Ter um ponto comercial pode servir como uma excelente fonte de renda. As atuações do comércio podem ser as mais variadas possíveis, como a venda de alimentos, roupas, sapatos e bijuterias.
Muitas pessoas já atuam nesse ramo e outras desejam iniciar e se tornar empreendedoras. Porém, é fundamental verificar qual local a loja será instalada, com o objetivo de trazer uma segurança maior aos vendedores e clientes.
Por isso, nesse artigo vamos trazer algumas dicas sobre procedimentos importantes que podem ser realizados para que você realize uma reforma comercial.
Esses procedimentos podem envolver desde a demolição do prédio e da casa, e até mesmo o próprio procedimento de construção ou uma boa reforma. Confira!
Procedimentos de demolição
Em algumas situações realizar o procedimento de demolição é necessário. Isso, geralmente, ocorre quando o empreendedor compra um terreno que já tem um imóvel, mas esse imóvel está bastante deteriorado.
Por isso, em alguns momentos torna-se fundamental realizar a demolição de galpões ou do imóvel construído para não comprometer a segurança do local.
No entanto, o procedimento de demolição deve ser feito com uma equipe especializada nesse segmento e que conte com profissionais e aparato técnico para isso.
Antes de demolir, um estudo é feito no local para verificar qual é o melhor tipo de demolição e qual será o impacto na vizinhança.
A demolição não pode machucar ou afetar negativamente a vizinhança e por isso, uma equipe técnica enviada ao local para fazer essa análise.
Para demolição é necessário informar e pedir autorização dos órgãos públicos de cada município que são responsáveis por esse segmento.
Se a demolição for autorizada, a empresa responsável pode atuar. Nesse caso, é possível utilizar desde explosivos até outros elementos manuais para que a demolição ocorra de forma segura.
Após o procedimento de demolição, é importante lembrar que é fundamental recolher os Entulhos e direcionados, por meio do uso de um caminhão guindauto, até o melhor local.
Construção do ponto comercial
Após o procedimento de demolição, o trabalho não para por aí. É necessário começar a construir no seu ponto comercial.
Por isso, é importante que o empreendedor já tenha contratado uma empresa de construção civil para realização de um plano de projeto do novo imóvel que será construído.
É importante ressaltar que para esse processo também existem algumas autorizações nos órgãos públicos que precisam ser liberadas.
Com a obra liberada chegou o momento de construir e para isso é importante contar com uma boa equipe para isso. Além de ter uma boa equipe, é fundamental buscar por materiais de construção que tenham qualidade.
Esses materiais podem ser:
- Ferro para estrutura;
- Cimento;
- Argamassa;
- Tintas da melhor qualidade;
- Telhas;
- Blocos de concreto;
- Vidros;
- Tijolos;
- Gesso;
- Areia.
Para obter os melhores materiais é fundamental buscar por um depósito de construção, que tenha qualidade em seu município e que seja de sua confiança.
É fundamental contar com bons materiais para aumentar a vida útil do imóvel e ainda, tornar o ambiente mais bonito e agradável.
Além desses materiais e do contato com uma boa empresa, existem os equipamentos que são utilizados para tornar o processo de construção ainda mais ágil.
Os principais materiais são a betoneira, carrinhos, andaimes, escavadeira, furadeira, dentre outros, que auxiliam na otimização do tempo investido.
A reforma desse ponto
O procedimento de reforma também é fundamental, no caso de quem já tem um imóvel e que não há necessidade de demolir para uma nova construção.
Esse procedimento de reforma também pode ser considerado uma manutenção predial, onde alguns pontos serão reformados, como:
- Fachada e pintura;
- Inserção de novas janelas e portas;
- Troca de telhado (se for necessário);
- Reforma dos pisos (seja a troca ou procedimentos de raspagem);
- Verificação do sistema hidráulico e elétrico.
Além desses pontos, existem outros que podem surgir durante o processo de reforma ou em um período de planejamento.
Além disso, na reforma, novos espaços podem surgir em seu imóvel, como é o caso do mezanino para almoxarifado, que é, basicamente, como instalar um “segundo andar” no local.
Com isso, o empreendedor consegue otimizar os espaços, por meio da criatividade, inovação e segurança.
Para manter o seu prédio e aumentar a vida útil do imóvel, é fundamental sempre estar atento aos procedimentos de manutenção preventiva, para evitar acidentes e gastos inesperados.