Uma suíte é um quarto com banheiro anexo, o que significa mais comodidade e conforto ao usuário.
Geralmente, o termo se refere a um local mais requintado, pois é um termo muito comum em hotéis e que se consagrou como característico de casas mais prestigiadas.
Este artigo te dá as melhores dicas sobre como construir uma boa suíte!
Aqui, você descobre o caminho mais rápido para o sucesso.
Pisos e portas
O piso de madeira é a melhor opção para uma suíte, pois é o que mais proporciona conforto.
A madeira absorve os sons, o que torna o quarto mais silencioso e sua superfície está sempre agradável ao toque. Isso se deve ao fato da condutividade térmica da madeira ser muito baixa, o que significa que ela demora muito tempo tanto para absorver quanto para liberar calor.
Assim, não haverá nenhum desconforto em andar descalço na suíte, dispensando a necessidade de tapetes.
O Taco de madeira preço mais elevado é compensado por sua vida útil muito longa. Existem técnicas de revitalização da madeira muito eficientes, que envolvem a sua raspagem, polimento e aplicação de resina.
Então, mesmo quando muito tempo se passar e ela ficar com a aparência de velha, contendo riscos e um tom mais esbranquiçado, basta fazer uma simples manutenção para ter um piso com aparência de novo.
Outro ponto positivo é que a madeira se encaixa bem em qualquer decoração e é um material prestigiado no mercado de arquitetura e decoração de interiores.
É a opção mais segura para aqueles que não querem errar na estética da suíte.
Como esse cômodo possui um banheiro individual para si, a preocupação com a privacidade acaba diminuindo, busca-se maior integração do quarto com o banheiro. Isso pode ser conseguido através do uso de uma porta sanfonada.
A dica é que também se escolha pela madeira, que pode ou não ser do mesmo tipo utilizado no piso. Isso porque a porta sanfonada pode ter a aparência muito sofisticada, mas isso depende do material escolhido.
A principal vantagem é o espaço economizado com essas portas, que não precisam que se reserve um local no quarto para quando forem abertas.
Além disso, ao pesquisar por porta sanfonada preço se percebe que é um dos modelos de porta mais em conta.
Entretanto, essa não é a única opção para a suíte. Existe quem prefira uma porta camarão, que é uma porta com uma dobradiça no meio da folha de madeira, na vertical.
Ela também economiza espaço e pode ser “dobrada”.
Os materiais do banheiro
Agora pensando na parte interior do banheiro, a decisão mais importante deve ser o material escolhido para o vaso sanitário e a pia de banheiro.
Esses itens são os maiores responsáveis pela estética do cômodo e existem muitas opções disponíveis no mercado:
- Mármore;
- Granito;
- Porcelanato;
- Vidro;
- Silestone (quartzo);
- Corian (acrílico e mineral).
Todos os itens nessa lista permitem uma decoração de alto nível, podendo buscar pela modernidade ou pelo clássico. Ultimamente, uma tendência têm sido optar pelas cores mais chamativas, como é o caso do vermelho, do rosa, do verde.
As vantagens de uma pia de marmore para banheiro ou de outros materiais mais nobres, como o granito e o silestone são muitas.
Primeiro, existe a valorização do imóvel. Segundo, esses materiais são duradouros e resistentes, além de serem fáceis de limpar e assépticos.
A assepsia se deve à ausência de poros na composição dessas pedras, não dando espaço para micro-organismos.
Além disso, é preciso pensar no box do banheiro.
Existem opções transparentes, jateadas e translúcidas, todas podendo ser ótimas opções. Quanto ao formato, têm sido comum optar por um box que vá do chão ao teto, no caso de banheiros que possuem janelas dentro desse espaço.
A porta do box também aparece em vários modelos, podendo ser de correr ou camarão.
Não se recomenda uma porta convencional, com uma folha de vidro, porque ela desvaloriza o espaço disponível, reduzindo-o.
Por fim, a conclusão é que ao construir uma suíte é necessário investir em material de qualidade. Sempre pense em como será o dia a dia do morador e tente levar facilidade, segurança e conforto a ele.
Falando da decoração, a harmonia deve ser prezada, com todos os itens pertencendo ao mesmo estilo (moderno, clássico, rústico, pop art, industrial, romântico etc) e considerando uma paleta de cores para o ambiente.