Desde os tempos antigos, os seres humanos têm utilizado os materiais provenientes do solo para construir suas moradias. Muitas vezes, esculpindo e utilizando a própria rocha para construir um abrigo seguro contra ameaças e intempéries da natureza.
De que são feitas nossas casas e edificações hoje?
Todavia, apesar de parecer uma realidade muito distante da nossa, nossas casas e edifícios continuam sendo construídas com, falando de maneira simplória, solo.
Claro que, hoje em dia, as técnicas e processos estão infinitamente mais desenvolvidos, mas, ainda assim, a semelhança é grande.
Os muitos confortos que cercam o ser humano, muitas vezes o fazem esquecer de que as paredes e pisos de suas casas são feitos basicamente de terra e rocha.
O concreto nada mais é que uma rocha moldada pelo ser humano. Esse nome é dado à mistura de agregados graúdos (pedra, brita), agregados miúdos (areia), e aglomerante (água e cimento).
O cimento sofre reações químicas e físicas, e precisa dos agregados para se solidificar bem. E fora o concreto, a alvenaria das edificações geralmente é feita de blocos de barro cozido, que nada mais é que solo argiloso.
A maioria das vigas, alvenarias, telhas e outras coisas básicas, presentes em uma edificação, são de concreto e barro.
O uso do barro e concreto nos objetos que vemos no cotidiano
1. Concreto
A maioria das estruturas das edificações é feita de concreto, isso é comum à maioria das pessoas. Mas, fora as estruturas e fundações, vários outros objetos podem ser feitos de concreto.
2. Alvenaria
A alvenaria das edificações pode ser feita de blocos de concreto ao invés do tijolo de barro. A alvenaria de concreto é muito resistente e pode ser usada como estrutura, também, com as técnicas de alvenaria estrutural.
3. Telhas
As telhas de concreto podem ser dispostas em várias cores diferentes, são bem resistentes e impermeáveis. A resistência e o peso do concreto ajudam a evitar quebras no transporte e instalação, e também a assentar melhor, garantindo o encaixe perfeito.
4. Escadas de concreto
Escadas de concreto são muito usadas em áreas internas e externas. Elas podem ser normais ou em formato caracol, e podem ter apoio em uma viga ou na parede.
De qualquer forma, elas são boas e resistentes e, se bem executadas, não demandam acabamento.
5. Vasos e enfeites
Na arquitetura moderna é comum ver vasos e enfeites de concreto decorando os ambientes. Além de serem fortes, robustos e resistentes ao tempo, dão um toque de modernidade à casa.
6. Fornos e churrasqueiras
Os fornos e churrasqueiras podem ser feitos de concreto refratário que, além de possuir a resistência característica do concreto, ainda é resistente ao calor intenso.
O concreto é muito versátil, por isso tem tantas utilidades e é amplamente usado no mundo todo.
7. Concreto usinado
O concreto pode ser feito de diferentes maneiras, com receitas diferentes, chamadas de traços. O traço do concreto define o quanto de cada componente ele deve receber para que se atinjam as qualidades pretendidas.
O concreto usinado é o concreto dosado na central (CDC), ou seja, é um concreto com as medidas exatamente de acordo com a finalidade. As diferentes dosagens do traço oferecem diferentes características ao concreto.
E para ter certeza das medidas, uma boa alternativa é comprar o concreto pronto e dosado na central, que chega no canteiro de obras em um caminhão-betoneira, para não secar antes da sua utilização.
8. Barro
O barro é muito usado para confecção de:
- Telhas;
- Tijolos;
- Vasos;
- Fornos;
- Artesanatos;
- Utensílios de cozinha.
Muitos dos utensílios domésticos utilizados no século passado eram feitos de barro. Contudo, hoje em dia, ainda é muito presente em nossa realidade.
A maioria das paredes de tijolos é feita de tijolos de barro cozido (com ou sem furos). O tijolo de barro furado conhecido como tijolo baiano preço custa em média R$0,60, a unidade.
O cozimento do barro é feito para retirar a umidade dele e torná-lo mais duro e resistente. Os tijolos maciços dão um acabamento aparente melhor e produzem maior isolamento acústico; porém, os tijolos furados (geralmente com 8 ou 6 furos), produzem melhor isolamento térmico, são mais leves e necessitam de menos massa para a edificação.
Os tijolos com furos são menos resistentes do que os maciços e podem se quebrar mais facilmente.
Outro item muito comum feito de barro é a telha. As telhas de barro são extremamente populares no Brasil e podem ser encontradas na maioria das casas. Além de serem baratas, elas oferecem um bom encaixe e são muito fáceis de instalar.
Outro tipo de tijolo é o tijolo ecológico, que é feito de uma mistura de cimento e terra, ou seja, um tijolo de solo-cimento. A diferença dele é que não precisa ser feito, necessariamente, de argila e usa menos cimento na composição.