Quando o assunto é casa própria, cada detalhe é importantíssimo, afinal o empreendimento é o sonho de qualquer pessoa.
Neste contexto, o tipo de telhado deve ser pensado e analisado minuciosamente, assim como os procedimentos que proporcionam durabilidade para a construção, como é o caso da lavagem de telhado, por exemplo.
Assim sendo, o elemento é responsável por garantir a proteção do ambiente.
A escolha do telhado vai depender do objetivo principal da obra e do orçamento disponibilizado pelo proprietário. Sendo assim, o melhor custo-benefício deve ser levado em consideração.
Neste momento, materiais de construção, procedimentos e palavras técnicas começam a surgir e, na maioria dos casos, apenas pessoas especializadas conseguem compreender.
Por conta disso, produzimos um conteúdo especial sobre os tipos de telhados e suas curiosidades. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.
Controle de temperatura
Muitas pessoas reclamam da temperatura do ambiente, mas pouca gente sabe que este fator tem influência direta da manta para telhado.
Normalmente, isso acontece quando são usados materiais mais baratos durante a construção, propiciando para a entrada excessiva de calor.
Para que isso seja evitado, a manta térmica é instalada entre as telhas e a madeira, evitando que o calor ultrapasse para o ambiente familiar. Dessa forma, é muito mais prático e econômico montar um telhado com qualidade térmica.
Além do mais, muitos proprietários pesquisam por manta para telhado preço, justamente pelo custo-benefício que o material proporciona durante a construção do imóvel.
Esta manta é composta por pelo menos duas camadas metalizadas de alumínio, material responsável por isolar o calor efetivamente, impedindo que o calor passe através dele.
Sofisticação e funcionalidade
Na hora de escolher o tipo de telhado ideal, ambientes de lazer também devem ser inseridos no planejamento.
Tendo isso como base, o telhado de policarbonato abre e fecha é uma alternativa sofisticada e muito funcional para áreas de lazer, quintais e garagens.
Isso porque o policarbonato é um dos materiais mais resistentes e versáteis que podem ser encontrados no mercado. Dentre as suas principais vantagens estão:
-
Alta resistência;
-
Facilidade de instalação;
-
Leveza e qualidade;
-
Fácil manuseio;
-
Facilidade a entrada de luz natural.
Ainda cabe dizer que a resistência da telha de policarbonato chega a ser quase 250 vezes mais forte que o vidro temperado, o que a torna uma ótima opção para compor o telhado.
O esquema abre e fecha possibilita a entrada de luz solar em momentos ensolarados e ajuda a manter a claridade durante dias nublados e chuvosos.
Portanto, devido à versatilidade e aplicabilidade, a cobertura de policarbonato acaba sendo muito indicada para qualquer construção.
Telhado com água furtada
Este nome técnico é dado por conta das calhas que são instaladas para facilitar o escoamento de água da chuva. Geralmente, ele é aplicado a telhados de casas em formato de L, muito comuns na arquitetura moderna.
Em linhas gerais, o material usado para a composição desse elemento são as chapas de zinco.
Telhado com espigão
O telhado com espigão, embora seja pouco falado por aí, está presente na maioria das residências, especialmente por ser uma opção barata e durável.
Outra nomenclatura técnica para este tipo de elemento é telhado de quatro águas, pois conta com quatro partes para o escoamento do líquido.
Este telhado possui quatro partes, onde as águas se encontram e, por isso são denominadas como espigão. Os espigões podem ser cobertos por telhas específicas, o que garante mais proteção para o telhado.
Telhado com empena
Este tipo de telhado tem como principal característica a empena, que tem formato retangular e define a inclinação do telhado da residência que o possui instalado.
Sendo assim, a empena pode ser revestida com planos de vidro, que destacam a madeira sobressalente da estrutura do elemento.
Deste modo, a entrada de luz natural é possibilitada, garantindo funcionalidade para a aplicação.
Telhado de madeira: tesoura
Os telhados de madeira contam com um componente chamado de tesoura, principalmente por ter aparência triangular.
Esta estrutura com formato de triângulo (treliça) também é formada por outros elementos que complementam a função estrutural do telhado.
Sendo assim, o elemento é responsável por sustentar todo o telhado, garantindo segurança para quem está na parte interior do ambiente.
Tesoura de madeira aparente
Em ambientes mais rústicos, a tesoura de madeira fica na parte externa e não dentro do forro, onde é comumente usada.
Dessa forma, o local fica com um aspecto mais rústico e florestal. Além do mais, a madeira transmite uma sensação de aconchego e sofisticação.
Portanto, estes foram os tipos e curiosidades sobre telhados, um dos principais componentes de qualquer casa.