Ao idealizar uma área de lazer, independentemente do seu tamanho, agregando um toque mais sofisticado e, ao mesmo tempo, aconchegante e propício para reunir amigos e familiares a decisão mais viável é a construção de uma churrasqueira com fogão à lenha.
Entretanto, existem algumas variedades dentro desse campo que podem ser mais viáveis tanto na construção, no preço e no espaço destinado à obra.
Saber alguns detalhes para construir qualquer projeto é fundamental, por isso é necessário fazer um bom planejamento.
Por exemplo, para construir um fogão a lenha com forno é sábio ter o conhecimento da área que tem, desenhar em uma planta como será o aparelho e quais os materiais necessários para dar continuidade no projeto.
Além da área de lazer, ele pode ser acoplado em uma cozinha tradicional no qual mescla o rústico com o moderno, tornando o ambiente singular e estiloso.
Materiais necessário à construção
Na hora de construir é sempre bom se atentar nos materiais para não ter nenhum problema após o levantamento da obra.
Em linhas abaixo confira quais são as matérias-primas necessárias para alguns projetos mais comuns nesse segmento.
Para ter uma churrasqueira completa (com forno, fogão a lenha e churrasqueira) tradicional, feita de tijolos e que, geralmente, fica perto da piscina, serão necessários alguns itens:
- Em torno de 600 tijolos maciços ou inteiros;
- Em torno de 40 tijolos refratários, pois são resistentes a altas temperaturas;
- Cimento e areia;
- Pedra brita para a bancada;
- Barra de ferro 5×16;
- Coifas internos — aparelho/ peça que absorve a fumaça e ajuda na expandir o calor dos aparelhos;
- Peças internas — grades, portas, chapa para as bocas do fogão e chaminé para a fumaça sair corretamente e tudo isso feito de ferro.
Vale lembrar que no mercado há opções de preço churrasqueira pré moldada e de vários estilos e gostos diferentes.
Justamente por ter modelos diversos, o preço tem variações, o mais indicado, nesse caso, é estudar qual tipo se adequa ao espaço reservado à churrasqueira e que possa atender ao gosto pessoal do consumidor final.
Ainda nessa modalidade, o cliente também pode optar por fazer uma churrasqueira sob medida. Se caso for, consulte um especialista do ramo para colocar o projeto em prática.
Outra opção que pode agradar muito na hora de modificar o ambiente integrando um estilo único ou, até mesmo, montar uma pizzaria é a construção de um forno a lenha de tijolo.
O importante é estar ciente de que é custoso e um projeto que requer muito planejamento e atenção. Lembrando que este tipo de forno demora a aquecer.
Precisa arquitetar bem onde ficará, qual o tamanho, o que será feito nele — pizzas e comidas em geral — e o espaço interno do forno.
Seu formato padrão é semelhante a um iglu e, também, acompanha uma chaminé para liberação da fumaça e do calor. Como é mais trabalhoso de se fazer, o forno a lenha preço varia, então vai da necessidade do cliente.
Para construir este tipo de forno atente-se à mistura da argamassa, o mais recomendado é a mistura de argila e areia, e aos tipos de tijolos:
Tijolos refratários: ideal para a parte interna do forno, pois aguentam altas temperaturas assim como mencionado em linhas acima;
Tijolos feito com argila vermelha: auxiliam no isolamento dos tijolos refratários dando acabamento externo ao forno e, também, são resistentes ao extremo calor;
Tijolos tipo concreto: por sua durabilidade e estabilidade, geralmente, eles ficam como base do forno.
A última dica explanada aqui é o fogão à lenha que também tem modelos diferentes disponíveis no mercado ou que pode ser fabricado com tijolos seguindo os mesmos moldes dos dois itens explicados acima.
Sempre checando os materiais corretos, visando um local mais apropriado e planejando os detalhes para que não ocorra nenhum erro.
Vantagem do cozimento a lenha
Uma das qualidades de optar por cozinhar comidas em algum desses itens é que os alimentos saem mais suculentos e saborosos desde que se use utensílios.
Travessas e panelas adequadas que suportem o calor como, por exemplo, panelas feitas de pedras, ferro e alumínio.
Apesar de exigir do cozinheiro paciência, devido os alimentos requererem mais tempo para ficarem prontos do que a maneira convencional, dependendo do tipo de madeira adquirida, as cinzas se tornam adubo.
É necessário investir em uma boa madeira também, porque esse fator também interfere no sabor da comida.