A segurança deve ser uma das prioridades no momento de escolher os materiais e móveis de uma casa, principalmente se existem crianças, animais e idosos morando na residência.
Permitir que a circulação de pessoas e animais de estimação seja feita de forma cômoda e segura pode prevenir quedas, deslizes e diversos tipos de acidentes.
Agora, saiba como é importante a instalação do corrimão e o guarda corpo e porque eles vão além de elementos da decoração e design da casa.
A diferença entre o corrimão e o guarda corpo
Muitas pessoas acreditam que o guarda corpo e o corrimão são a mesma coisa e atendem as mesmas necessidades, porém, isso está incorreto.
O corrimão é utilizado como suporte para as pessoas, durante o caminho nas escadas.
O modelo mais encontrado é a barra de aço inox, mas é possível encontrá-los em outros formatos e materiais.
Além disso, o corrimão pode ser instalado na parede ou junto ao guarda-corpo, em uma escada ou rampa em toda sua dimensão.
Em espaços com grande movimentação de pessoas, como empresas, pode ser utilizado para divisão de fluxo, mantendo o local mais seguro e organizado.
Já o guarda corpo, como o nome sugere, é uma proteção que possui altura média e pode ser instalado, além de escadas, em sacadas, varandas ou ligações de um prédio para outro, por exemplo.
Esta proteção evita a queda de animais de estimação e crianças, por isso, o guarda-corpo é instalado em espaços em altura e, assim como o corrimão, pode ser produzido em diversos modelos e com materiais variados.
Desta forma, é possível que, tanto o corrimão quanto o guarda corpo, sejam instalados de forma individual ou juntos, de acordo com o fluxo de pessoas no local e as necessidades delas.
Para serem produzidos, é possível contar com uma serralheria ou especialistas em vidro, por exemplo, desde que o material utilizado para a fabricação do corrimão ou o guarda-corpo ofereça durabilidade, segurança e resistência.
A instalação do corrimão
Devido o suporte que oferece, é recomendado que o corrimão possua uma forma arredondada ou tubular, para oferecer conforto à pessoa, além de facilitar a estabilidade caso o usuário escorregue, por exemplo.
O Corrimão de aluminio com vidro é um dos modelos mais buscados atualmente para ambientes comerciais e residenciais.
Este modelo, além de oferecer segurança, pode se adequar as mais diversas decorações.
Além disso, o vidro permite que a iluminação natural no ambiente seja bem distribuída, oferecendo economia de gastos, reduzindo o consumo de energia elétrica, por exemplo.
Outra vantagem da instalação do corrimão com o vidro, é que ele permite visibilidade, caso não possua nenhuma aplicação, e isso dá a sensação de um espaço maior no cômodo.
O Corrimão de aluminio é o modelo mais indicado para residência, isso devido ao material utilizado para sua fabricação, além de ser encontrado em diversos itens da casa.
O alumínio é resistente à água, por isso, esta vantagem proporciona economia de despesas com manutenções, por exemplo.
Além disso, a limpeza é realizada de forma simples e descomplicada.
Outros materiais podem ser utilizados para a fabricação do corrimão, como a madeira, que pode ser utilizada principalmente para combinar com a escada.
Este modelo contribui com uma decoração rústica e elegante.
Porém, para a instalação de um corrimão de madeira na casa, são necessários mais cuidados para a conservação do produto, como a aplicação de produtos para a prevenção de cupins e a limpeza correta, sem água.
Os cuidados com o corrimão de madeira são maiores, se comparado ao corrimão de alumínio, porém, ele contribui com a elaboração de um espaço mais aconchegante.
Por isso, antes de realizar a compra, avalie as características do ambiente e qual material é mais indicado, pois assim é possível oferecer mais segurança para a circulação das pessoas e vantagens para o ambiente.
Como escolher o guarda corpo certo?
Ao contrário do corrimão, o guarda-corpo é maior para proteger e evitar a queda de objetos, animais e pessoas. Os materiais mais utilizados para sua confecção são:
- A madeira;
- O vidro;
- O ferro;
- E o alumínio.
Além disso, muitas empresas realizam a produção do corrimão junto ao guarda-corpo, caso sejam confeccionados com o mesmo material.
Por exemplo, o Guarda corpo de ferro.
Devido ao seu tamanho, o guarda-corpo pode ser trabalhado com detalhes, caso seja feito de vidro ou ferro.
Porém, é importante que o guarda-corpo nunca seja instalado sozinho.
Desta forma, é possível utilizar o corrimão e o guarda-corpo para a segurança das pessoas e animais do local, além de investir na aparência e design da residência, na área externa ou interna.