Qualquer que seja a falha em um projeto ou na execução de calhas e telhados pode implicar em grandes transtornos para o local. Vazamentos, transbordamentos ou penetração de água são problemas comuns da má vedação.
Além disso, danificações, como envelhecimento de telhas e desgastes, costumam ser muito mais recorrentes quando a edificação não possui impermeabilização correta.
No entanto, muitas obras sofrem os impactos causados pela deficiência de vedação, principalmente devido à ausência de um profissional de qualidade frente à construção. Abaixo, veja os principais problemas causados pela má vedação.
Vazamento constante
Não é novidade que a má vedação pode causar infiltração, o famoso vazamento de água. Geralmente, o problema acontece pelo dimensionamento equivocado da calha que, quando é pequena, não suporta o grande volume hídrico ocasionado pelas fortes chuvas.
Quando não ocorre a impermeabilização de calhas, é muito comum que a casa em questão comece a apresentar rupturas, na maioria das vezes, causadas pela umidade na cobertura.
Portanto, o processo de impermeabilização ajuda a manter o telhado seco e livre de umidade.
Além disso, situações como a construção de um prédio novo ao lado do edifício, em conjunto com fortes ventos e chuvas pode ocasionar no escorrimento da água, implicando ainda mais na umidade do telhado.
Desgastes irregulares
Muitas pessoas procuram sobre como vedar rufos e calhas, pois o problema é realmente recorrente, principalmente em áreas urbanas. As infiltrações, por sua vez, surgem a partir da deficiência de vedação, assim como foi mencionado há pouco.
Vale lembrar que qualquer local está sujeito às penetrações de água, por menor que seja o espaço. Neste caso, o recomendado é aplicar uma arruela vedação no ambiente onde acontece a infiltração.
A arruela de vedação é usada exclusivamente em fixadores de telhas e nas hastes de estruturas metálicas, uma vez que impede o surgimento de infiltrações ocasionadas pela umidade.
Confira as principais vantagens da instalação desse tipo de equipamento que previne a infiltração:
- Previne o acúmulo de sujeira;
- Boa proteção contra agentes internos e externos;
- Baixo custo;
- Evita vazamentos;
- Diminui a ocorrência de infiltração;
- Alta durabilidade.
As telhas não sofrem muitos desgastes, pois não conta com tráfegos diários. No entanto, o que acontece com o elemento é chamado de envelhecimento. Ou seja, quanto mais úmida, maior será o envelhecimento.
Sendo assim, a troca das mesmas precisará ser feita rapidamente, pois a vida útil do material é diminuída, a partir dos vazamentos.
Grandes infiltrações
A falta de vedação pode ocasionar a infiltração da água da chuva por meio das frestas entre as telhas e calhas. Assim como foi mencionado no último tópico, a infiltração pode implicar em diversos problemas, inclusive o de estrutura.
Muitas pessoas pesquisam sobre o que é vedação, pois não entendem que qualquer espaço, por menor que seja, está sujeito às penetrações hídricas.
Além disso, cabe salientar que a chuva, por sua vez, pode ser forte, fraca ou uma torrente. Dessa forma, se o telhado não estiver bem impermeabilizado, obviamente, acarretará goteiras e vazamentos.
Outro equipamento muito utilizado para evitar infiltrações é a gaxeta de vedação. O nome é um pouco exótico, mas a funcionalidade é excelente.
A gaxeta tem um formato característico que se adequa para cada inserção em locais, como as chapas de policarbonato, calhas, rufos e coberturas diversas. Na prática, as gaxetas são comercializadas em pacotes com quantidades pré-definidas.
Telhado e impermeabilização
De acordo com especialistas, a impermeabilização de telhados com manta asfaltica, embora seja muito vantajosa, não proporciona os mesmos benefícios que a vedação.
A solução até consegue acabar com as penetrações hídricas, mas implica na eliminação de arejamento do telhado. Dessa forma, o telhado é incapaz de respirar.
Em linhas gerais, as telhas ficam encaixadas com pequenos espaços, deixados justamente para a circulação de ar, que é importante para evitar o envelhecimento do telhado.
Nessa circulação, o ar carrega para fora o calor que se forma no ambiente mais próximo da cobertura, deixando o local fresco e livre de umidade.
Condutores e calhas entupidas
Quanto mais água, maior é a probabilidade de acúmulo de objetos e resíduos de sujeira no telhado. Além disso, se a edificação estiver cercada por prédio que evitam a passagem do sol, os materiais acabam apodrecendo a estrutura do local.
Além disso, o entupimento das calhas ocasiona principalmente na famosa e indesejada infiltração. Ou seja, manter as calhas e condutores limpos é uma prática que evita o acúmulo de sujeira, bem como é capaz de impedir a infiltração.
A higienização da cobertura é ação fundamental para evitar o entupimento de rufos, calhas e os condutores. Além disso, protege e mantém a vida útil de toda a edificação.