A decoração de uma casa é uma das partes mais importantes no planejamento. Isso porque a decoração muitas vezes transcende o caráter de enfeite e chega a uma categoria de item necessário.
Por exemplo, ao comprar uma casa nova, ela virá sem nenhum móvel, com uma pintura neutra e padronizada, isto é, se você não tiver contratado um serviço de decoração junto à compra, ou tenha comprado com móveis inclusos.
Mas no caso de uma casa padrão, é possível que até o chão seja entregue no concreto cru, para que o proprietário possa escolher entre os pisos que mais lhe agradem.
Isso é feito dessa forma por um motivo bem simples de ser compreendido: as casas têm que se adaptar ao morador. E essa é uma questão subjetiva e individual.
Ainda que, como foi dito, uma casa nova venha sem camas e elas sejam adicionadas à decoração, não quer dizer que elas são um enfeite. Portanto, a decoração, além de “enfeitar” sua casa, a torna mais funcional e adaptada a você.
E falando na decoração, uma das partes mais importantes é o piso da casa. O piso tem que ser escolhido, claro, de acordo com o gosto do dono, mas também é necessário pensar, além da estética, na parte funcional.
Cada tipo de piso tem vantagens e desvantagens e é, ou não, indicado para um ambiente, dependendo da utilização daquele espaço. É importante saber bem disso, para não cometer erros na hora de escolher essa parte tão importante da casa.
O que é o piso laminado?
O piso laminado sp é um tipo de piso feito a partir de lâminas de madeira e outros materiais. Cada fabricante possui uma maneira diferente de produzir seu piso laminado, porém basicamente, ele é feito de quatro camadas:
- O balanço, que é a camada que fica por baixo das outras, em contato com o contrapiso, protegendo o piso contra umidade e mantendo ele estável;
- O substrato, que são lâminas de madeira, geralmente processada, (essa é a camada mais grossa, onde ficam os encaixes dos pisos);
- A lâmina decorativa, que é a parte aparente, é a camada estampada geralmente com desenho impresso ou filme de madeira, para determinar o estilo e visual do piso;
- E por fim, o overlay, que é a camada final, que protege contra desgastes e danos. É a camada mais resistente.
Vantagens e desvantagens na instalação do piso laminado
O piso laminado, igual a todos os outros, possui vantagens e desvantagens, que determinam os locais ideais para sua instalação. Sabendo essas vantagens e desvantagens é que se poderá dizer se, para a sua necessidade, ele será útil.
Vantagens
O piso laminado instalado preço é uma opção acessível, já que seu custo é menor do que o dos pisos de madeira. Seu preço pode chegar a R$36,00 por metro quadrado, dependendo da região.
Além de ser mais barato, o acabamento é muito satisfatório e realístico no piso imitando madeira. Outra vantagem é que o piso laminado está na categoria de pisos quentes, ou seja, pisos que barram a troca de calor com o contrapiso da casa.
Isso é importante para lugares frios, pois significa que o contra piso em baixa temperatura, não roubará o calor do ar do ambiente, que terá sua temperatura mantida mais facilmente, economizando, assim, em calefação.
Também traz um conforto a mais, até para lugares não tão frios, pois dará um conforto maior para que o morador possa andar descalço, sem ter contato com um piso gelado.
Mais uma vantagem do piso laminado colocado preço é a facilidade de limpeza; por ser liso e retilíneo, ele é bem mais fácil de ser aspirado ou varrido, e impede que a sujeira seja aderida.
Desvantagens
O piso laminado, apesar de ser bonito e resistente, não tem a mesma resistência de um piso de madeira ou outros tipos de piso frio.
Para sua limpeza é recomendado o uso de aspirador de pó (sem tubo de sucção que possa raspar no chão), ou vassoura de cerdas macias. Isso se deve ao fato de que outros tipos de limpeza podem arranhar ou estragar o piso.
O piso laminado também não é compatível com água em abundância, ou seja, não deve ser encharcado ou lavado.
Dessa maneira, vimos que esse tipo de piso é indicado para ambientes como:
- Sala de estar;
- Sala de televisão;
- Escritório;
- Biblioteca;
- Sala de jantar;
- Dormitórios.
E contra-indicado para ambientes como:
- Banheiro;
- Cozinha;
- Área de serviço;
- Lavabo;
- Qualquer tipo de ambiente externo ou garagem coberta.