Quando um imóvel antigo é adquirido, muitas vezes ele precisa de reparo ou muitas alterações para ficar do jeito que o novo proprietário gostaria.
Nesses momentos, o proprietário tende a questionar-se sobre qual a melhor opção: demolir ou recuperar a estrutura?
O primeiro passo é contratar uma equipe de profissionais especializados para fazer uma avaliação do imóvel.
Durante essa análise, a equipe deverá averiguar todas as obras que já foram feitas no ambiente, tendo assim, uma noção do real estado da casa.
Verificando se vigas, lajes e pilares podem ser modificados, sem comprometer a estrutura.
Outra dica é fazer um orçamento detalhado de quanto custaria uma reforma e qual o valor de uma nova construção.
Dependendo do custo, você poderá ter uma ideia de qual procedimento seria mais atrativo financeiramente. Se nesse caso, o ideal é demolir então veja algumas dicas:
Quando o ideal é demolir?
Se você optou por demolir, a primeira coisa que precisa ser feita é conseguir o alvará de demolição, junto a prefeitura onde sua casa está localizada.
Após obter essa documentação, o ideal é contratar uma empresa de demolição especializada.
Com profissionais qualificados, você terá a garantia de uma demolição segura, assim, as casas ao redor e todas as pessoas envolvidas não terão qualquer risco.
Observe se os equipamentos da empresa contratada possuem tecnologia de ponta.
Isso fará toda a diferença, especialmente se você estiver com pressa para construir outro empreendimento, uma vez que bons equipamentos costumam ser mais ágeis e eficientes, otimizando o tempo.
Talvez você não saiba, mas dependendo da estrutura, existem diversas maneiras de realizar a demolição de casas antigas.
A demolição manual, também conhecida como desconstrução, é uma delas, e como o próprio nome diz ela é realizada manualmente.
Essa modalidade é utilizada quando pretende-se reaproveitar o material retirado da construção, reutilizando-o. No entanto, esse procedimento costuma ter um valor maior.
Quem optar por rapidez, pode contar com a demolição mecânica
Esse serviço de demolição, não precisa de muita mão de obra e sim de bons equipamentos, como martelos pneumáticos, escavadeiras, guindastes e carregadeiras.
O procedimento é indicado tanto para retirada parcial ou total de lajes de concreto, estrutura metálica, pisos e paredes.
Todavia, para que a utilização desse método seja colocada em prática, é necessário que o solo seja consistente, o que nem sempre é possível.
O que deve ser considerado, ao escolher essa modalidade para a demolição de casas:
- Há risco de acidentes, devido ao tamanho dos equipamentos;
- Gera barulho;
- Gera poeira;
- Precisa de empresa com mão de obra especializada.
Outra modalidade é a utilização de explosivos, sendo, geralmente, utilizada em áreas urbanas, na implosão de grandes estruturas.
Ao utilizar esse método é imprescindível identificar toda a área da estrutura e então, decidir o tipo de explosivo e onde colocá-lo.
Independente do método utilizado, é importante que a equipe contratada faça o recolhimento e descarte de todo o entulho gerado.
Mesmo que muitas pessoas não se importem muito com esse processo, saiba que ele deve ser realizado com a maior seriedade, especialmente pelos cuidados ambientais que devem ser observados.
Recuperação estrutural
Agora se você fez orçamentos e prefere manter o imóvel, então a recuperação estrutural é a melhor opção.
Bem, para dar início às obras o primeiro passo é a elaboração de um laudo técnico estrutural, aqui o profissional informará quais as causas do problema.
As soluções disponíveis e os custos da obra, possibilitando que você se prepare financeiramente.
Feito isso, as obras, de fato, podem ser iniciadas, retirando as partes do concreto que estão apresentando degradação. Então é feita a limpeza das armaduras, que foram corroídas ao longo do tempo.
Esse procedimento pode ser feito tanto com métodos mecânicos como por jato de areia. Agora, é então, o momento de o profissional aplicar um material à base de cimento para recobrir a estrutura.
Ao final, com o objetivo de aumentar a durabilidade da reforma, um tratamento superficial é sobreposto no local onde foram realizados os procedimentos de recuperação estrutural.
Já que você leu este artigo até o fim e está muito bem informado, é hora de procurar uma equipe especializada para ajudá-lo a decidir sobre qual a melhor opção, entre demolir ou fazer a recuperação estrutural.