Ao decidir por um piso, seja para um ambiente em específico ou para todo um projeto, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, entre eles a temperatura, a localização de ambientes externos e internos, o conforto, o material e a coloração de cada piso.
No entanto, existe um fator que fica implícito na hora da compra, mas que, quando esquecido, pode causar arrependimento pouco tempo depois. Este fator consiste em como o piso se relaciona com a sujeira e os procedimentos para sua higienização.
Por motivos de aparência e praticidade, seja durante o planejamento, construção ou reforma de um cômodo ou da casa, a escolha de por um piso que suja pouco e seja de fácil limpeza ou ainda que tende a disfarçar a sujeira chega a ser quase uma tendência de interiores.
Pisos de madeira
A utilização de materiais da natureza dentro da sua casa pode, sim, ser possível sem que se cause danos ao meio ambiente. Com uma coleção de madeiras em porcelanato abrangente, de mais de 30 diferentes espécies da flora brasileira, diversas empresas oferecem assoalho e revestimentos a fim trazer praticidade e elegância aos lares.
O porcelanato que imita madeira tem ganhado cada vez mais espaço no mercado da arquitetura por conta da confiabilidade que os usuários vêm percebido nos produtos.
Ao contrário do que era visto antigamente, hoje em dia, esse modelo de acabamento consegue reproduzir réplicas perfeitas das clássicas tábuas de madeira. O porcelanato que reproduz madeira ainda propícia uma série de vantagens, além de, claro, a preservação ambiental.
Entre as principais vantagens pode-se destacar:
- Elegância;
- Realidade;
- Variedade;
- Sustentabilidade;
- Versatilidade
- Fácil limpeza e manutenção;
- Impermeabilidade.
Disponível em diferentes configurações de cores, texturas e tamanhos, o porcelanato é capaz de levar sofisticação para qualquer ambiente. Além disso, sua tecnologia tende a aumentar ainda mais a gama de possibilidades para o design de interiores, com uma solução que foge das convencionais.
O porcelanato que reproduz madeira é uma ótima alternativa sustentável para a utilização da madeira como revestimento, devida a sua reprodução precisa das características que cada uma das espécies possui.
Quando comparado ao laminado e a madeira, de fato, o porcelanato oferece uma maior resistência a riscos e quebras, conferindo a alta durabilidade, além de não sofrer depreciação na cor, suportar altas temperaturas e não ser inflamável.
O porcelanato que imita madeira pode ainda dialogar perfeitamente com materiais mais frios, como o concreto e o aço, trazendo uma atmosfera aconchegante a esses ambientes industriais, além de funcionar muito bem para dar um ar de ambiente mais rústicos.
Um outro diferencial é que esse material não necessita de um tratamento superficial, tanto para uso em áreas externas quanto internas, como pisos e fachadas, proporcionando também uma maior facilidade para manutenção e limpeza diária, quando comparado a outros modelos.
Para se ter uma ideia, no caso dos piso de madeira, por exemplo, de tempos em tempos é necessário recorrer ao processo de raspagem de tacos para realizar a manutenção e sua limpeza completa.
Como todos os outros tipos de porcelanato, sejam eles sejam acetinados, externos ou polidos, uma das propriedades mais vantajosas do modelo é o fato de não ser poroso, não absorvendo umidade nem permitindo a ocorrência de infiltrações e manchas.
O piso laminado
O piso laminado colocado preço possui um dos melhores custo-benefício quando comparados com outros.
Uma outra característica muito importante é sua durabilidade, em especial o modelo feito para ambientes que possuem um alto tráfego de pessoas.
Por ser extremamente resistente a riscos e possíveis quebras, não é necessário que seja trocado tão cedo, o que também acaba sendo econômico.
Mas atenção: para que esse benefício seja obtido, os cuidados devem ser diários, evitando arrastar móveis e outros objetos pesados sobre o piso.
Sua versatilidade é um outro fator que chama a atenção. Disponível nos mais variados modelos e cores de madeira, o piso laminado combina com qualquer estilo de decoração, podendo ser usado em salas, quartos, cozinhas e corredores. Assim, combinando perfeitamente com uma decoração rústica, clássica ou contemporânea.
Para os cuidados de limpeza diária pode-se utilizar uma vassoura especial com modelo voltado para esse piso em específico ou um aspirador de pó.
Periodicamente, é indicado que se passe um pano levemente umedecido em uma mistura de 1/2 xícara de amoníaco, álcool ou detergente neutro para 4 litros de água.
No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, indica-se o uso de acetona ou removedor de esmalte.