Muito se fala sobre a construção civil, área que nunca perde a importância diante da sociedade, pois é responsável por diversas edificações.
Sua expansão foi tão significativa ao longo dos anos que muitas outras áreas surgiram a partir dela, como a de planejamento residencial que agrega um projeto de ar condicionado, por exemplo.
No entanto, pouco se sabe como essa área, visto que as pessoas que procuram conhecimento nela são, geralmente, profissionais.
Portanto, hoje falaremos sobre algumas curiosidades da construção civil no geral, para que aumente seu conhecimento a respeito dela.
1- Argamassa, concreto e cimento são diferentes
Geralmente, quando se fala de massas para construção, independente da finalidade, o primeiro nome citado é o cimento.
No entanto, esses três tipos de massa possuem diferenças entre si, e se encaixam melhor a diferentes propostas.
Dito isso, o concreto é o cimento com agregado, que pode ser fino e grosso, geralmente, utilizado para lajes e colunas.
Agora se tratando da argamassa, usada, por exemplo, para fixar um pergolado de alumínio, possui maior quantidade de cimento, com agregado fino adicionado, como areia.
Por fim, o cimento sozinho, nada mais é do que o material de ligação, ou seja, o “produto” que auxilia na liga da massa.
2- Existem vários tipos de vergalhão na construção
Para começo de conversa, os vergalhões são definidos como barras de aço, que podem ser nervuradas ou lisas, além de possuírem diversas espessuras.
Dito isso, existem diferentes padrões externos, como:
- Vergalhões europeus;
- Vergalhões de aço carbono;
- Vergalhões revestidos com epóxi;
- Vergalhão Gerdau.
No entanto, poucos sabem que as opções desse material é extensa, pois eles devem ser específicos para cada caso, como o andaime tubular, por exemplo.
3- Deve existir lacunas nas pontes e trilhos de ferrovias
Muitos se perguntam qual o objetivo dessas lacunas, coisa que os engenheiros e outros profissionais da construção civil sabem responder.
Elas são necessárias devido a juntas de dilatação, que permite que o metal se expanda e se contraia com a temperatura em rodovias e ferrovias, evitando acidentes.
Em resumo, muito se comenta sobre as características dessa área que possui diversas curiosidades além das já expostas aqui.