: esta parede será destacada das demais.
- Teto: se você quer chamar a atenção para o teto, este é um caminho interessante, utilize luzes direcionadas para destacar este ponto da decoração.
- Meia parede: você poderá usar faixa de papel de parede para dar um toque em sua decoração. Vantagem: mais barato.
Calcular a quantidade de Papel de Parede
Para calcular a quantidade de rolos de papel de parede use a seguinte fórmula: altura x largura dividido pela metragem do rolo.
Exemplo: imagine uma parede de 2,50 metros de largura por 4,70 metros de altura. E que a área de cobertura do rolo que escolhi, seja de 4,5 m².
2,50 x 4,70 = 11,75
11,75 / 4,5 = 2,61
Resultado: precisarei de 03 rolos.
Mas, se quiser pular a parte das contas, no site da Ciça Braga ao lado de cada produto, você encontra uma calculadora.
Onde basta apenas colocar a altura e largura de sua parede, nos campos determinados e clicar em “calcular”. Pronto! Você já sabe a quantidade de quantos rolos precisará comprar!
Enjoou do Papel de Parede? Troque!
A durabilidade do papel de parede é de até 10 anos, se bem cuidado. Mas se você quiser trocá-lo e ele estiver bem colocado poderá colar outro papel de parede por cima, não é muito aconselhável, e a maioria das pessoas preferem retirar o papel antigo da parede, antes de aplicar o novo. Para facilitar a remoção, umedeça o papel de parede com uma esponja e vá puxando pelas pontas, limpe a parede de excesso de cola e escolha um novo papel de parede.
Ou se preferir, contrate um profissional de colocação, que faz tanto o serviço de retirar o antigo papel, quanto de colocar o novo.
Simples assim!
Texto: Ciça Braga