Dicas de valorização de imóveis

Quando se tem o desejo de vender ou alugar imóveis, é possível destacar diversos fatores que podem, de formas variadas, influenciar no valor final destes.

Tais fatores são:

  • Localização (lugar da cidade onde o imóvel está);
  • Acesso (facilidade de se chegar ao imóvel);
  • Estrutura (comércio, escolas, hospitais delegacias e outros estabelecimentos de infraestrutura);
  • Segurança (se a casa e o bairro são seguros); vizinhança (como são os arredores e os moradores);
  • Iluminação natural (como estão dispostas as janelas e claraboias).

Todavia, esses são os fatores não mutáveis (ou mais difíceis de mudar, no caso da iluminação natural). Há ainda os fatores internos, que podem ser mudados pelo dono de maneira que valorize o imóvel.

Veremos, a seguir, algumas dicas de como valorizar seu imóvel na hora da avaliação de imóveis em São Paulo.

Valorizando o imóvel a partir da mudança de fatores internos

Em se tratando de valorização de imóveis, como imóveis na planta em Balneário Camboriú, existem dois tipos de características que podem elevar o valor: qualidade e aparência.

Como em uma venda de carros, onde o dono manda lavar, higienizar e polir para que o carro pareça perfeito, ainda que o motor seja uma das primeiras partes a ser olhada.

A qualidade dos móveis, pisos, bancadas, e outros itens da casa pesam no cálculo, mas o aspecto visual tem sua parcela de atenção.

1. Pisos

O piso é uma das partes mais importantes. O piso de madeira é um dos mais requisitados, por ser confortável e resistente. Seu alto valor de instalação também gera um alto valor para o imóvel.

No caso de não ser possível ou viável a instalação do piso de madeira, pode-se recorrer ao laminado, que é significantemente mais barato e possui um aspecto semelhante.

O porcelanato que imita madeira também é uma boa opção. No caso de imóveis novos, a limpeza pós obra porcelanato com o limpa porcelanato (produto próprio para esse tipo de limpeza), pode dar um aspecto ótimo, valorizando o imóvel.

Dê preferência por algo que agrade a maioria

2. Pintura e acabamento

A pintura do imóvel precisa estar perfeita. Não pode haver descascados, manchas de sujeira, nem mofo.

O mofo sinaliza infiltrações, e estas sinalizam gasto e problemas para o dono, portanto qualquer sinal de mofo, ou aspecto de mofo nas paredes pode diminuir o valor do imóvel.

A escolha das cores das paredes deve ser consciente de que as pessoas têm gostos diferentes, escolher cores de gosto muito subjetivas não é a melhor opção. As cores neutras dão um resultado melhor.

3. Isolamento térmico e acústico

Se as paredes da casa, principalmente as de gesso acartonado (drywall), possuem isolamento acústico e térmico, isso valoriza o imóvel. O isolamento térmico em lugares frios é muito importante e simboliza menos gastos com calefação.

4. Climatização

Centrais de ar-condicionado, aquecedores, painéis solares, reservatórios, boilers; tudo isso implica no preço do imóvel.

5. Mobília

Uma cozinha planejada preta traz um aspecto moderno para a casa e a cozinha planejada com armários de madeira maciça, juntamente a um guarda-roupas e outros móveis de alta qualidade, sem dúvida, aumentam o preço do imóvel.

Prefira móveis retos e modernos, que não tenham aspecto de velhos. Eles podem agradar ao público mais facilmente do que os móveis mais clássicos. Camas grandes também têm um bom apelo visual e agradam ao público, em geral.

6. Tecnologia

A tecnologia tem grande função na segurança e comodidade do imóvel. Uma residência automatizada tem um valor bem mais alto do que uma sem os sistemas, que podem trazer o conforto adicional.

Representa, além do conforto, segurança. Portas automáticas, portões motorizados, sensores, sistemas automatizados de luz e climatização, sistema de som e sistema de dados, são características que vêm acompanhando os imóveis mais modernos.

Esses imóveis conseguem se destacar por oferecer um conforto e proteção a mais do que os mais antigos podem oferecer.

7. Banheiros modernos

Box no banheiro, cuba de lavatório, ducha, banheira, e outros itens, desse tipo, influenciam, positivamente, o preço do seu imóvel, pois além de melhorar o apelo visual às visitas, dá a impressão de “casa completa”.

8. Espelhos

O uso de espelhos para ampliar o ambiente é muito comum em imóveis novos. Os espelhos dão impressão de que os ambientes são maiores, reduzindo a sensação de ambiente apertado.

9. Iluminação

A iluminação artificial é importante. Lâmpadas embutidas no forro de gesso podem ser mais caras, mas dão um aspecto muito melhor e mais confortável aos dormitórios, por exemplo.
Se possível, use iluminação diferente nos ambientes da casa. Luminárias e lustres podem ser bem-vindos, desde que não sejam de gosto muito particular.