Cuidados essenciais na execução de trabalhos em altura

A execução de trabalhos em altura deve ser feita com base em uma série de cuidados básicos. Eles garantem a segurança do trabalhador e de outras pessoas que possam ser afetadas pela atividade, direta ou indiretamente.

Neste guia, vamos falar sobre os principais cuidados na execução de trabalhos em altura. 

Daremos algumas dicas para quem trabalha realizando atividades em andaimes e outras estruturas acima do nível do solo. Acompanhe a leitura para ficar por dentro deste assunto.

O que é o trabalho em altura?

Existe uma norma regulamentadora que define o trabalho em altura e estabelece as regras aplicáveis. O uso desse documento é obrigatório pelas empresas, para garantir a saúde e integridade dos seus funcionários e colaboradores.

De acordo com a NR 35, o trabalho em altura é aquele realizado acima de dois metros do nível inferior, com risco de queda. 

Dessa forma, mesmo os trabalhos realizados a uma altura relativamente baixa, devem-se observar as regras da Norma Regulamentadora.

Essa norma estabelece os padrões mínimos de segurança, como documentos, equipamentos e instruções. Logo, tanto a empresa quanto os trabalhadores, devem conhecer o texto da norma e aplicar no dia a dia.

Mesmo que o trabalhador se utilize de instrumentos, como escadas, andaimes e plataformas, estes são considerados trabalhos em altura. A NR propõe-se a garantir que o colaborador não enfrente riscos desnecessários em seu trabalho.

Cuidados para o trabalho em altura

Existem diversos cuidados essenciais para a realização de trabalhos em altura. Aqui falaremos sobre os principais, previstos na norma regulamentadora. Dessa forma, são cuidados obrigatórios para trabalhadores, que devem ser certificados pelos empregadores.

1. Capacitação e autorização dos trabalhadores

Um dos principais cuidados para o trabalho em alturas é a qualificação e autorização dos trabalhadores. Só podem atuar em altura pessoas que tenham formação e qualificação correspondente.

Além disso, os trabalhos deve ser autorizados, o que se dá através de um atestado de saúde a avaliação. 

Esse documento comprova que o profissional está em perfeitas condições para trabalhar em altura.

Cabe à empresa treinar os seus funcionários, para que eles conheçam as regras e recomendações. O curso de NR 35 oferece aos profissionais o conhecimento necessário para um trabalho seguro.

2. Adoção de meios alternativos

Sabia que uma das dicas para os trabalhos em altura é pensar em meios alternativos de fazer o trabalho? Nem sempre é preciso que o trabalhador se coloque em risco para executar um trabalho.

Sempre que possível, o profissional deve buscar métodos de executar o trabalho que não envolvam estar em altura. 

Essa medida visa reduzir os riscos e evita que o trabalhador esteja em uma posição delicada.

3. Usar equipamentos de proteção individual

Quando o trabalho tiver que ser executado em altura, é recomendado que o trabalhador esteja usando todos os equipamentos de proteção individual apropriados.

Eles foram criados para reduzir as chances de dano físico e acidentes de trabalho.

No ano de 2016, foram realizadas algumas mudanças na NR 35, que passou a determinar algumas regras para os equipamentos de segurança.

Agora, eles devem ser certificados, adequados para o uso pretendido e ajustados ao peso e altura da pessoa. Dessa forma, os equipamentos apresentam maior chance de proteção, estando adaptados para cada trabalhador.

4. Análise de riscos

Entre os cuidados essenciais para a execução de trabalhos em altura está a análise de riscos. Diversos pontos devem ser levados em consideração, para garantir mais previsibilidade e antecipar possíveis pontos críticos.

De acordo com as normas específicas, os principais riscos a serem considerados são o isolamento e a sinalização da área onde o trabalho será realizado, o estabelecimento de pontos de ancoragem, existência de equipamentos de segurança e risco de queda.

Além disso, devem ser considerados os riscos adicionais, como as ameaças mecânicas, os perigos elétricos, os riscos de corte e soldagem, ameaças geradas por gases, vapores, fumaças e líquidos, risco de soterramento e riscos com altas temperaturas.

Conclusão

Os trabalhos realizados em altura exigem muitos cuidados por parte do trabalhador e da empresa encarregada da execução do serviço. 

Observar as normas legais aplicáveis é a forma mais indicada para garantir a segurança dos envolvidos.

Dessa forma, é importante que todos conheçam as instruções normativas, saibam quais são os cuidados e como evitar riscos. O curso de NR 35 é indicado para empresas e profissionais, como medida voltada para o conhecimento e adequação à norma.