Em algum momento de sua vida, você deve ter encontrado dificuldades para armazenar seus objetos e móveis ou mesmo para organizá-los. Certamente, esse não é um desafio que só você encontrou.
Em razão do planejamento de imóveis cada vez mais padronizado e do preço cada vez mais alto, demandado para a compra ou o aluguel de espaços, é muito comum que novos imóveis tenham espaço reduzido.
Ou que as pessoas optem por locais menores. E nada garante que aquelas edificações mais antigas, que fogem à nova padronização, possam atender às suas demandas quanto ao espaço.
Enquanto alguns, solucionam esse transtorno com reformas, com empilhamento de caixas ou com a doação de objetos e mobiliário, outros utilizam depósitos para armazenagem.
O que é um guarda móveis?
Um deles, bastante utilizado, se trata do guarda móveis. Mas o que é isso? O guarda móveis consiste em um estabelecimento (geralmente galpão).
Cuja função é a de armazenar mobiliário temporariamente e o cliente paga uma quantia para que isso seja feito. Em geral, somente móveis são depositados nesse galpão, mas não se trata de uma regra tão rígida.
Sendo que algumas empresas de guarda móveis, já têm autorizado o armazenamento desde objetos pequenos, até de um misturador de concreto.
O espaço mais comumente utilizado, para armazenamento de outros materiais e no qual o pagante pode entrar e sair livremente, para ter acesso a seus bens, recebe o nome de self storage.
Já o guarda móveis tem acesso restrito, de forma que o cliente só pode entrar em contato com seu estoque, no período previsto pelo contrato assinado com a empresa.
É comum que, em período de reformas, as pessoas contratam empresas de mudanças para a retirada provisória de móveis, que ficarão armazenados até que a reforma da edificação seja concluída.
Por que optar pelo guarda móveis?
Caso você esteja se mudando de casa e vá se desfazer de uma peça, mas ela ainda não tem destino certo, o guarda móveis é também uma boa opção.
Podem ser encontrados guarda moveis em SP em diferentes regiões e com uma boa competitividade de preços. Para definir qual empresa irá contratar, você deve levar em consideração alguns fatores, como:
- A localização do estabelecimento: procure aquele mais próximo de você e que ofereça menos periculosidade no momento de carga e descarga;
- O valor cobrado pelo período de armazenagem, que não deve incluir o seguro do mobiliário nem taxas adicionais;
- A proteção fornecida ao estoque (condições da cobertura e do espaço físico);
- A limpeza do ambiente;
- O fornecimento de proteção ao estoque (vigilância eletrônica ou com recursos humanos, facilidade de acesso ao interior do galpão, etc.);
- O cuidado com o manuseio do mobiliário e a proteção do mobiliário.
Alguns desses fatores, têm bastante relação com a estrutura física do espaço. O equilíbrio térmico do local, pode ser propiciado por meio do uso de uma manta termica para telhado externo.
Essa manta para telhado também amplia a resistência da cobertura a impactos externos e à exposição a intempéries climáticas, de forma que os móveis ficam protegidos do vento, da umidade e da luz solar.
É obrigatório que seja feito o seguro dos móveis que você optar por armazenar. Contudo, ele deve ser feito gratuitamente.
Ao fazer o orçamento com as empresas, não se deixe enganar: somente o período de armazenagem pode ser cobrado.
Ainda, coloque na ponta do lápis o gasto com a contratação de transportadoras em SP, que apresentam um custo um pouco mais elevado, se comparadas às transportadoras em cidades de menor porte.
Mesmo que você consiga realizar o transporte por si mesmo, a contratação de uma transportadora é vantajosa pelo fato de contar com profissionais habituados ao carregamento, transporte e armazenamento de móveis.
Caso você opte pela locação de um box privativo, é essencial que você saiba de antemão a qual a dimensão mínima que ele deverá apresentar.
Afinal, seria um grande transtorno fechar um contrato, sem que seu estoque caiba no espaço alocado. Apresente sua necessidade e questione se a empresa poderá atende-la antes de iniciar a negociação.
Antes de fechar seu contrato, certifique-se de que todos os fatores anteriormente mencionados atendem a suas expectativas. Cheque a regulamentação da empresa.
E confira os comentários dos clientes anteriores, acerca de suas experiências com a contratada. Essas são algumas das medidas, que podem garantir tranquilidade e evitar muitos transtornos.