O rol de equipamentos usados na construção civil é longo. Há desde os mais tradicionais, como as máquinas de solda, até alguns totalmente inovadores, como as estruturas pré-moldadas de concreto.
Ainda assim, vale ressaltar que nenhum deles é usado à toa: todo e cada um deles traz bons resultados à construção. Por conta disso, não deixam de ser usados pelos gestores da área. Confira, a seguir, os motivos por trás do uso de alguns itens corriqueiros no universo da construção civil:
-
Empilhadeira
Seja uma empilhadeira paleteira eletrica ou uma tradicional, movida a diesel, não importa: estes equipamentos são fundamentais para a logística de uma série de estabelecimentos.
De porte cada vez menor, estes veículos auxiliam no armazenamento e transporte de mercadorias de maneira eficiente e segura.
No caso da construção civil, estas máquinas ajudam em uma tarefa primordial em todo e qualquer tipo de projeto: a organização do canteiro de obras.
Especialistas apontam que, quanto materiais e equipamentos estão em seu devido lugar, os profissionais responsáveis pelos trabalhos podem ocupar mais tempo de sua jornada de trabalho em atividades realmente produtivas, como a construção de paredes e a aplicação de acabamentos. Com isso, há menos chances de atrasos, e, consequentemente, de prejuízos financeiros.
A boa notícia é que os gestores de obras que optam por usar estas máquinas para aprimorar a organização do espaço de trabalho não têm que adquirir um equipamento próprio, necessariamente: é possível optar pela locação de empilhadeira.
Além do custo mais baixo, caso o item apresente algum defeito, a empresa proprietária se responsabiliza tanto pro solucioná-lo quanto por providenciar um substituto durante o período de reparo.
-
Pallets de madeira
As empilhadeiras, porém, não são os únicos itens usados para aprimorar a logística e a organização em projetos de construção civil.
Nos últimos anos, tem se intensificado o uso de paletes de madeira (ou, mais recentemente, de plástico) para o transporte e armazenamento dos mais diversos itens.
Estes itens são espécies de bandejas, sobre as quais pode-se empilhar uma série de materiais usados de maneira corriqueira em canteiros de obras, como chapas metálicas, tijolos e sacos de cimento.
Com a ajuda de uma empilhadeira paleteira, eles podem ser erguidos e transportados de um local ao outro com segurança e eficiência.
O problema é que, tanto no caso dos pallets plásticos quanto os de madeira, eles têm vãos. Assim, quando é preciso fazer o transporte de recipientes que contêm líquidos, ele pode escapar. Nestas situações, a melhor opção é usar o pallet de contenção.
Como o seu próprio nome diz, ele impede que o líquido vaze – o que, no caso de abrasivos, é uma importante medida de segurança, tanto para o equipamento usado no transporte quanto para os trabalhadores responsáveis por ele.
Vale ressaltar que, apesar de serem extremamente úteis para melhorar a logística da obra, os pallets de madeira são itens baratos e fáceis de encontrar em estabelecimentos especializados, além de poderem ser reutilizados. Assim, não comprometem o orçamento do projeto.
-
Filtro para poço artesiano
A sustentabilidade é uma preocupação crescente nos mais diversos setores econômicos. A construção civil não é exceção: cada vez mais, os gestores de obras se preocupam em reduzir a geração de resíduos e otimizar o uso de recursos naturais.
Neste último caso, a construção de poços artesianos pode ser uma boa opção. Além de proporcionar água de boa qualidade aos usuários do imóvel uma vez que o projeto seja concluído, ele também reduz a dependência da rede de distribuição tradicional e a necessidade do uso de químicos para tratar a água.
Isso, entretanto, não significa que o líquido extraído dos poços possa ser consumido sem cuidado algum. Afinal, a água contaminada pode transmitir doenças graves, tais como:
-
Contaminação por parasitas;
-
Difteria;
-
Cólera;
-
Hepatite A;
-
Febre tifóide.
Por conta disso, usa-se um filtro para poço artesiano. Como o próprio nome diz, ele barra elementos inadequados para o consumo da água que será extraída do poço, permitindo que ela seja consumida com segurança.
Vale ressaltar que nem todos os filtros são iguais: há modelos diferentes, adequados para os mais diversos tipos de água.
A água com grandes quantidades de ferro, por exemplo, requer um filtro com zeólita especial, que pode remover o excesso da substância. Além disso, é preciso fazer o controle de bactérias usando elementos específicos, tais como o cloro.