Como fazer uma obra sustentável

Cuidar do meio ambiente tem sido uma prerrogativa para a sociedade. Tanto que, em vários setores, o uso de elementos sustentáveis e não poluentes cresceu consideravelmente, contribuindo para o crescimento de ações em prol da natureza.

Nesse sentido, a energia solar aparece como uma solução viável entre as energias renovaveis, especialmente no Brasil, região em que a incidência de raios solares é grande em praticamente todo o território.

Por esse motivo, aumenta o número de pessoas que procuram a instalação de painel solar residencial, não somente por ser uma opção sustentável e que agride menos o meio ambiente, mas também pelas inúmeras vantagens que o sistema fotovoltaico oferece.

As vantagens da energia solar: Da instalação de painéis ao uso residencial

A energia hidrelétrica é a principal fonte energética do Brasil, seguida do petróleo, carvão mineral e biocombustível.

No entanto, com o gradativo aumento de taxações, principalmente na hidrelétrica, muitas pessoas têm procurado alternativas viáveis, como é o caso da energia solar.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no ano de 2016 existiam 45 usinas de geração de energia solar, e em 2017, mais 36 usinas foram instaladas.

Essas informações mostram que é notável o crescimento por energias renováveis, como forma de contribuir com o crescimento sustentável e ampliar as fontes de consumo energético.

Muitas residências já adotaram painéis solares e sistemas de aquecimento. Apesar da necessidade de investimento inicial para a instalação e manutenção do sistema de captação solar, o retorno é significativo, com redução das contas de concessionárias de eletricidade.

Além disso, a eficiência de aquecimento do sistema solar é notável, por esse motivo, muitas pessoas preferem a energia solar para chuveiro, piscina, entre outros.

A energia solar pode ser instalada em praticamente todo o território nacional, incluindo áreas isoladas, em que é difícil a distribuição de eletricidade pelas usinas hidrelétricas, ou em comunidades afastadas de rios, lagos e outros geradores de energia.

Ou seja, é uma maneira eficiente de garantir o consumo de energia elétrica para todos. Vale ressaltar as outras vantagens da energia solar, entre as quais pode-se destacar:

  • Reduz a produção e liberação de gás carbônico;
  • Necessidade mínima de manutenção do sistema;
  • Facilidade de instalação dos painéis fotovoltaicos;
  • Grande durabilidade e resistência do painel solar.

Para quem tem dúvidas, a energia solar pode ser usada em todos os aparelhos ligados à eletricidade – incluindo ar condicionado .

Assim, ao adquirir o equipamento na loja de venda de ar condicionado tire dúvidas com o vendedor sobre as especificações do aparelho, verificando a possibilidade de utilização da energia solar.

Afinal, caso haja algum problema quanto à isso, o consumidor precisa ser informado, para evitar quaisquer ocorrências.

Mas, afinal, como funciona a energia solar?

Apesar de parecer complexo, o sistema de captação de energia solar é bem simples. Isso também é uma vantagem, uma vez que não precisa de equipamentos extremamente complicados para realizar a transformação de energia solar para a energia elétrica.

O sistema de energia solar funciona da seguinte maneira: Os painéis solares são instalados no imóvel ou edificação, em um local com grande incidência de raios solares.

A instalação correta dos módulos fotovoltaicos (painéis solares) é de extrema importância, uma vez que quanto maior a radiação direta, maior é a produção de energia. Isso porque o funcionamento das células fotovoltaicas é ativado com a entrada de luz (fótons).

Assim, os painéis solares captam a luz do sol e geram energia, tendo como resultado a liberação da corrente elétrica contínua.

Essa corrente é captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico e, posteriormente, é transportada para um inversor solar.

Esse componente é o principal responsável pela conversão da energia, quer dizer que, ele transforma a energia de corrente contínua para corrente alternada, que será utilizada para aquecimento, ligar aparelhos domésticos, etc.

Como funciona a produção de energia solar à noite e nos dias nublados?

Durante a noite, não há geração de energia fotovoltaica. No entanto, existem sistemas que são conectados à rede de energia elétrica concessionária (conhecido como On-Grid), que possibilidade o consumo de energia elétrica normalmente durante à noite.

Além disso, caso seja necessário, é possível investir em baterias de armazenamento de energia, que estocam energia solar para os períodos noturnos, bem como em dias nublados ou com pouca incidência de raios solares.