O profissional formado em arquitetura, pode atuar em diversas áreas, como paisagismo, urbanismo ou arquitetura de ambientes internos.
Mas, você sabe o que faz um arquiteto de interiores? Bem, este profissional é responsável pela estética dos ambientes e também pela gerência de custos do projeto.
Arquitetura de interiores
Levando em consideração a luminosidade, tamanho do ambiente e acústica, o arquiteto de interiores cria um layout, pensando no espaço para circulação e descanso, além da disposição dos móveis.
É o arquiteto ainda, que encontra o mobiliário ideal para compor o espaço ou desenha móveis sob medida para deixar o ambiente harmônico.
O profissional auxilia também o cliente quanto aos objetos de decoração que devem ser utilizados.
O resultado é um ambiente aconchegante, funcional e belo, independente de ser residência ou escritório.
Para os profissionais, a área de design de interiores tem mostrado crescimento significativo.
Deste modo, se desejar, o arquiteto pode atuar apenas na decoração de ambientes. Outro campo é a prestação de consultoria de interiores.
Para fazer a arquitetura de um ambiente, o primeiro aspecto a ser levado em consideração é a finalidade do espaço em questão, dessa forma, é possível deixá-lo não apenas esteticamente bonito, mas especialmente usual.
Até mesmo um decorador famoso, quando projeta um ambiente, não pensa apenas na beleza que o espaço terá, mas principalmente o quanto à disposição irá beneficiar os moradores ou pessoas que circulam naquele local.
Então, quais seriam as principais vantagens em contratar este profissional? São muitas, veja algumas delas:
- Economiza tempo, pois o profissional é capacitado;
- Ele irá fazer todas as medidas e cálculos;
- O arquiteto deixará os ambientes mais funcionais;
- Ele conhece os profissionais capacitados para realizar os trabalhos;
- O profissional irá desenvolver soluções criativas para o seu ambiente.
Obras arquitetônicas
As grandes obras arquitetônicas tendem a transmitir a cultura de cada povo, bem como, ideias. Foi assim, com as antigas obras e é assim na arquitetura moderna.
A arquitetura romana, por exemplo, misturou técnicas de diferentes povos com elementos inovadores. Tão inovadores, que inspiraram muitas sociedades ao longo do tempo.
Assim, os romanos tiveram destaque na criação de prédios públicos, palácios, templos e anfiteatro.
O ponto alto foram as técnicas construtivas utilizadas nas obras, bem como, os detalhes das edificações, que contribuíram para o mundo moderno.
As obras arquitetônicas romanas, foram inspiradas na arquitetura etrusca, povo que viveu na península itálica, e também na grega.
No entanto, eles incorporaram os próprios elementos, como o uso de abóbadas e arcos, aberturas estreitas e paredes largas, funcionalidade, grandiosidade e luxo, entre outras características.
As obras arquitetônicas romanas eram práticas e refletiam a postura sóbria do povo que ali vivia.
Entre essas obras, pode-se destacar os templos, muito luxuosos e iluminados, criados para homenagear os deuses.
Mas, entre tantas obras, o Coliseu, merece destaque. Sendo o maior símbolo do Império Romano, foi um dos maiores anfiteatros da história.
Composto por muitos arcos, colunas jônicas e dóricas, a obra foi feita em pedra e o local era reservado aos combates.
Agora, falando em arquitetura atual, as obras arquitetônicas inspiradas na natureza, são bons exemplos de como é possível o homem criar formas esculturais e resistentes, inspirando-se na natureza.
Muitos exemplos podem ser citados, como o Museu de Arte de Milwaukee, nos Estados Unidos.
O local possui um grande teto solar, que com enormes asas brancas abre e fecha.
O edifício, que foi construído ao lado do Lago Michigan, tem em sua arquitetura a presença da cultura dos barcos a velas.
No Brasil, pode-se citar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Niemeyer, que não gostava de linha reta, que para ele era dura e inflexível, buscou nas curvas, que podiam ser encontradas nas montanhas, curso dos rios, nas nuvens e também nas ondas do mar, a inspiração para compor essa obra.
Bem, ao ler este artigo, você pôde compreender um pouco mais sobre o trabalho de um arquiteto de interiores, entendendo que a estética é apenas um dos pontos a ser almejado.
A busca se dá também pela funcionalidade do ambiente, levando em consideração como as pessoas irão utilizar este espaço.
Foi possível compreender também, o papel das obras arquitetônicas para exprimirem as ideias de um povo, bem como o uso da natureza como forma de inspiração.