Como adaptar o seu projeto à acessibilidade?

A acessibilidade é um tema muito importante a ser discutido nos dias de hoje, já que se faz cada vez mais necessária a inclusão de deficientes físicos na sociedade, inclusive, garantindo-lhes direitos básicos, como o direito de ir e vir.

Ademais, existe uma lei que protege os direitos desses cidadãos, visando a promoção de espaços mais acessíveis para os portadores de deficiência.

Entenda as necessidades do público

Geralmente, durante a elaboração de um projeto, os profissionais responsáveis acabam não pensando nas limitações que elas podem acabar, mesmo que sem querer, colocando na vida de pessoas que, por exemplo, dependem de uma cadeira de rodas para se locomover.

É preciso que o profissional compreenda as dificuldades de locomoção de determinadas pessoas e adapte o projeto, de forma que todos possam ter facilidade no acesso àquele local.

Por essas razões, é necessário que, durante a elaboração de um projeto, pense-se na facilidade de circulação de todas as pessoas no ambiente projetado, até mesmo das pessoas portadoras de alguma deficiência física e com mobilidade reduzida, de maneira geral.

Para que isso ocorra, medidas de inclusão devem ser tomadas durante a elaboração do projeto.

Como melhorar a acessibilidade?

Uma rampa de acessibilidade é uma medida possível para incluir os deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida nos espaços.

Para projetar essas rampas, que permitem o acesso de todos a um determinado ambiente, é preciso ter uma inclinação ideal, seguindo as normas vigentes para que todas as pessoas com mobilidade reduzida, independentemente das suas condições, consigam acessar o local.

Para projetar uma rampa que possibilite o acesso de todas as pessoas, principalmente das com mobilidade reduzida, o projeto deve seguir as normas em vigor.

Os elevadores também são essenciais em um projeto. Hoje em dia, as edificações estão adotando, cada vez mais, o uso desses equipamentos, de forma que são poucos os edifícios que não possuem um elevador.

E a razão para isso é que o uso de um elevador realmente traz muita facilidade para o transporte de pessoas, e também auxilia muito no transporte de cargas.

Uma espécie de elevador que tem estado presente, até mesmo, em residências e ficando conhecida como elevador acessibilidade, é uma plataforma de fácil instalação, que traz muitos benefícios como os que estão listados a seguir:

  • O projeto é de baixo impacto;
  • Não precisa de poço;
  • A tecnologia é bastante avançada;
  • O consumo de energia é baixo;
  • As normas impostas por lei são rigorosamente seguidas;
  • Oferece praticidade;
  • O custo-benefício oferecido é compensador.

Esse tipo de elevador também é conhecido como plataforma elevatória.

Essas plataformas cumprem um papel muito importante no que diz respeito à inclusão de deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, facilitando muito o transporte dessas pessoas e evitando transtornos maiores no transporte de pessoas que usam cadeiras de rodas, quando estas precisam se transferir de um andar a outro e precisam de ajuda para utilizar escadas, por exemplo, limitando muito a autonomia dessas pessoas, popularmente conhecidas como cadeirantes.

O elevador para acessibilidade preço varia muito, mas geralmente, seu valor é a partir de 12 mil reais.

Como foi listado anteriormente, o que deve ser levado em conta não é seu preço, mas sim o custo-benefício que a utilização dessa plataforma oferece.

E, para complementar um projeto, após tomar todas as medidas de inclusão necessárias, uma boa solução pode ser utilizar a parede Drywall, que consiste em uma parede composta de estruturas de aço e chapas de gesso.

Esse tipo de parede é bastante versátil, possibilitando a criação de inúmeras formas e estilos, o que pode beneficiar a decoração dos mais variados projetos.

Além dessas paredes serem completamente versáteis, a instalação desse tipo de parede, geralmente, é fácil, rápida e tem custo acessível.

O sistema também oferece conforto acústico e térmico, proporcionando bastante proteção ao ambiente em que for fixada.

As paredes de drywall também são paredes de limpeza fácil, um detergente neutro e uma esponja já dão conta de efetuar esse trabalho, ou então os produtos comuns voltados à limpeza de paredes.

É possível concluir que, ao seguir essas dicas, com certeza seu projeto terá muito sucesso, já que possibilitará que todas as pessoas consigam acessá-lo, sem restrições, além de ter um tipo diferenciado de parede que traz muitas vantagens a quem faz essa escolha.