O encanamento de PVC é um meio de tubulação feito a partir de cloreto de polivinila, sendo este um modelo muito mais resistente que os demais.
Cerca de metade da produção de PVC acaba sendo destinada à produção e distribuidora de tubos e conexões pvc são voltadas para aplicações em encanamentos.
O encanamento de PVC é extremamente comum ao redor do mundo por possuir novas estruturas e substituir os sistemas de canalização já existentes.
Sua principal alternativa é o encanamento produzido em cobre, apesar do ferro fundido e outros materiais plásticos serem também usados em aplicações voltadas à canalização, assim como o cloreto de polivinilo clorado, conhecido também como CPVC ser um material bem similar ao próprio PVC.
Em relação ao seu uso, possui-se inúmeras vantagens, sendo um material de baixo custo, o que pode acabar sendo uma opção atraente às pessoas que pagam para reparos ou estejam tentando cortar alguns custos em reforma ou, até mesmo, na construção.
Também acaba sendo um material de fácil instalação, o qual pessoas com experiências limitadas conseguem realizá-la e fazer algumas reparações necessárias nos tubos e conexões preços.
Encanadores que atuam em tarefas que acabam sendo mais complexas são capazes de trabalhar de maneira muito mais rápida com esse material quando comparado a outros tipos de materiais de tubulação.
O cloreto de polivinila também acaba tendo como vantagem a não reação com os materiais envolvidos em construções, como no caso de betão e alguns outros, diferente de materiais como o cobre.
Ao contrário do cobre, fábrica de tubos de PVC e seu produto não representa nenhum risco de incêndio durante o processo de instalação, já que a junção de tubos é realizada com uma rede de ligações que podem ser parafusadas e coladas umas às outras.
Por outro lado, o cobre precisa ser soldado durante a sua instalação, o que pode acabar gerando vapores tóxicos e, potencialmente, até causar um incêndio no local.
Esse tipo de material costuma, geralmente, ser soldado com o uso de materiais tóxicos, que podem acabar poluindo a água, causando a corrosão do próprio tubo através dos elementos, o que pode, muitas vezes, provocar certos vazamentos.
Sua expansão e contração ao longo do tempo, juntamente com alterações na temperatura, como forma de resposta, podem ser outro fator a contribuir para a formação de certos escapes de substâncias.
Entretanto, a canalização de PVC possui algumas desvantagens. O material tende a ser demasiadamente elevada, o que acaba a tornando mais impopular para certas configurações, sendo um pouco mais sensível ao frio e calor.
O problema pode ser solucionado se o encanamento de PVC ficar localizado em ambientes isolados, no caso de locais que possuem temperaturas mais baixas.
Para temperaturas elevadas, há quem prefira optar pelo uso de CPVC, que possui uma tolerância maior à temperatura. Outro ponto que deve ser destacado é que o cloreto de polivinila também possui uma faixa relativamente estreita em questão de tamanhos, o que pode acabar se tornando um problema em locais que necessitam de complexos trabalhos de encanamento.
Benefícios ao optar pelo tubo de PVC
- eficiência e economia;
- durabilidade – tendo vida útil de cerca de 50 anos;
- facilidade de instalação;
- resistência a diversos produtos químicos;
- leveza do material.
Ao avaliar as diversas opções de encanamento, pode ser uma boa ideia optar em consultar um encanador que tenha maior conhecimento sobre o assunto.
O tubos e conexões pvc fabricantes podem fornecer informações mais adequadas e específicas sobre os materiais, e ainda podem fazer recomendações para específicas estruturas, clientes e configurações, especialmente quando há a necessidade de realizar substituições nos tubos, já que eles, uma vez que o produto é de fácil manuseio, podem auxiliar no processo.
Tubo de PVC marrom e branco: qual é a diferença?
Ambos os modelos são usados para a mesma finalidade, a diferença é que o PVC marrom pode ser soldado e o branco deve ser rosqueado.
O PCV soldável possui preço mais em conta e mais facilidade na hora de sua instalação, com uso mais indicado internamente nas paredes, e podendo suportar a pressão da água de maneira eficiente.
Já o PVC rosqueável tende a ser melhor utilizado em conexões hidráulicas externas com exposição a intempéries, já que seus tubos são mais rígidos, mas, caso sejam mal vedados, os vazamentos surgem em curtos períodos de tempo, sendo necessário refazer a instalação.