De nada adianta ter uma empresa que vende produtos ou presta serviços de excelente qualidade se a sede do negócio não atrai clientes.
Já é um consenso entre os profissionais da área que é importante investir em detalhes, como um odorizador de ambiente, que deixem o estabelecimento mais confortável e convidativo para clientes.
Apesar de seu interior ser importante, a fachada é um elemento fundamental em qualquer ponto comercial.
Além de permitir que o estabelecimento seja devidamente identificado, ele pode despertar a curiosidade de quem ainda não o conhece.
Logo, pode ser uma ferramenta para conquistar novos clientes.
A boa notícia é que melhorar a sua fachada, de modo que ela se torne um elemento estratégico para o negócio, não é difícil. Confira algumas dicas para isso a seguir:
Invista em materiais de qualidade
Os mercado consumidor como um todo está cada vez mais exigente. Deste modo, é preciso considerar que o público não terá dificuldades em distinguir uma fachada amadora de uma feita de modo profissional.
Consequentemente, é cada vez mais importante investir em matérias-primas de qualidade para ela, como a fachada de alumínio.
Leve, e ao mesmo tempo resistente, este metal pode proporcionar um design que ficará com cara de novo por muito mais tempo do que outros materiais.
Entretanto, estas não são suas únicas vantagens. Ele também é:
-
Maleável, logo, fácil de modelar;
-
Reciclável, assim, colabora com a sustentabilidade da empresa;
-
Econômico, pois é fácil e rápido de montar;
-
É isolante térmico e acústico.
Para usufruir de todos estes benefícios, basta procurar uma empresa que trabalhe com fachadas de acm.
Este método de montagem usa finas placas de alumínio para montar a decoração da parte da frente do negócio, permitindo que ele se aproveite de todas as suas características e vantagens.
Incorpore sua identidade visual à fachada
Todo e qualquer negócio deve ter uma identidade visual, elaborada por um especialista.
Trata-se de um conjunto de elementos não verbais que caracterizam a empresa, permitindo sua identificação pelo público.
Normalmente, ela é usada nos materiais de divulgação (inclusive em redes sociais), sacolas, etiquetas e muito mais.
Vale ressaltar que a concepção deste design como algo simples é equivocada.
O profissional que elabora a identidade leva em conta elementos como os valores do negócio, seu público e até mesmo a psicologia das cores para efetivamente capturar a sua essência em uma imagem.
Tendo essas características em vista, a presença da identidade visual na fachada é de fundamental importância.
Ela deve reunir as cores e desenhos que são tidos como inerentes ao negócio, de modo a facilitar sua identificação pelos clientes.
Vale ressaltar que tal identidade também deve estar presente no interior do estabelecimento, e nem sempre sob a forma gráfica.
Por exemplo: grandes marcas internacionais investem até mesmo na aromatização de ambientes e na seleção de músicas que realmente reflitam sua proposta, de modo a reforçá-la na mente dos clientes. O ideal é que seu negócio faça o mesmo.
Mantenha-a sempre limpa
Contudo, não basta contar com uma fachada bonita, resistente e que realmente permita a identificação da sua marca: ela deve ser mantida em bom estado.
Assim, além da realização de manutenções periódicas, para que ela mantenha seu aspecto de nova, ela deve ser mantida sempre limpa.
Felizmente, a escolha dos materiais corretos torna a higienização muito mais simples.
Por exemplo: a porta de aço, por ser uma superfície lisa e tolerante à água, é muito mais fácil de limpar do que materiais mais sensíveis, como a madeira. Portanto, é fundamental escolher materiais práticos já na concepção da fachada.
Invista em segurança
Infelizmente, a segurança pública no Brasil passa por uma crise grave. Se, há alguns anos, a violência era tida como algo exclusivo de capitais e grandes centros urbanos, hoje ela está disseminada por todo o país.
Consequentemente, proprietários tanto de residências quanto de negócios se veem obrigados a investir cada vez mais em medidas de segurança.
No caso de estabelecimentos comerciais, há o agravante de que eles, muitas vezes, contêm objetos de alto valor agregado, que tendem a atrair ladrões.
Entre os recursos mais usados, estão circuitos internos monitorados, alarmes, detectores de presença e cercas especiais, como as elétricas e as concertinas.
Contudo, no caso de estabelecimentos comerciais, também é possível projetar a fachada de modo que ela seja mais segura, desencorajando criminosos de tentar invadir o local.
Um dos elementos que podem ser usados para tal é a porta transvision, cujo mecanismo de abertura e fechamento (ela se enrola e se desenrola) dificulta os arrombamentos.