Para quem vai montar um empreendimento do zero, partindo da etapa de construção do imóvel, é preciso saber que existe uma infinidade de possibilidades no diz respeito aos materiais que serão utilizados na obra.
É preciso se atentar bastante para escolher àquele que melhor atende o objetivo do negócio.
Piso
A pavimentação asfaltica é um recurso para uso no revestimento de vias, podendo ser usado para o reforço da rua em frente à sua loja.
O material usado no projeto depende da circulação local, bem como do solo, podendo ser necessário fazer camadas mais ou menos robustas. Nos casos mais comuns, apenas uma camada se faz suficiente.
O material necessário para pavimentação pode ser fabricado no próprio local de aplicação, mas esse processo é mais recomendado para recuperação e substituição de vias.
Para a primeira construção de uma via é recomendado o uso do Asfalto pronto em saco. Uma das vantagens deste material é que ele não precisa de mão obra especializada nem maquinário para que sua aplicação seja feita.
Teto
Existem diversos tipos de laje com diferentes estruturas, que servem de sustentação para os telhados que serão instalados posteriormente. Alguns dos tipos são:
-
Laje maciça;
-
Laje nervurada;
-
Laje pré-fabricada EPS;
-
Laje pré-fabricada de cerâmica;
-
Laje pré-fabricada de painel treliçado.
A laje do tipo maciça é a mais popular na construção civil no Brasil. Ela é composta por uma malha de vergalhões de aço e concreto jogados sobre uma base normalmente de madeira. Esse modelo apresenta fácil execução, mas em compensação tem um alto custo para sua produção.
A laje nervurada é feita no próprio local da obra. As nervuras que compõem a estrutura são interligadas por uma capa. Ela é mais robusta em espessura que o tipo anterior, mas tem estrutura de ferragem mais leve, o que reduz custos.
Existe uma categoria específica que inclui os modelos de lajes pré-fabricadas, pois estas não são moldadas no local da obra, ou seja, já chegam prontas no canteiro.
A Laje eps é aquela que faz uso do poliestireno (EPS), um tipo de isopor, expandido para compor a estrutura junto com vigotas de aço. A leveza do material garante maior facilidade de instalação. Esse material, no entanto, requer cuidados, pois apresenta certa facilidade de quebra, caso não seja tomado os cuidados necessários.
As lajes pré-fabricadas em cerâmica para colocação em pequenos espaços e vãos. Aqui também são usadas vigotas para suportar as lajotas de cerâmica nos espaços disponíveis. O acabamento é feito com concreto.
O último tipo de laje pré-fabricada é a de painel treliçado. Esse modelo é o que apresenta as vigotas mais largas, de modo que as placas encostam umas nas outras. A finalização também é feita com com concreto.
Esse modelo possui grande resistência, a maior entre os modelos pré-fabricados, e pode atender a vãos de laje maiores, embora sua principal indicação seja para espaços menores. Ela dispensa acabamentos, o que é uma vantagem, mas tem o custo mais elevado, o que pode ser uma desvantagem.
Após a finalização da laje, os modelos que precisam de cobertura podem receber diferentes tipos de finalização, sendo uma delas o uso de telha.
Existem diversos tipos de materiais para fazer um telhado de excelência para o mercado. Um dos modelos de telhado comum para as áreas abertas, como os terraços, é a adoção de uma estrutura de aço que sustenta placas de acrílico, garantindo luminosidade para a área.
Outro modelo que oferece um design bastante diferenciado é a adoção de tijolos. Esse material apresenta baixo custo e confere ao ambiente uma aparência quente e acolhedora.
O Telhado de madeira já é um clássico das construções quando o quesito é teto. A instalação é fácil, o custo não é muito elevado em comparação as outras opções, além de durabilidade garantida.
Quanto aos tipos de madeira que podem ser utilizadas, pode-se citar:
-
Paraju ou maçaranduba: um modelo de peso, muito popular no Brasil e econômica frente às outras opções.
-
Garapeira: muito resistente a cupins e umidade e com excelente acabamento. Vem se destacando no mercado de construção civil nacional, apesar do custo elevado.
-
Sucupira: um dos modelos mais adequados para telhados. Possui fácil aplicação e é resistente a fungos e cupins.
A construção de um empreendimento demanda um grande investimento do empreendedor, por essa razão, os materiais que serão utilizados devem ser escolhidos com cuidado para que haja bom aproveitamento, evitando assim o desperdício de recursos.