Com a chegada do verão, a procura por piscinas cresce de maneira exorbitante e animadora.
Por outro lado, em regiões como o Sudeste, aumentam as pancadas de chuva e, com elas, vêm as preocupações com a higienização desses produtos.
Isso porque além do uso recorrente, que pode acumular resíduos (gordura corporal, protetor solar, cabelos, etc.), a própria água da chuva pode trazer alguns transtornos.
Caso você não tenha aquela cobertura retratil para piscina, o ideal é contar com um profissional que cuide disso, pois é importante saber se a coloração da água está satisfatória e se atentar às alterações de PH.
Sem algum tipo de cobertura impermeabilizante, existem os riscos com a água suja, principalmente com os mosquitos causadores da dengue, chicungunha e zika.
Há ainda o risco de acúmulo de algas danosas à saúde, pois causam a proliferação de bactérias, trazidas pela própria chuva.
Projetando sua piscina
Vamos entender melhor sobre a implantação de uma piscina antes de falarmos sobre como protegê-la das ações provocadas pela chuva.
- Implantação: pense na localização ideal dentro do terreno. Prefira colocar próxima da casa e área de lazer;
- Orientação solar: note se o sol aparece nesse espaço desde o período da manhã, pois o sol pode aquecer a água;
- Casa das máquinas: estrutura indispensável para quem for climatizar a piscina e instalar alguns tipos de toldos e coberturas, por exemplo;
- Recuo: cuidado com paredes muito próximas, principalmente em terrenos pequenos. Deixe sempre um recuo para não comprometer outras construções e manter o espaço harmonioso;
- Formato e profundidade: procure um profissional que possa fazer este estudo para não comprometer a estrutura da casa. Prefira infraestruturas com níveis que variam entre áreas mais rasas e fundas;
- Aquecimento e climatização: lugares com climas úmidos e chuvosos precisam dessa estrutura. Lembre-se, quanto maior a piscina, maior será a casa das máquinas para aquecê-la;
- Cobertura: procure um tipo de toldo retratil para aproveitar bem os dias de sol. Falaremos mais sobre os tipos mais para frente;
- Área infantil e para pessoas com necessidades especiais: opte por projetos que possam contemplar a todos, principalmente se você tem crianças ou alguém com alguma dificuldade de mobilidade na família;
- Iluminação e decoração: invista nesses itens para que possa aproveitar a piscina em qualquer horário. Conforto e aconchego também devem compor o ambiente externo próximo a ela.
Opções de proteção para piscina
Podemos destacar também sobre a importância no trabalho de limpeza das piscinas, pois as chuvas trazem microrganismos e partículas de poluição suspensas no ar.
Além disso, há 4 providências que podem recuperar a qualidade da água. A primeira é a drenagem, que visa manter o nível da água sempre abaixo das bordas 1 palmo.
Depois, acidez PH ideal entre 7 e 7,4, seguida de supercloração (nível de cloro de 4 ou 5 partes por milhão) e a filtragem (ocorrerá naturalmente após acionado) que deve ser ligada após 1 hora.
Mesmo depois de tantas dicas, você ainda pensa como poderia usar a sua piscina em dias quentes e chuvosos ou ainda, em dias de inverno, que acabam te afastando de aproveitar melhor nossa área de lazer.
Veremos os tipos de coberturas ideias para a sua casa a seguir:
1. Cobertura retrátil
Feita em estrutura metálica, tubular em alumínio, placas de policarbonato compacto, alveolar ou telha, mantêm a piscina aquecida e pode ter cobertura parcial ou total, aproveitando também a luz natural do ambiente.
Mesmo com o fechamento total, podem ser mais interessantes para quem conta com o orçamento mais apertado.
2. Cobertura telescópica
Podem ser fixas ou retráteis, com cobertura compacta ou em telha e com chapas de vidro laminado ou intercaladas em placas de plástico. Também se trata de uma opção mais econômica no mercado, podem ser bem seguras e duradouras.
3. Cobertura de vidro
Geralmente ficam bonitas e são acompanhadas de estrutura de madeira, com vedação em silicone estrutural preço acessível, variando de acordo com o modelo e necessidade.
As coberturas retrateis são ideias, mas modelos com acionamento automático, por exemplo, porém podem sair bem mais caras.
Visual e esteticamente é o modelo mais interessante, pois possibilita a visão do entorno com mais clareza, dando a impressão de que o espaço está aberto.
Há também opções de coberturas apenas para as piscinas, como lonas e decks, ideais para quem prefere “hibernar” a piscina nessas épocas, sem perder o estilo e aconchego proporcionado pelas áreas de lazer em nossas casas.